Armazéns financeiros

Armazéns financeiros são usados em vários cenários de estoque gerenciado do fornecedor (VMI) internos, em que:

  • a propriedade das mercadorias muda, resultando em transações de estoque entre departamentos ou unidades de negócio que pertencem à mesma organização, mas têm a própria responsabilidade de L&P
  • as mercadorias não são pagas ao recebimento, mas posteriormente na cadeia de fornecimento.

Um armazém financeiro é usado para especificar o proprietário interno do estoque. Como regra, o estoque de um armazém é de propriedade da companhia financeira à qual o armazém pertence. Porém, se o estoque for de propriedade de outra companhia financeira, um armazém financeiro será usado para mostrar que o estoque está armazenado em um armazém que pertence a uma companhia financeira A, mas é de propriedade de uma companhia financeira B.

Para esse fim, o armazém financeiro é vinculado à companhia financeira da unidade ou departamento de negócios que possui as mercadorias e ao armazém que de fato guarda as mercadorias. Em um armazém financeiro, nenhuma transação física ocorre, ele simplesmente reflete os níveis de estoque do armazém físico (da outra companhia financeira) em que as mercadorias são de fato armazenadas e geridas. Para obter mais informações sobre como um armazém financeiro é vinculado à companhia financeira que possui o estoque e ao armazém que guarda o estoque, consulte Configuração.

Por exemplo, uma organização tem o departamento principal M e a unidade de negócios B. Cada um possui a própria responsabilidade de L&P. O estoque é armazenado no armazém de B, mas é de propriedade de M até B consumir o estoque.

B tem o armazém físico, que é "real", Wh_B. M tem o armazém financeiro M_WhF. As mercadorias são de fato armazenadas em Wh_B, e M_WhF reflete os níveis de estoque de Wh_B. Em Wh_B, o estoque é mostrado como de propriedade de M com propriedade consignada. A alteração da propriedade é baseada em consumo. Em M_WhF, as mercadorias são mostradas como estoque próprio.

Quando as mercadorias são recebidas em Wh_B, o nível de estoque aumenta tanto em Wh_B quanto em M_WhF. Se as mercadorias receberem baixa de Wh_B, B se tornará o proprietário das mercadorias e, como consequência, o nível de estoque de Wh_B e M_WhF diminuirá. Uma vez que B se torna o proprietário, ele deve pagar pelas mercadorias.

Se uma unidade dentro de uma organização possuir mercadorias armazenadas em vários armazéns, cada um pertencendo a outra unidade de negócios ou departamento com a própria responsabilidade L&P, você poderá vincular o armazém financeiro ao armazém de cada uma dessas unidades. Para mais informações, consulte o Vincular o armazém financeiro a vários armazéns físicos.

Uma vez que o objetivo principal de um armazém financeiro é registrar o estoque próprio de fato armazenado no armazém físico de outro departamento, a funcionalidade e as configurações que lidam com movimentações de entrada, movimentações de saída, locais e unidades de gestão não são necessárias. Para obter informações sobre propriedades do armazém financeiro, consulte Propriedades do armazém financeiro.

Configuração

O registro de propriedade interno é modelado da seguinte maneira:

Cada departamento, como um departamento de compra ou uma unidade de negócios, é definido como um departamento no LN. Cada departamento do LN é vinculado a uma unidade empresarial. Armazéns, financeiros ou outros são entidades separadas que também estão vinculadas a uma unidade empresarial. Parceiros de negócios internos, também vinculados a uma unidade empresarial, representam os armazéns vinculados à unidade empresarial.

Unidades empresariais estão vinculadas a companhias financeiras. Transações financeiras realizadas para uma unidade empresarial são registradas na companhia financeira da unidade empresarial. Para registrar transações financeiras nas contas do departamento correto, é preciso vincular os departamentos, parceiros de negócios internos e armazéns envolvidos na unidade empresarial vinculada à companhia financeira adequada.

Por exemplo, o PNI_M do parceiro de negócios interno é vinculado à unidade empresarial UE_M, representando, assim, o departamento principal M (veja o exemplo anterior). O armazém financeiro M_WhF está vinculado a UE_M e ao armazém físico Wh_B (veja a seguir). EU_M. está vinculado à companhia financeira A.

O parceiro de negócios interno PNI_B está vinculado à unidade empresarial UE_B, representando a unidade de negócios B. O armazém Wh_B está vinculado à companhia financeira B, que também está vinculada à unidade empresarial UE_B.

Dessa maneira, os pagamentos resultantes dos consumos de estoque por B são pagos na companhia financeira A e subtraídos da companhia financeira B.

Propriedades do armazém financeiro
  • para um armazém financeiro, a funcionalidade e as configurações que tratam de movimentações de entrada, movimentações de saída, locais e unidade de gestão não estão disponíveis, nem são transações manuais como recebimentos, expedição, inspeções ou entrada de ordem
  • não é possível inserir um armazém financeiro em uma ordem. Se, por exemplo, um armazém pai for especificado em uma ordem de venda, o armazém financeiro é recuperado por meio do parceiro de negócios proprietário
  • o estoque de um armazém financeiro não é considerado para planejamento e não é mostrado nas visões gerais de estoque não financeiro, uma vez que também é mostrado como o estoque não próprio do armazém físico vinculado ao armazém financeiro
  • para cada armazém financeiro, visões gerais de todos os armazéns físicos vinculados e do estoque por item, propriedade e armazém físico estão disponíveis.

Na sessão Armazéns (whwmd2500m000), os campos a seguir são somente para leitura para armazéns financeiros. Desses campos, as caixas de seleção estão desmarcadas e as opções da lista têm o valor Não aplicável: