Estoque gerenciado do fornecedor

O estoque gerenciado pelo fornecedor é um método de gestão de estoque de acordo com o qual o fornecedor normalmente gera o estoque do cliente ou subcontratante. Às vezes, o fornecedor gerencia o planejamento de fornecimento também. Como alternativa, o cliente gerencia o estoque, mas o fornecedor é responsável pelo planejamento de fornecimento. A gestão de estoque ou o planejamento de estoque também pode ser subcontratado de um provedor de serviço de logística (PSL) Para mais informações, consulte o Provedores de serviço de logística (PSL) - Registro do item de embalagem.

O fornecedor ou o cliente possui o estoque entregue ao fornecedor. Com frequência, a propriedade do estoque muda do fornecedor para o cliente quando o cliente consome o estoque, mas outros momentos de transferência de propriedade ocorrem, que são dispostos por contrato.

O estoque gerenciado pelo fornecedor reduz os custos internos associados ao planejamento e aquisição de materiais e permite ao fornecedor melhor gerir o estoque através de alta visibilidade da cadeia de fornecimento.

Cenários de VMI

Embora perfeitamente ajustável a todos os tipos de setores, a solução de VMI do LN foca na cadeia de fornecimento do setor de eletrônicos. Na prática, é possível distinguir vários cenários, todos etiquetados como VMI, em que a função do fornecedor vai além de simplesmente vender e entregar mercadorias ao cliente. Para mais informações, consulte o Visão geral dos cenários de negócio VMI Provedores de serviço de logística (PSL) - Registro do item de embalagem.

Partes envolvidas

Na maioria dos cenários de VMI, é possível distinguir as seguintes partes:

  • Fornecedor
  • Fabricante do contrato
  • Cliente

O fornecedor abastece os componentes ao fabricante do contrato. O fabricante do contrato usa os componentes para produzir itens ao cliente. Portanto, o fabricante do contrato desempenha duas funções: o cliente do fornecedor (do componente) e o fornecedor do cliente (do item). No LN, o fluxo entre o fornecedor do componente e o fabricante do contrato e entre o fabricante do contrato e o cliente do item final é definido como relação de fornecedor - cliente. O fabricante do contrato é definido como cliente do fornecedor de componente e fornecedor do cliente do item final.

Alguns cenários envolvem ainda outra parte, o provedor de serviços de logística, ou PSL. O PSL realiza várias atividades relacionadas à gestão de armazém.

Funções

Todos esses cenários giram em torno das seguintes questões:

  • quem realiza a gestão de armazém?
  • quem realiza o planejamento de fornecimento?
  • quem é o proprietário financeiro das mercadorias?

No LN, você deve definir as responsabilidades da sua organização, dos fornecedores e de outros parceiros de negócios. Os contratos definidos pelo item, parceiro de negócios e armazém incluem dados relevantes a essas responsabilidades. Para configurar a funcionalidade do VMI, consulte:

Em um cenário VMI completo, por exemplo, o fornecedor é responsável pelo planejamento de fornecimento e a gestão de armazém. O planejamento de fornecimento é baseado nas ordens de venda pendentes do cliente e na demanda prevista. Para obter mais informações sobre a funcionalidade do LN que dá suporte a planejamento de fornecimento pelo fornecedor, consulte o Guia do usuário para planejamento de fornecimento pelo fornecedor (U9482A PB).

O fornecedor é o proprietário das mercadorias até que o cliente as consuma. No momento do consumo, o cliente se torna o proprietário e o pagamento deve ser feito. Geralmente, o cliente usa um processo de autofaturamento para fazer pagamentos agregados a intervalos fixos, como uma vez por mês.

O fornecedor usa ordens de venda ou programações de vendas para vender suas mercadorias ao cliente, o que corresponde às ordens de compra ou programações de compra do cliente.

Exemplo

O fornecedor conhece as necessidades do seu cliente e planeja fornecer 1000 itens X uma vez por semana. O fornecedor entrega o item X no armazém A, que está localizado na instalação do cliente, mas é gerenciado pelo fornecedor. O cliente realiza um call-off para a baixa do item X do armazém A a intervalos regulares; o fornecedor então envia as mercadorias e as traz à instalação de produção do cliente. Esse é o momento em que o cliente se torna o proprietário das mercadorias e o pagamento deve ser feito.

Armazém VMI

No exemplo anterior, o armazém A é o Armazém VMI. Nos cenários de VMI que têm suporte no LN, o armazém VMI é definido no sistema ERP do cliente e no sistema ERP do fornecedor.

Para a parte responsável pela gestão de armazém, o armazém VMI é definido como um armazém normal que tem suporte para funcionalidade de armazém completa. Para a parte que não é responsável pela gestão de armazém, o armazém VMI é definido como um armazém administrativo.

Nota

O armazém administrativo não é um dos tipos de armazém que você pode definir no LN. Para definir um armazém como um armazém administrativo, na sessão Armazéns (whwmd2500m000), desmarque a caixa de seleção Gestão de estoque.

Portanto, no exemplo anterior, o armazém A é modelado como um armazém regular no sistema ERP do fornecedor. No sistema ERP do cliente, o armazém A é modelado como um armazém administrativo.

Uma vez que o armazém VMI e o armazém administrativo residem em sistemas separados gerenciados por partes diferentes, eles não são sincronizados.

Para mais informações, consulte o Configurações do armazém VMI.

Propriedade do estoque

Em cadeias de fornecimento não VMI, um cliente se torna o proprietário das mercadorias que comprou quando as recebe no armazém. Em vários VMI, o fornecedor continua sendo o proprietário das mercadorias após a entrega no armazém VMI até que o cliente as utilize.

O momento em que a propriedade das mercadorias muda do fornecedor para o cliente é estabelecido no contrato traçado entre o fornecedor e o cliente. No módulo Termos e condições do pacote Comum, é possível definir regras de alteração da propriedade. Para mais informações, consulte o Propriedade do estoque na Gestão de armazém e Visão geral dos termos e condições.