WMS e procedimentos de saída do armazenamento

O status inicial de uma linha de saída de ordem de armazenamento é Planejado e, se a ordem tiver como objetivo o WMS, o status do WMS correspondente será Esperado. Isso significa que a ordem ainda não está ativada para começar a processar. Quando o status se tornar Aberto, a ordem estará pronta para ser processada. Se a ordem for feita para o WMS, o status do WMS muda para Enviado. Por sua vez, essa alteração de status “publicará” a ordem no WMS.

Como alternativa, os usuários poderão ativar ordens de armazenamento usando a sessão Ativar ordens de armazenamento (whinh2203m000). Assim, as linhas de ordem que pertencem a um cabeçalho de ordem de armazenamento podem ser enviadas de uma só vez para o WMS. Em outras palavras, as informações para o WMS são enviadas pela ordem.

O processo de saída opera da seguinte maneira:

  • o LN envia a ordem de armazenamento de saída, opcionalmente com a alocação, ao WMS
  • o WMS recebe a ordem de armazenamento de saída do LN e cria uma ordem de expedição dentro do WMS que permitirá a atividade de separação/expedição
  • o WMS envia uma mensagem ao LN confirmando que o processo de alocação iniciou
  • o WMS processa solicitações de separação e expedição com relação à ordem de expedição e retorna os resultados para LN. Inspeções de saída também são processadas e os resultados são retornados para o LN.

Com base nas configurações de parâmetro Gerar acons. de saída no Infor LN, dois fluxos de processamento são possíveis:

  • o LN cria e ativa linhas de ordem de saída e envia dados de ordem, armazém, item e quantidade solicitada para o WMS
  • o LN cria e ativa linhas de ordem de saída, gera e libera aconselhamento de saída e envia dados de ordem, armazém, item e quantidade alocada para o WMS.

As etapas de processamento são as seguintes:

  1. Gerar ou manter ordens de saída do armazém ( LN)
  2. Gerar aconselhamento de saída (WMS ou LN)
  3. Liberar aconselhamento de saída (WMS ou LN)
  4. Gerar lista de separação (WMS)
  5. Manter lista de separação (WMS)
  6. Separar mercadorias (WMS)
  7. Manter aprovações (WMS)
  8. Confirmar expedição (WMS)
  9. Imprimir notas de despacho (WMS ou LN)
  10. Imprimir listas de embalagem (WMS ou LN)
  11. Imprimir conhecimento de embarque (WMS ou LN)
  12. Imprimir lista de carga (WMS ou LN)
  13. Imprimir notas de entrega (WMS ou LN)
  14. Enviar mensagem de saída do ASN via EDI ( LN)
  15. Manter e confirmar ordens de reposição ( LN, mas acionado por expedições curtas no WMS)
  16. Faturar e processar ordens de origem ( LN)
Criar ordem de saída

O LN cria e ativa uma linha de ordem de saída

Se um armazém controlado pelo WMS estiver envolvido, a linha de ordem será ativada e se a caixa de seleção Gerar acons. de saída no Infor LN estiver desmarcada na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000), o status do WMS se tornará Enviado, caso contrário, Esperado. Quando o status do WMS mudar para Enviado, a ordem será publicada. Se a publicação falhar, a transação será desfeita.

Uma linha de ordem de saída com o status Enviado será bloqueada para mais processamento aguardando novas mensagens do WMS. A ordem de saída ainda poderá ser modificada, caso em que a ordem será publicada novamente.

Depois de receber a mensagem adequada do WMS, o status do WMS se tornará Em processo. Desse ponto em diante, a linha da ordem de saída não pode mais ser modificada.

Ao recebimento da mensagem de Entrega do WMS, o status do WMS muda para Fechado.

Se a linha de ordem de estiver bloqueada, os usuários não poderão realizar nenhuma etapa de processamento.

Se uma linha da ordem de saída for criada para um item não físico (custo, serviço ou subcontratação) e a caixa de seleção Itens não físicos estiver desmarcada na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000), uma linha de expedição será criada automaticamente.

Determinar o status da linha da ordem de saída

Com base nos dados da expedição final recebidos do WMS, a linha da ordem de saída será completamente processada e o status da linha de ordem de saída será definido para Expedido, mesmo que a tolerância mínima não seja cumprida.

Criar cargas e expedições planejadas

Esse processo é bloqueado se, na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000), a caixa de seleção Gestão de frete estiver desmarcada.

Nota

Independentemente das configurações de parâmetro, os usuários ainda podem criar ordens de frete e planejamento se o aconselhamento de saída for criado no LN.

Gerar aconselhamento de saída

Se o armazém controlado pelo WMS estiver envolvido e a caixa de seleção Gerar acons. de saída no Infor LN estiver selecionada na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000), o LN será responsável pela alocação de estoque. A alocação de estoque pode ser realizada de modo automático ou manual. No caso de um aconselhamento de saída manual, não é permitido estoque negativo

Nota
  • O WMS ignora quaisquer números de série e/ou códigos de lote inseridos no LN. Em vez disso, se aplicável, esses dados serão inseridos no WMS.
  • O WMS pode se desviar da alocação proposta. O aconselhamento de saída então será substituído pelos dados enviados do WMS.
  • Se o WMS realizar a alocação de estoque, essa etapa no procedimento de saída será bloqueada.
  • Criação de ordens de cross-dock no caso de escassez de saída é permitida somente se a caixa de seleção Cross-dock estiver marcada na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000).
Liberar aconselhamento de saída

Se o armazém controlado pelo WMS estiver envolvido e a caixa de seleção Gerar acons. de saída no Infor LN estiver selecionada na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000), o LN será responsável pela liberação do aconselhamento de saída.

No LN, a liberação do Armazenamento do aconselhamento de saída inicia também o processo de separação se nenhuma lista de separação for necessária. Isso será bloqueado no armazém controlado pelo WMS se a alocação for realizada no LN.

No caso de itens com Ausência do lote no estoque ou Ausência de números de série no estoque, a distribuição de lote/número de série será inserida com base nos dados enviados pelo WMS.

Gerar lista de separação

Não se aplica em armazéns controlados pelo WMS.

Confirmar lista de separação

Não se aplica em armazéns controlados pelo WMS.

Inspeção de saída

O LN determinará se a inspeção de saída é necessária para a linha em particular.

Os resultados da inspeção de saída serão recebidos do WMS.

Confirmar expedição

Quando aplicável, essa etapa sempre é realizada automaticamente no armazém controlado pelo WMS.

As seguintes verificações padrão do LN são ignoradas em um armazém controlado pelo WMS:

  • verificação de crédito
  • verificação de tolerância

    O WMS envia somente uma transação de Entrega por linha de ordem e essa expedição sempre é final.

Compor carga

Os usuários podem compor cargas já confirmadas para armazéns controlados pelo WMS.

Imprimir documentos de expedição

Nenhuma alteração devido aos armazéns controlados pelo WMS.