Procedimentos de inspeção de recebimento e entrada - em detalhes

Os procedimentos de recebimento e inspeção incluem as atividades que você deve realizar no LN para receber e, se necessário, inspecionar as mercadorias que deseja armazenar no armazém. Este tópico descreve todas as etapas, também chamadas de atividades, dos procedimentos de entrada e inspeção e mostra como realizá-las.

Algumas das atividades são obrigatórias e outras se aplicam somente a armazéns controlados por local. Não é necessário incluir atividades não obrigatórias nos procedimentos de armazenamento. Além disso, é possível especificar se uma atividade deve ser realizada manual ou automaticamente. Para obter informações sobre como definir procedimentos de armazenamento, consulte Para definir procedimentos de armazenamento e Execução automática ou manual das atividades.

Os procedimentos de recebimento e inspeção incluem as seguintes atividades obrigatórias:

  • Recebimento de armazém (whinh3512m000)
  • Gerar aconselhamento de entrada (whinh3201m000)
  • Armazenar aconselhamento de entrada (whinh3203m000)
Nota

Observe que, das atividades obrigatórias, Gerar aconselhamento de entrada (whinh3201m000) e Armazenar aconselhamento de entrada (whinh3203m000) estão disponíveis somente para armazéns controlados por local. Isso também se aplica às atividades opcionais Gerar lista de armazenamento (whinh3415m000) e Lista de armazenamento (whinh3525m100).

Se o armazém não for controlado por local, o LN ignorará essas atividades e armazenará automaticamente as mercadorias no armazém depois da confirmação do recebimento. O status da linha da ordem de entrada então muda de Recebimento aberto para Armazenado. Para obter mais detalhes, consulte as etapas 2 e 6 a seguir. Se um procedimento de inspeção estiver incluído no procedimento de armazenamento, o status da linha da ordem de entrada muda de Recebimento aberto para A inspecionar, o que é descrito na etapa 7.

Passo 1. Imprimir nota de mercadorias recebidas (opcional)

A primeira etapa do procedimento de recebimento é imprimir uma nota de mercadorias recebidas para as linhas de ordem de entrada que você deseja receber. O status inicial de uma linha da ordem de entrada é Planejado ou Aberto. Para mais informações, consulte o Imprimir nota de mercadorias recebidas (whinh3412m100) e Status planejado para ordens de armazenamento e linhas da ordem.

Passo 2. Receber mercadorias

A atividade de Recebimento é uma etapa obrigatória do procedimento de entrada.

Quando as mercadorias de entrada chegam ao armazém, elas são contadas e o seu recebimento é confirmado. Muitos armazéns usam dispositivos de escaneamento para receber mercadorias, caso em que eles leem os números de série ou as etiquetas das unidades de gestão das mercadorias.

Para receber as mercadorias no LN, é preciso criar um registro de recebimento e vincular as linhas de ordem de entrada, avisos antecipados de expedição ou unidades de gestão que listam as mercadorias ao registro de recebimento. Assim, o LN cria linhas de recebimento para as linhas de ordem de entrada vinculadas, unidades de gestão ou linhas do ASN. Para mais informações, consulte o Como receber mercadorias.

Se a propriedade das mercadorias recebidas for diferente de própria da companhia, o LN cria um registro de propriedade quando o recebimento é vinculado a uma linha da ordem de entrada. Se a propriedade for consignada, o LN cria um registro de consumo na sessão Recebimentos consignados (whwmd2550m000). Se a propriedade for própria do cliente, o LN gerará um registro de consumo na sessão Recebimentos de propriedade do cliente (whwmd2550m100) somente quando o estoque consignado for usado/baixado de um armazém. Para mais informações, consulte o Propriedade do estoque na Gestão de armazém.

É possível criar registros de recebimento na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000).

Como alternativa, é possível criar um recebimento para linhas de ordem de entrada da seguinte maneira:

  1. Na sessão Linhas de ordem de entrada (whinh2110m000) ou Visão geral do status da linha de entrada (whinh2119m000), selecione o menu Visualizações, Referências o Ações.
  2. No menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Receber.

Depois de criar um registro de recebimento para uma linha da ordem de entrada, o status da linha da ordem de entrada muda para Recebimento aberto.

Depois de criar um recebimento e vincular linhas da ordem, unidades de gestão ou ASNs, é preciso confirmar o recebimento. Depois da confirmação do recebimento, o status da linha da ordem de entrada muda para Recebido e o LN cria um registro de estoque para os itens recebidos.

Observe que, para armazéns não controlados por local, ao confirmar o recebimento de uma linha de ordem de entrada, o status muda de Recebimento aberto para Armazenado. O motivo é que, para armazéns não controlados por local, o aconselhamento de entrada e as atividades armazenadas não estão disponíveis. Depois de confirmar o recebimento, as mercadorias são automaticamente armazenadas. Se um procedimento de inspeção estiver incluído no procedimento de armazenamento, o status da linha da ordem de entrada muda de Recebimento aberto para A inspecionar, o que é descrito na etapa 7.

Para confirmar um recebimento, na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000), acesse o menu Visualizações, Referências o Ações--> Confirmar --> Recebimento. Para mais informações, consulte o Como receber mercadorias.

Se essa atividade for realizada automaticamente, o LN criará e confirmará o registro de recebimento.

Passo 3. Aconselhar mercadorias

O aconselhamento de entrada inclui instruções para mover mercadorias recebidas e/ou inspecionadas para locais de armazenamento em particular em um armazém.

Após a confirmação de um recebimento, é possível gerar aconselhamento de entrada que mostre os locais de separação ou carga para os quais as mercadorias devem ser movidas.

Se o procedimento de armazém definido para a linha de ordem de entrada incluir um procedimento de inspeção, o aconselhamento de entrada mostrará o local de inspeção ao qual as mercadorias devem ser movidas. Para mais informações, consulte o a descrição de Mercadorias de inspeção, etapa 7 nesse tópico.

Para gerar o aconselhamento de entrada, na sessão Gerar aconselhamento de entrada (whinh3201m000), selecione as linhas de ordem de entrada que listam as mercadorias das quais você deseja aconselhar e clique em Aconselhar. É possível realizar a manutenção dos dados de aconselhamento de entrada na sessão Aconselhamento de entrada (whinh3525m000). Como alternativa, é possível gerar o aconselhamento de entrada para linhas de ordem individuais na sessão Visão geral do status da linha de entrada (whinh2119m000). Para mais informações, consulte o Para gerar e armazenar o aconselhamento de entrada.

Depois de o aconselhamento de entrada ser gerado, o status das linhas de ordem de entrada que listam as mercadorias selecionadas para o aconselhamento de saída muda para Aconselhado.

Passo 4. Gerar lista de armazenamento

Uma lista de armazenamento é um documento que mostra os locais em que as mercadorias recebidas ou inspecionadas devem ser armazenadas. Ele fornece instruções mais detalhadas que o aconselhamento de entrada. É possível gerar listas de armazenamento após o aconselhamento de entrada ser gerado. A atividade da lista de armazenamento está disponível somente para armazéns controlados por local. Depois de gerar uma lista de armazenamento para uma linha da ordem de entrada, o status da linha permanece Aconselhado.

É possível gerar listas de armazenamento na sessão Gerar lista de armazenamento (whinh3415m000).

Como alternativa, é possível gerar listas de armazenamento para linhas de ordem de entrada individuais na sessão Visão geral do status da linha de entrada (whinh2119m000).

Passo 5. Lista de armazenamento

Na sessão Lista de armazenamento (whinh3525m100), é possível manter os dados da lista de armazenamento e armazenar as mercadorias listadas na lista de armazenamento. Se você armazenar as mercadorias na sessão Lista de armazenamento (whinh3525m100), não precisará usar a sessão Armazenar aconselhamento de entrada (whinh3203m000). Depois de armazenar as mercadorias listadas em uma lista de armazenamento, o status das linhas de ordem relacionadas muda de Aconselhado para Armazenado.

Se o procedimento de armazém definido para a linha da ordem de entrada incluir um procedimento de inspeção, o LN cria um registro de inspeção após o aconselhamento de entrada ser armazenado, e a linha de ordem de entrada obtém o status A inspecionar.

Passo 6. Armazenar mercadorias

Depois de o recebimento ser confirmado e o aconselhamento de entrada ser gerado para a linha de ordem de entrada ou a unidade de gestão, é possível armazenar as mercadorias no armazém.

É possível armazenar as mercadorias usando as seguintes sessões:

  • Armazenar aconselhamento de entrada (whinh3203m000)
  • Aconselhamento de entrada (whinh3525m000)
  • Visão geral do status da linha de entrada (whinh2119m000)
  • Lista de armazenamento (whinh3525m100)

Depois de a linha da ordem de entrada ser armazenada, a linha de ordem obtém o status Armazenado. Para mais informações, consulte o Para gerar e armazenar o aconselhamento de entrada.

Se o procedimento de armazém definido para a linha da ordem de entrada incluir um procedimento de inspeção, o LN cria um registro de inspeção após o aconselhamento de entrada ser armazenado, e a linha de ordem de entrada obtém o status A inspecionar.

Passo 7. Inspecionar mercadorias de entrada

O procedimento de inspeção de entrada é um dos principais procedimentos de armazenamento no LN. É possível adicionar ó procedimento de inspeção a um procedimento de armazenamento se a configuração para o armazenamento, o fornecedor ou o item exigir inspeção do item.

Para armazéns controlados por local, o LN move as mercadorias de entrada para o local de inspeção especificado para o armazém depois de o recebimento ser confirmado e o aconselhamento de entrada ser armazenado. Linhas de ordem de entrada que são armazenadas no local de inspeção obtêm o status A inspecionar.

Para aprimorar a eficiência, você pode considerar definir o aconselhamento de entrada para o local de inspeção para automático.

Para armazéns não controlados por local, o status de uma linha da ordem de entrada muda para A inspecionar após a confirmação do recebimento.

Para as linhas de ordem de entrada com o status A inspecionar, o LN cria inspeções e linhas de inspeção. É preciso manter dados de inspeção na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000) e na sessão Inspeção de armazém (whinh3622m000).

Para a quantidade aprovada e processada de uma linha de ordem inspecionada, é preciso novamente gerar o aconselhamento de entrada e armazenar as mercadorias inspecionadas se o armazém for controlado por local. Para gerar e armazenar o aconselhamento de entrada para mercadorias inspecionadas, faça da mesma maneira descrita nas etapas anteriores. O status das linhas de ordem de entrada para as quais o aconselhamento de entrada é gerado após a inspeção é Aconselhado. O status para linhas de ordem de entrada que são armazenadas após a inspeção é Armazenado.

Para armazéns não controlados por local, o status da quantidade aprovada e processada de uma linha de ordem de entrada muda para Armazenado após o processamento da inspeção. Isso acontece por que as atividades Gerar aconselhamento de entrada (whinh3201m000), Gerar lista de armazenamento (whinh3415m000) Lista de armazenamento (whinh3525m100) e Armazenar aconselhamento de entrada (whinh3203m000) estão indisponíveis para armazéns sem locais.

Dependendo da configuração, quantidades de item rejeitadas são removidas do estoque ou enviadas para o armazém de quarentena ou local de quarentena sem aconselhamento de entrada. Na sessão Visão geral de estoque em quarentena (whwmd2171m000), é possível gerir itens em quarentena.

Quantidades de itens destruídos são removidas do estoque por meio de uma ordem de ajuste.