O procedimento de saída

O procedimento de saída inclui as atividades que você deve realizar no LN para dar baixa nas mercadorias do armazém e preparar essas mercadorias para expedição ou transferência. O procedimento de saída pode incluir inspeções de saída, se necessário.

Este tópico descreve todas as etapas, também chamadas de atividades, do procedimento de saída e mostra como realizá-las.

Se uma etapa for obrigatória, isso é indicado na descrição da etapa. Não é necessário incluir atividades não obrigatórias nos procedimentos de armazenamento. Além disso, é possível especificar se uma atividade deve ser realizada manual ou automaticamente. Para obter informações sobre como definir procedimentos de armazenamento, consulte Para definir procedimentos de armazenamento.

Depois da geração do aconselhamento de saída para a linha de ordem de saída, o LN permite modificar o aconselhamento de saída. Se a funcionalidade Apenas embalagens completas for implementada e a quantidade aconselhada modificada não estiver em múltiplos de pacotes cheios, o LN exibirá uma mensagem de aviso. Durante a confirmação de expedições, é possível modificar a quantidade aconselhada para múltiplos de pacotes cheios.

O procedimento de saída inclui estas etapas:

Passo 1. Gerar aconselhamento de saída

A atividade Aconselhamento de saída é uma etapa obrigatória do procedimento de saída.

A primeira etapa do procedimento de saída é gerar um aconselhamento de saída para as mercadorias às quais você deseja dar baixa do armazém. É possível gerar um aconselhamento de saída assim que as linhas de ordem de saída tiverem sido criadas para as mercadorias das que você deseja dar baixa. Se o armazém não tiver locais, o aconselhamento de saída não lista os locais, somente as quantidades a serem baixadas.

Para gerar o aconselhamento de saída, na sessão Gerar aconselhamento de saída (whinh4201m000), selecione as linhas de ordem que listam as mercadorias às quais você deseja dar baixa e clique em Aconselhar. Como alternativa, é possível gerar aconselhamentos de saída para linhas de ordem de saída individuais usando as sessões Linhas de ordem de saída (whinh2120m000) ou Visão geral do status da linha de saída (whinh2129m000).

O status inicial de uma linha da ordem de saída é Planejado ou Aberto, o que é determinado pelas configurações de parâmetro. Se o status inicial for Planejado, a linha de ordem deverá ser ativada para obter o status Aberto para você poder gerar um aconselhamento de saída. Para mais informações, consulte o Status planejado para ordens de armazenamento e linhas da ordem. Depois de o aconselhamento de saída ser gerado, o status das linhas de ordem de saída que listam as mercadorias selecionadas para o aconselhamento de saída muda para Aconselhado. Para mais informações, consulte o Aconselhamento de saída.

Passo 2. Liberar aconselhamento de saída

A atividade Liberar aconselhamento de saída é uma etapa obrigatória do procedimento de saída.

Depois da geração do aconselhamento de saída, é preciso liberá-lo por estes motivos:

  • para ativar a geração de listas de separação se essas listas estiverem incluídas no procedimento de armazenamento das linhas de ordem de saída relacionadas ao aconselhamento de saída
  • para indicar que as mercadorias estão prontas para expedição, se o procedimento de armazenamento não incluir listas de separação
  • para indicar que as mercadorias estão prontas para inspeção, se o procedimento de armazenamento incluir inspeções.

Depois da liberação do aconselhamento de saída, as linhas de ordem de saída relacionadas e as unidades de gestão devem obter estes status:

  • Liberado
    se as listas de separação estiverem incluídas no procedimento de armazenamento de saída das linhas de ordem de saída. Para obter mais informações sobre lista de separação, consulte a etapa a seguir, Gerar lista de separação
  • Preparado
    se as listas de separação não estiverem incluídas no procedimento de armazenamento de saída das linhas de ordem de saída. Esse status implica que as mercadorias foram movidas para a área de carregamento do armazém e estão prestes a serem expedidas. Para linhas de ordem Preparado, o LN cria linhas de expedição. É possível realizar O procedimento de expedição para essas linhas.
  • A inspecionar
    se as inspeções de saída estiverem incluídas no procedimento de armazenamento de saída das linhas da ordem de saída, os itens exigirão inspeções de saída. Para obter mais informações sobre inspeções de saída, consulte a etapa Inspecionar mercadorias de saída.

Para liberar o aconselhamento de saída, na sessão Liberar aconselhamento de saída (whinh4202m000), selecione as linhas de ordem que listam as mercadorias que você deseja liberar e clique em Liberar aconselhamento. Como alternativa, é possível liberar aconselhamentos de saída para linhas de ordem individuais usando as sessões Linhas de ordem de saída (whinh2120m000) ou Visão geral do status da linha de saída (whinh2129m000).

Passo 3. Gerar lista de separação

Uma lista de separação é um documento que mostra os locais dos quais é preciso coletar as mercadorias das quais deseja dar baixa. Uma lista de separação mostra a ordem preferida em que separar as mercadorias no armazém. É possível gerar listas de separação depois da liberação do aconselhamento de saída. A atividade de lista de separação não é obrigatória e está disponível somente para armazéns controlados por local. Depois de gerar uma lista de separação para uma linha da ordem de saída, o status da linha permanece Liberado.

É possível gerar listas de separação na sessão Gerar lista de separação (whinh4415m000).

Passo 4. Ajustar a lista de separação

Opcionalmente, é possível alterar a lista de separação, se desejar separar outras mercadorias além das originalmente aconselhadas, ou alterar os locais. Assim, é possível alterar números de lote, números de série, quantidades de item e/ou locais.

Passo 5. Confirmar lista de separação

Para confirmar que as mercadorias na lista de separação foram separadas, na sessão Lista de separação (whinh4525m100), selecione a opção Separar execução, Separar missão ou Separar aconselhamento no menu Visualizações, Referências o Ações. O status das linhas de ordem de saída muda para Preparado. Esse status implica que as mercadorias foram movidas para a área de carregamento do armazém e estão prestes a serem expedidas. Para linhas de ordem Preparado, o LN cria linhas de expedição. É possível realizar the shipment procedure para essas linhas. Se as inspeções de saída estiverem incluídas no procedimento de armazenamento, porém, o status mudará para A inspecionar.

Passo 6. Inspecionar mercadorias de saída

Diferentemente de inspeções de entrada, a inspeção de saída não é um procedimento de armazenamento em si, mas uma atividade que você pode adicionar ao procedimento de saída. É possível adicionar a etapa de inspeção de saída a um procedimento de armazenamento se a configuração para o armazenamento, o fornecedor ou o item exigir inspeção do item.

Se a atividade de inspeção estiver incluída no procedimento de armazenamento, o LN cria um registro de inspeção na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000) depois da liberação do aconselhamento de saída ou da confirmação da lista de separação como descrito nas etapas anteriores, e o status das linhas de ordem de saída relacionadas muda para A inspecionar.

Então, é possível aprovar, rejeitar ou descartar e processar os itens na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000) ou na sessão Inspeção de armazém (whinh3622m000).

As linhas da ordem de saída relacionadas aos itens aprovados e processados obtêm o status Preparado. Esse status implica que as mercadorias foram movidas para a área de carregamento do armazém e estão prestes a serem expedidas. Para linhas de ordem Preparado, o ERP LN 6.1 cria linhas de expedição. É possível realizar the shipment procedure para essas linhas. As quantidades rejeitadas e processadas do item são removidas do estoque ou enviadas para o armazém ou local de quarentena sem usar o procedimento de saída. As quantidades rejeitadas são atualizadas nas linhas da ordem de saída.