Para configurar itens serializados

Pré-requisitos

Para ativar a alocação de números de série a itens, é preciso definir um item como serializado. É possível definir todos os tipos de item definidos no LN como um item serializado.

Observe, porém, que para definir um item como serializado, a unidade de estoque definida para o item multiplicada pelo fator de arredondamento do item deve ser um número inteiro completo, como 1,0. Isso acontece porque os números de série são alocados somente a itens individuais, não a frações de itens. É possível definir unidades e fatores de arredondamento na sessão Unidades (tcmcs0101m000).

Passo 1. Definir item serializado
  • para definir um item serializado para todos os pacotes do LN, é preciso selecionar a caixa de seleção Serializado na sessão Itens (tcibd0501m000)
  • serializado em Armazenamento
    para usar itens serializados no Armazenamento, você também deve selecionar a caixa de seleção Itens serializados em uso na sessão de detalhes Parâmetros de dados mestres de armazém (whwmd0500m000)
  • serializado em Serviço
    para definir um item como serializado em Serviço, é preciso definir os dados do item na sessão Itens serializados (tscfg2100m000) e na sessão Itens - Serviço (tsmdm2100m000)
Passo 2. Definir máscara

O LN gera números de série conforme uma máscara. Consulte Definir uma máscara para obter informações sobre como definir máscaras para números de série e vincular essas máscaras a:

Se não for possível encontrar nenhuma máscara específica, o LN usa a máscara padrão da companhia.

Se a máscara incluir um segmento de Campo Infor LN que reflita os conteúdos de um campo do LN, a máscara somente será gerada corretamente se as seguintes condições forem ambas verdadeiras:

  • o campo pertence ao pacote em que o número de série foi gerado
  • o campo tem um valor.
Passo 3. Selecionar o cenário para o item serializado

O cenário selecionado determina se os itens serializados são armazenados individualmente no estoque identificado pelo seu número de série. Para obter mais informações sobre cenários de baixo volume e de alto volume, consulte Itens serializados em Armazenamento.

Para selecionar o cenário de baixo volume, selecione a caixa de seleção Núm. de série no estoque na sessão Item - Armazenamento (whwmd4100s000). Desmarque essa caixa de seleção se o cenário de alto volume for necessário.

Observe que, se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver indisponível, certifique-se de que a caixa de seleção Processamento direto da linha da ordem de armazém esteja desmarcada na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000).

Passo 4. Selecionar rastreamento adicional

Para rastrear as ordens usando os itens serializados que foram recebidos ou que receberam baixa, selecione a caixa de seleção Rastreabilidade de número de série na sessão Item - Armazenamento (whwmd4100s000). Essa configuração se aplica aos cenários de alto volume e de baixo volume. Porém, para o cenário de alto volume, para visualizar ordens para as quais itens serializados são recebidos, é preciso selecionar também a caixa de seleção Entrada de número de série durante o recebimento.

Passo 5. CENÁRIO DE ALTO VOLUME SOMENTE: opções de registro de nº de série

Se o registro de nº de série estiver ativado, o registro é obrigatório.

Selecione a caixa de seleção Gerar números de série automaticamente na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000) se desejar que os números de séries sejam gerados automaticamente para recebimentos e transferências de armazém.

Os parâmetros Registrar baixa nº de série durante as built, Registrar baixa nº série em serviço e manuten. e Registrar baixa do lote durante as-built. substituem os modelos de registro de lote e número de série que você define. Para mais informações, consulte o Modelos de registro de lote e número de série e Como definir modelos de registro de lote e número de série.

Se você tiver selecionado Sim para os campos Registrar baixa nº de série durante as built e/ou Registrar baixa nº série em serviço e manuten., é preciso registrar números de série para baixas de armazém de origens que não Produção JSC. Para uma visão geral de o que essas configurações realizam, consulte Visão geral das configurações de registro de nº de série de alto volume.

Observe que o registro de número de série é obrigatório para baixas de armazém, a menos que especificado de outra forma por estes parâmetros:

Passo 6. Especificar configurações em Fabricação

Para obter detalhes sobre as configurações disponíveis em Fabricação, consulte Itens serializados em Fabricação.

Converter itens

É possível converter itens não serializados e itens serializados de baixo volume que cumpram critérios específicos para itens serializados de alto volume. Para obter mais informações, consulte Para converter itens para itens serializados de alto volume e O impacto da conversão de item serializado.

Aspectos de desempenho

Usar itens serializados e itens controlados por lote resulta em crescimento dos dados, o que pode afetar o desempenho do sistema. Para mais informações, consulte o Usar lotes e séries.