Procedimentos de saída e unidades de gestão

Para recuperar e expedir mercadorias de um armazém, o processamento de armazém é baseado em unidades de gestão ou expedições de saída e linhas de ordem de armazenamento. Se você usar unidades de gestão para processar mercadorias, as linhas de ordem e/ou expedições relacionadas às unidades de gestão são atualizadas no segundo plano. Para obter mais informações sobre linhas de ordem de saída e expedições, consulte Ordens de armazenamento e Expedições e cargas.

O processamento de armazém de saída é controlado por procedimentos de armazenamento. Para mais informações, consulte o Para definir procedimentos de armazenamento

Procedimentos de armazenamento de saída

Várias configurações estão disponíveis para permitir o uso de unidades de gestão para procedimentos de entrada e/ou saída e para itens e armazéns específicos. Para mais informações, consulte o Para configurar unidades de gestão.

Os procedimentos de armazenamento usados para processar unidades de gestão são idênticos aos usados para processar linhas de ordem. No LN, estão disponíveis procedimentos de saída padrão que podem ser ajustados para atender às necessidades de vários tipos de armazéns. É possível escolher as etapas do procedimento que atendem às necessidades do seu armazém, mas os procedimentos para gerar e liberar aconselhamento de saída são obrigatórios.

Os procedimentos de armazenamento que incluem o fluxo de saída são agrupados em dois procedimentos principais, o Procedimento de saída e o Procedimento exped.. Para obter mais informações sobre os procedimentos de armazenamento do LN, consulte Para definir procedimentos de armazenamento. Para obter mais informações sobre o procedimento de expedição, consulte Usar unidades de gestão nos processos de expedição.

É possível gerar unidades de gestão para uma linha de ordem quando você criar:

  • uma linha da ordem de saída com o status Planejado ou Aberto
  • Aconselhamento de saída
  • uma inspeção
  • uma expedição
  • uma linha de expedição

Se o seu armazém usar unidades de gestão e o uso de unidades de gestão estiver ativado em Armazenamento, o LN alocará unidades de gestão à linha de ordem quando um aconselhamento de saída for gerado para a linha de ordem. Esse procedimento é descrito em Para gerar unidades de gestão e Para realizar a manutenção de unidades de gestão. Para obter mais informações sobre Planejado, consulte Status planejado para ordens de armazenamento e linhas da ordem. Para obter mais informações sobre o procedimento de expedição, consulte Usar unidades de gestão nos processos de expedição.

Nota

Neste tópico, todas as etapas de procedimento, também chamadas de atividades, do fluxo de saída são discutidas, mas você pode especificar que algumas delas sejam omitidas ou realizadas automaticamente. Para mais informações, consulte o Para definir procedimentos de armazenamento.

Procedimento de saída
Passo 1. Gerar aconselhamento de saída

Para recuperar unidades de gestão que contenham as mercadorias listadas nas linhas de saída da ordem do armazém, é criado um aconselhamento de saída listando os locais dos quais as unidades de gestão devem ser coletadas. Se a criação automática do aconselhamento de saída não estiver definida no seu procedimento de armazenamento de saída, será preciso gerar o aconselhamento de saída na sessão Gerar aconselhamento de saída (whinh4201m000).

Se o uso de unidades de gestão estiver ativado para o item e o armazém listados nas linhas de ordem de saída, o mecanismo de pesquisa verifica se há unidades de gestão no armazém. Se unidades de gestão contendo os itens necessários estiverem disponíveis, o LN alocará essas unidades de gestão ao aconselhamento de saída.

Se unidades de gestão adequadas não estiverem disponíveis, ou se elas não forem utilizadas no estoque, será possível gerar unidades de gestão para o aconselhamento de saída. Para mais informações, consulte o Para gerar unidades de gestão.

Unidades de gestão para as quais o aconselhamento de saída é criado recebem o status Alocado.

Se não forem encontradas unidades de gestão que contenham toda a quantidade necessária, parte da quantidade de itens contidos nas unidades de gestão será alocada para o aconselhamento de saída. O status da unidade de gestão então será definido como Alocado parcialmente.

Ao alocar unidades de gestão para aconselhamento de saída, o aplicativo primeiro pesquisará unidades de gestão que contenham toda a quantidade necessária. Por exemplo, se a quantidade necessária for 100, o aplicativo pesquisará uma unidade de gestão que contenha 100 itens ou várias unidades de gestão que, juntas, contenham 100 itens.

Se não encontrado, o aplicativo deverá alocar parcialmente uma ou mais unidades de gestão. Por exemplo, se a quantidade necessária for 100 e quatro unidades de gestão contendo, cada uma, 30 itens estiverem disponíveis, três unidades de gestão serão alocadas e a quarta unidade de gestão, a quantidade de 10, será alocada e essa unidade de gestão receberá o status Alocado parcialmente.

Ao alocar parcialmente unidades de gestão, o aplicativo primeiro selecionará unidades de gestão parcialmente alocadas em operações anteriores. Se unidades de gestão parcialmente alocadas forem encontradas, o aplicativo alocará parcialmente unidades de gestão com o status No estoque.

Registro de lote e número de série não é permitido para unidades de gestão com o status Alocado parcialmente. O aplicativo consumirá lote e número de série em ordem alfabética ao liberar aconselhamento de saída ou confirmar listas de seleção.

Passo 2. Liberar aconselhamento de saída

É possível liberar o aconselhamento de saída imediatamente após ele ser gerado. Liberar o aconselhamento de saída implica que as unidades de gestão sejam movidas do local de armazenamento para o local de preparação. A unidade de gestão obtém o status Liberado. Para mais informações, consulte o Para liberar unidades de gestão.

Passo 3. Gerar lista de separação

Depois de liberar o aconselhamento de saída, será possível imprimir as listas de separação. As listas de separação incluem informações detalhadas sobre os locais dos quais o pessoal de armazém deve coletar as unidades de gestão ou as mercadorias. Para mais informações, consulte o Para gerar lista de separação.

Passo 4. Aconselhamento de separação

Depois de as mercadorias serem coletadas como especificado na lista de separação (ou aconselhamento de saída, se o uso de lista de separação não fizer parte do seu fluxo de saída), é preciso usar a opção Separar aconselhamento para indicar que as unidades de gestão são coletadas dos locais de armazém e movidas para o local de preparação ou de inspeção. Para acessar a opção Separar aconselhamento, selecione o submenu Executar entrada no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Unidades de gestão (whwmd5130m000).

Se as inspeções fizerem parte do seu fluxo de saída, o status da unidade de gestão se tornará A inspecionar.

Se as inspeções não estiverem incluídas no seu fluxo de saída, as unidades de gestão serão movidas para o local de preparação e o status da unidade de gestão se tornará Preparado.

Se uma unidade de gestão for parcialmente alocada e o aconselhamento de saída da quantidade alocada for liberado ou a lista de separação for confirmada, a quantidade alocada será removida da unidade de gestão. Em seguida, a quantidade alocada será adicionada de modo anônimo à linha de expedição e novas unidades de gestão serão geradas para a linha de expedição de acordo com a definição de pacote da linha de saída da ordem relacionada.

Para mais informações, consulte o Para liberar unidades de gestão

Se presentes, as informações de lote e número de série da unidade de gestão também serão encaminhadas para a linha de expedição. Para gerar unidades de gestão para a linha de expedição, a geração da unidade de gestão durante a criação de separação ou expedição deve ser especificada na configuração.

Para mais informações, consulte o, a seguinte seção, Procedimento de expedição.

Passo 5. Inspeção

Se as inspeções estiverem incluídas no procedimento de armazenamento para unidades de gestão, as unidades de gestão serão inspecionadas no local de preparação. Em alguns casos, as mercadorias passarão por diversos testes. As unidades de gestão são aprovadas ou rejeitadas.

Unidades de gestão aprovadas serão expedidas quando a expedição estiver em conformidade. Isso pode ser feito automática ou manualmente, dependendo do procedimento de expedição. Unidades de gestão rejeitadas são desvinculadas da estrutura da unidade de gestão e seus conteúdos são removidos do estoque por meio de uma ordem de ajuste.

Após a aprovação, a unidade de gestão obtém o status Preparado. Para mais informações, consulte o:

Procedimento de expedição
Passo 1. Preparação

No local de preparação, as unidades de gestão que têm o status Preparado estão prontas para serem carregadas em um caminhão ou outro veículo.

Antes de carregar unidades de gestão, pode ser necessário reempacotar e/ou recompor estruturas de unidade de gestão, dependendo das necessidades de empacotamento para o endereço de entrega. Para mais informações, consulte o Para realizar a manutenção de unidades de gestão e Para configurar unidades de gestão.

Passo 2. Definido como não expedido

Se uma unidade de gestão de saída com o status Preparado não for expedida imediatamente, por exemplo, porque a capacidade de carga do caminhão é insuficiente, é possível colocar a unidade de gestão em espera. Isso é feito da seguinte maneira:

  1. Abra a sessão Unidades de gestão (whwmd5130m000).
  2. Abra o menu Visualizações, Referências o Ações.
  3. Selecione o submenu Executar saída.
  4. No submenu Executar saída, selecione Definido como não expedido. Assim, a quantidade de itens da unidade de gestão que você coloca em espera aparece no campo Prevista não expedida.

Confirme a expedição com unidades de gestão Não expedido

Se você confirmar uma expedição que inclua a unidade de gestão que não pôde ser expedida, o LN realizará as seguintes ações:

  • Na sessão Saída de processo de unidade de gestão (whinh2123m000), o campo Não expedido mostra a quantidade de itens das unidades de gestão que não foi expedida
  • o restante da expedição que incluía a unidade de gestão é expedido e recebe o status Expedido
  • A unidade de gestão que não pôde ser expedida obtém o status Fechado se contiver vários pontos de estoque. Para mais informações, consulte o Definir e redefinir unidades de gestão não expedidas.

    Caso contrário, a unidade de gestão obtém o status No estoque e é (temporariamente) armazenada no local de preparação. É possível processar essa unidade de gestão da seguinte maneira:

    1. disponibilize essa unidade de gestão para o novo aconselhamento de saída de modo que possa enviá-la com a próxima expedição. Para isso, selecione a opção Redefinido como não expedido no submenu Executar saída no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Unidades de gestão (whwmd5130m000)
    2. mova a unidade de gestão de volta ao local do armazém, pois a unidade de gestão não será expedida afinal. Para mover a unidade de gestão de volta ao local de armazenamento no armazém, você pode usar a opção Devolver mercadorias não expedidas no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Linhas de expedição (whinh4131m000) para criar uma ordem de transferência para o local de armazenamento.
    3. transfira a unidade de gestão para outro local para inspeção. Se as mercadorias tiverem sido danificadas devido a algum acidente, você deverá descobrir se elas devem receber baixa ou ser mantidas no estoque. Para isso, crie manualmente uma ordem de transferência.
    4. Remova a unidade de gestão e seus conteúdos do estoque. Se a caixa de seleção Ajuste automático da quantidade não expedida estiver marcada na sessão Linhas de expedição (whinh4131m000), a unidade de gestão será excluída automaticamente.
Passo 3. Confirmar expedição

Depois de carregar as unidades de gestão, é possível confirmar as expedições relacionadas às unidades de gestão para indicar que as mercadorias foram carregadas e saíram do armazém.

Assim, as unidades de gestão e as linhas de ordem de saída às quais as unidades de gestão estão alocadas obtêm o status Expedido.

Para obter informações sobre o status da expedição e da linha de expedição, consulte o tópico Status de expedição e carga.

Você pode desejar manter a unidade de gestão até que o cliente tenha pagado pelas mercadorias e então definir as unidades de gestão para Fechado.

Se o cliente devolver as mercadorias usando uma ordem de devolução de vendas, será possível usar a unidade de gestão para receber as mercadorias devolvidas. Na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000), é possível usar a opção Receber no menu Visualizações, Referências o Ações para aplicar zoom para receber a unidade de gestão. A unidade de gestão então é definida para Recebimento aberto.

Também é possível confirmar as unidades de gestão que estão vinculadas a uma expedição ou linha de expedição.

Unidades de gestão são confirmadas após um escaneamento bem-sucedido se o processo de escanear para verificar for ativado ou depois de usar a opção Confirmar no submenu Executar saída da sessão Unidades de gestão (whwmd5130m000).

Assim, o LN seleciona a caixa de seleção Confirmado para expedição para a unidade de gestão. Se a caixa de seleção Confirmar linhas de expedição ao confirmar unidades de gestão for selecionada na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000), a linha de expedição que contém a unidade de gestão também será confirmada quando todas as unidades de gestão forem confirmadas. Se desmarcada, a linha de expedição vinculada deve ser confirmada manualmente.

Passo 4. Imprimir documentos de expedição

Se os documentos de expedição forem usados no fluxo de saída do seu armazém, os documentos de expedição serão impressos depois de as unidades de gestão e expedições relacionadas terem obtido o status ou Expedido. As configurações dos procedimentos de expedição determinam se os documentos são impressos automática ou manualmente. Para mais informações, consulte o Para definir procedimentos de armazenamento.