definições de pacote

Uma definição de pacote especifica como os itens devem ser empacotados. Se você usar unidades de gestão, a definição de pacote determina a estrutura de unidade de gestão e os detalhes da pacote para as unidades de gestão usadas para empacotar os itens. Se você não usar unidades de gestão, a definição de pacote determina a maneira como os itens são empacotados.

Existem definições de pacote em dois níveis, um nível geral e um nível de item. O nível geral inclui informações gerais sobre como os itens são empacotados e como a embalagem é estruturada. A definição de pacote no nível do item é vinculada a um item, e as informações sobre a maneira como os itens são empacotados e como a pacote é estruturada são ajustadas para o item. Assim, uma definição de pacote de nível geral pode ser usada como modelo básico para definições de pacote no nível do item. A definição de pacote no nível do item é usada para gerar unidades de gestão para linhas de ordem, recebimentos, aconselhamento, aprovações ou expedições. Uma definição de pacote no nível geral e no nível do item inclui os seguintes elementos:

  • Código de identificação
    definições de pacote são definidas de modo exclusivo por meio do código de identificação
  • Descrição
    a descrição de um texto livre que pode fornecer alguma referência fácil à definição de pacote
  • Tipo de definição de pacote
    o tipo de definição de pacote determina como configurar as estruturas de pacote para unidades de gestão e itens
  • Modelo de unidade de gestão
    um modelo de unidade de gestão armazena informações quanto aos materiais de embalagem usados e a maneira como a embalagem é estruturada. Os materiais de embalagem se referem às unidades de gestão. Se você usar uma definição de pacote para gerar unidades de gestão para itens listados em uma ordem, expedição etc. em particular, as unidades de gestão serão geradas de acordo com a estrutura de definição de pacote e as informações de pacote definidas para o modelo de unidade de gestão da definição de pacote. Isso resulta na criação das estruturas da unidade de gestão reais. Basicamente, um modelo de unidade de gestão é uma estrutura de unidade de gestão genérica.
Tipos de definição de pacote

No LN, os seguintes tipos de definição de pacote estão disponíveis:

  • Definições de pacote fixo
  • Definições de pacote variável
  • Definições de pacote misto

É possível usar definições de pacote fixo com ou sem unidades de gestão. Os tipos variável e misto de definições de pacote estão disponíveis somente em combinação com unidades de gestão.

Definições de pacote fixo

A definição de pacote fixo é o único tipo de definição de pacote que pode ser usado com ou sem unidades de gestão. Se você usar unidades de gestão, a definição de pacote determina a estrutura de unidade de gestão e as informações de pacote das unidades de gestão usadas para empacotar os itens. Se você não usar unidade de gestão, a definição de pacote determina a maneira como os itens são empacotados. Uma definição de pacote fixo é usada para os seguintes tipos de itens:

Nota

Definições de pacote fixo não são usadas nas linhas de recebimento se:

  • unidades de gestão não forem usadas para o item na linha de recebimento
  • um dos seguintes se aplica:

    • o recebimento é por componente
    • o item é um item serializado de baixo volume

Uma estrutura de pacote para uma definição de pacote fixo pode incluir vários itens de pacote, mas somente um tipo de item comercializável. Um palete não pode incluir (materiais de embalagem para) creme azedo e iogurte além de caixas de leite, como mostra a imagem a seguir.

[...]

Se forem usadas unidades de gestão, uma definição de pacote fixa inclui um modelo de unidade de gestão em que o número de itens de pacote e itens é fixo.

O usuário utiliza unidades de armazenamento de Comum para definir o número de itens de embalagem para cada nó. Quando uma definição de pacote fixo é vinculada a um item, o seguinte ocorre:

  • o LN usa os fatores de conversão das unidades de armazenamento definidas para cada nó para calcular o número fixo de itens de embalagem para cada nó. Por exemplo, se o fator de conversão para a unidade de armazém Palete e a unidade de armazém Caixa for 50, um palete terá 50 caixas
  • o modelo de unidade de gestão da definição de pacote é copiado para um modelo de unidade de gestão no nível do item. O usuário pode modificar essa estrutura para ajustar a estrutura para o item específico.

Definições de pacote fixo são úteis se os itens sempre forem empacotados da mesma maneira.

Definições de pacote variável

Uma definição de pacote variável é usada para definir estruturas da unidade de gestão para os seguintes tipos de itens:

Uma estrutura de unidade de gestão de uma definição de pacote variável pode incluir vários itens de pacote, mas somente um tipo de item comercializável. Para usar o exemplo anterior, um palete não pode incluir (materiais de embalagem para) creme azedo e iogurte além de leite. Os itens da lista e os itens da BOM podem incluir vários itens do componente, mas você não pode especificar como os itens do componente são empacotados.

As relações entre os nós da estrutura de unidade de gestão são definidos pelo usuário. Isso significa que, diferente de definições de pacote fixas, é possível especificar o número de itens de pacote por nó tanto nos modelos da unidade de gestão no nível do item e geral sem fazer referência às unidades de armazenamento e fatores de conversão definidos em Comum. Além disso, é possível definir vários nós com diversos itens de embalagem para todos os nós, exceto o nó principal.

Exemplo

[...]

Nessa imagem, a caixa A e a caixa B representam os nós 2 e 3, que estão ambos no segundo nível do nó, logo abaixo do nível superior. O palete inclui 10 caixas do tipo A e 25 caixas do tipo B. A caixa A contém 50 itens X e a caixa B contém 30 itens X.

É possível usar a mesma definição de pacote variável para definir as estruturas da unidade de gestão para itens individuais e adicionar ou excluir nós e especificar vários números de itens de pacote para os nós. Portanto, esse método é uma maneira mais flexível de definir estruturas de pacote que a definição de pacote fixa.

Exemplo

A definição de pacote Z consiste em um palete X, 15 caixas tipo A e 40 caixas tipo B. A definição de pacote Z está vinculada ao item 0001, item 0002 e item 0003.

  • 150 itens 0001 são empacotados em 3 caixas tipo A.
  • 100 itens 0002 são empacotados em 2 caixas tipo A.
  • 300 itens 0003 são empacotados em 10 caixas tipo A
  • 400 itens 0003 são empacotados em 40 caixas tipo B.

Definições de pacote variável são úteis, por exemplo, para itens vendidos a vários parceiros de negócios com diversos requisitos de pacote.

Definições de pacote misto

Definições de pacote mistas são usadas para definir estruturas da unidade de gestão que incluem mais de um tipo de item.

[...]

Porém, somente é possível vincular itens a uma definição de pacote mista no nível de definição de pacote geral. Não é possível determinar definições de pacote misto no nível do item. Definições de pacote misto são usadas para validar unidades de gestão de estilo livre criadas manualmente. Se você definir manualmente unidades de gestão para vários itens listados em uma ordem, é possível validar a configuração da unidade de gestão criada manualmente com relação a uma definição de pacote mista que inclua um modelo de unidade de gestão para esses itens e unidades de gestão. A validação é usada para evitar que sejam cometidos erros ao criar manualmente unidades de gestão.

Modelos da unidade de gestão

Um modelo de unidade de gestão é um dos elementos de uma definição de pacote. O modelo de unidade de gestão define como as unidades de gestão são usadas para empacotar itens em particular. Um modelo de unidade de gestão inclui uma estrutura hierárquica que consiste em vários nós relacionados em uma estrutura de pai-filho. Cada nó representa uma unidade de gestão genérica.

Exemplo

Por exemplo, um item fluido, como o leite, é embalado em caixas, as caixas são embaladas em recipientes de vinte caixas cada e 50 recipientes são colocados em palete.

[...]

  • Topo
    O nó superior inclui toda a estrutura. No exemplo anterior, o palete é o nó superior.
  • Pai
    um nó que tem uma classificação mais alta que outro. Um nó pai inclui um ou mais filhos. No exemplo anterior, as caixas são os nós pais das caixas de leite. Ao mesmo tempo, o palete (nó superior) é o pai dos recipientes, assim, os recipientes são os filhos do palete.
  • Filho
    Um nó vinculado a um pai. No exemplo anterior, as caixas de leite são filhas dos recipientes.

Um nó inclui as seguintes informações:

  • O nó pai ao qual o nó pertence (exceto pelo nó superior, é claro).
  • O item de embalagem usado para o nó. No exemplo anterior, o item de embalagem para o nó superior é o palete, e para o filho do nó superior, o item de embalagem é o recipiente.
  • para definições de pacote do tipo variável e misto, o número de itens de pacote usados para o nó. No exemplo anterior, o número de itens de embalagem para o nó superior era um (um palete), e para o segundo nó, o número era 50 (50 caixas por palete). Para definições de embalagem fixa, o número de itens de embalagem é determinado de modo diferente.
  • para definições de pacote misto e variável, o número de itens que o item de pacote deve conter. Para definições de pacote misto e variável, esse número é exibido para o modelo de unidade de gestão de nível geral e nível de item. Para definições de embalagem fixa, o número de itens somente é exibido para o modelo de unidade de gestão de nível de item.
  • O nó é etiquetado ou não etiquetado. Etiquetado significa que é criado um registro de etiqueta para cada item de embalagem definido no nó. Dessa maneira, cada item de embalagem existente é identificado de maneira única. Essas etiquetas podem ser impressas. Se os recipientes com caixas de leite do exemplo anterior forem etiquetados, cada recipiente obterá uma etiqueta quando as unidades de gestão forem geradas para uma ordem para caixas de leite.
  • Material de embalagem auxiliar, como plástico de vedação usado para o nó.