Comprometimento de estoque

O comprometimento de estoque permite reservar estoque para ordens específicas. Estoque confirmado não está disponível para outras ordens. Você também pode cancelar comprometimentos de estoque, se necessário.

Além do método de comprometimento de estoque, também é possível usar alocação e a funcionalidade alocação firme para alocar estoque a ordens, desde que essa funcionalidade esteja em uso na sua organização. Para mais informações, consulte o Visão geral de rastreamento de demanda.

Geração ou criação de comprometimento de estoque

Em geral, é possível gerar ou criar comprometimentos de estoque para ordens das origens que resultam em uma ordem de armazém do tipo de transação de estoque Baixa. Porém, há algumas exceções:

  • ordens com especificações
    não é possível gerar ou criar comprometimentos de estoque para ordens com especificações. Especificações estão disponíveis se a funcionalidade de alocação e alocação firme for usada. Para mais informações, consulte o Visão geral de rastreamento de demanda.
  • Ordem de vendas
    se e como os comprometimentos para ordens de venda são gerados ou criados depende do valor do campo Política compromisso na sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000)
  • Ordem de produção
    somente é possível gerar ou criar um comprometimento de estoque para uma ordem de produção com o status Planejado, Documentos impressos, Liberado ou Ativo
  • Ordem de trabalho de manutenção
    se e quando um estoque deve ser confirmado para ordens de trabalho de manutenção depende do valor do campo Compromisso necessário na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000).

É possível:

  • criar manualmente comprometimentos de estoque na sessão Comprometimento de estoque (whinp2100m000)
  • gerar comprometimentos de estoque com a sessão Gerar comprometimento de estoque (whinp2200m000).
Comprometimento para ordens de venda

Para comprometimentos de estoque criados ou gerados manualmente para ordens de venda, o LN leva em consideração a Qtd. mínima p/ comprometimento e a Taxa mín. para comprometimento conforme especificado na sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000). Com base nos valores desses campos, o LN determina a quantidade de comprometimento.

Não é possível atualizar comprometimento de estoque para ordens de venda se:

  • o parceiro de negócios cliente estiver bloqueado
  • o parceiro de negócios receptor estiver bloqueado
  • a ordem de venda estiver bloqueada e a caixa de seleção Permitir comprometimento de estoque na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400) estiver desmarcada.
Criar pulmões

No LN, é possível reservar estoque que (ainda) não esteja especificamente atribuído a uma ordem criando um pulmão de estoque ou um pulmão de alocação. Pulmões de alocação estão disponíveis se a funcionalidade de alocação e alocação firme for usada. Para mais informações, consulte o Visão geral de rastreamento de demanda.

Na sessão Comprometimento de estoque (whinp2100m000), para criar um pulmão de estoque ou um pulmão de alocação, crie um novo comprometimento de estoque com a origem da ordem Pulmão de estoque ou Pulmão de alocação, respectivamente.

É possível comprometer diretamente estoque reservado por um pulmão de estoque para uma linha de ordem na sessão Consumo dos pulmões de estoque (whinp2202m000). Para obter mais informações sobre pulmões de alocação, consulte Pulmões de alocação.

Atualizações depois de alterar as ordens de comprometimento de estoque

Se você alterar o comprometimento de estoque, o campo Comprometido na sessão Armazém - Estoque de itens (whwmd2115s000) será atualizado com as alterações à quantidade comprometida.

Na sessão Estoque de item (tcibd1500s100), o campo Reservado é atualizado com as alterações à quantidade comprometida.

Se a origem da ordem for Ordem de vendas, o campo Quantidade comprometida na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) será atualizado com a quantidade comprometida

Baixa do estoque comprometido

Se você gerar ou criar um aconselhamento de saída para uma linha de ordem de saída com o estoque comprometido, o LN aumentará o Estoque comprometido em curso nas seguintes sessões com a parte da quantidade comprometida aconselhada:

  • Comprometimento de estoque (whinp2100m000)
  • Armazém - Estoque de itens (whwmd2115s000)
  • Estoque por armazém, Item e Unidade de efetividade (whwmd2116s000)

Se você tiver dado baixa do estoque comprometido e concluir o procedimento de saída ou de expedição, o LN reduzirá o Quantidade comprometidana unidade da ordem e o Estoque comprometido em curso com o estoque comprometido que recebeu baixa. O momento em que o LN diminui o Quantidade comprometidana unidade da ordem e o Estoque comprometido em curso depende do tipo de ordem de armazenamento:

  • Se um procedimento de expedição estiver vinculado ao tipo de ordem de armazenamento, o LN reduzirá o Quantidade comprometidana unidade da ordem e o Estoque comprometido em curso quando a linha de expedição for confirmada.
  • Se nenhum procedimento de expedição estiver vinculado ao tipo de ordem de armazenamento e a última atividade especificada no procedimento de aconselhamento de saída do tipo da ordem de armazenamento for a sessão Lista de separação (whinh4525m100), o LN reduzirá o Quantidade comprometidana unidade da ordem e o Estoque comprometido em curso se você indicar que a separação pode ocorrer para uma lista de separação.
  • Se nenhum procedimento de expedição estiver vinculado ao tipo de ordem de armazenamento e a última atividade especificada no procedimento de aconselhamento de saída do tipo de ordem de armazenamento for a sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000), o LN reduzirá o Quantidade comprometidana unidade da ordem e o Estoque comprometido em curso se você aprovar os itens inspecionados durante a inspeção de saída.