Unidades na Gestão de armazém

Unidade de estoque

A unidade de estoque, comumente chamada de peça, é a menor unidade em que o item pode ser referido. Essa unidade não pode ser subdividida. Uma vez que todas as outras unidades (caixas, paletes etc.) podem ser divididas, uma unidade indivisível é necessária para uma descrição precisa de níveis de estoque. A unidade de estoque é registrada no nível do item. Se você usar definições de pacote, a unidade deve ser um número inteiro. Se você não usar definições de pacote, decimais serão permitidos definindo um fator de arredondamento menor que um (por exemplo, para quilogramas).

Unidades de ordem, recebimento, aprovação e rejeição

Diferentemente da unidade de estoque, essas unidades podem mudar com frequência de uma ordem para outra e de um recebimento para outro. Um fator de conversão dessas unidades para unidades de estoque sempre deve ser definido. A unidade de estoque é sempre calculada e exibida toda vez que uma dessas outras unidades é usada.

Unidades de definição de pacote

Um armazém frequentemente receberá itens e dará baixa dos itens em uma determinada estrutura. Por exemplo, uma baixa pode conter dois paletes, cada um deles com 10 caixas que, por sua vez, contêm 12 peças cada. A quantidade total baixada, expressa na unidade de estoque, é de 240 peças.

De modo simular, os clientes podem exigir 240 peças de diferentes maneiras. O cliente A pode precisar de 240 peças, o que consiste em dois paletes (ou seja, 2* 10 caixas * 12 peças = 240 peças). Ou o cliente B precisa de 240 peças consistindo em um europalete (ou seja, um europalete contendo cinco engradados de 48 peças).

As unidades de definição de pacote também permitem rastrear qualquer pacote reutilizável (como paletes e caixas).

Unidades em um recebimento

Em recebimentos, é possível usar unidades tanto na parte de estoque quanto na parte de embalagem, e você deve tratar as unidades de maneira diferente em cada caso.

Na parte do estoque, é possível usar unidades parciais. Assim, uma caixa significa uma caixa cheia, um palete significa um palete cheio e assim por diante. Além disso, os termos palete e caixa são simplesmente unidades e não se referem a um item de embalagem físico.

Portanto, se você receber 24 peças, também pode dizer que um palete foi recebido, pois um palete contém 24 peças. O fato de que você não recebeu um palete de madeira na expedição dos itens não importa ao considerar a peça de estoque do recebimento.

Na parte de embalagem, porém, é preciso considerar os itens de embalagem físicos que foram recebidos. Se as 24 peças recebidas tiverem chegado em um palete de madeira, a quantidade desse campo será de 1.

Unidades em um ASN

Em um ASN, é possível usar unidades parciais. Por exemplo, é possível dizer que você recebeu um palete com 24 itens, um palete com seis itens e um palete com quatro itens. Você sabe que três paletes de madeira físicos foram recebidos e 34 itens físicos foram recebidos. Não existe qualquer unidade de conversão fixa entre paletes e peças: na primeira linha, um palete é composto por 24 peças, mas na segunda linha, um palete é composto por seis peças, enquanto que, na terceira linha, o palete é composto por quatro peças.