Níveis de embalagem

Um nível de pacote é uma parte integrante de uma definição de pacote fixa.

Para embalar um item, é possível usar vários materiais de embalagem. Para embalar um item como um abridor de latas, é possível usar uma caixa e, então, colocar as caixas com abridores de lata em um palete. Caixa e palete são materiais de embalagem. Item, caixa e palete representam, cada um, um nível de embalagem. Item é o nível um, caixa é o nível dois e palete é o nível três. É possível definir vários níveis de pacote para uma definição de pacote fixa.

Os níveis de embalagem são usados para os seguintes fins:

  • se unidades de gestão forem usadas, para definir nós e relações entre os nós de uma estrutura de embalagem para um modelo de unidade de gestão
  • se unidades de gestão não forem usadas, para definir a maneira como os itens são embalados para itens armazenados em um armazém em particular, para especificar se as unidades de gestão são usadas, é possível marcar ou desmarcar a caixa de seleção Usar unidades de gestão em na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000) para itens específicos, para definir se unidades de gestão são usadas, é possível marcar ou desmarcar a caixa de seleção Unidades de gestão em uso na sessão Item - Armazenamento (whwmd4100s000).

Para cada nível de embalagem, é preciso especificar o número proporcional de itens ou itens de embalagem.

Exemplo A
  • Nível 1
    abridores de latas
  • Nível 2
    tipo de caixa A: contém 200 abridores de lata
  • Nível 3
    tipo de palete B: contém 100 caixas do tipo A

Para especificar o número proporcional de itens ou materiais de embalagem para cada nível de embalagem, é preciso usar unidades de armazenamento relacionadas aos materiais de embalagem e aos itens, respectivamente.

Para cada nível de embalagem, é preciso especificar uma unidade de armazenamento. O nível mais baixo é a unidade de estoque de base para o item. Cada nível superior pode conter o nível anterior mais baixo. Observe que, para níveis de embalagem, você não define itens específicos, mas unidades de armazenamento com referência em vários itens.

Exemplo B

Por exemplo, o nível mais baixo tem a unidade de armazenamento PCS para o item, o nível seguinte tem a unidade de armazenamento BXA para a caixa, que contém 200 peças, e o nível mais alto tem a unidade de armazenamento PLB para o palete, que contém 100 caixas.

NívelUnidade de armazenamentoDescrição da unidade de armazenamento
1PCSPeças; a unidade de armazenamento para o item
2BXATipo de caixa A: contém 200 PCS
3PLBTipo de palete B: contém 20.000 PCS (100 caixas do tipo A)

 

A unidade de armazenamento em cada nível deve ser estabelecida no conjunto de unidades para o item. Cada nível também deve ter um fator de conversão para a unidade de base do item. Sempre que um valor superior for adicionado, é feita uma verificação para garantir que o fator de conversão não seja menor que o do nível anterior. Por exemplo, quando o palete de nível 3 com um fator de conversão de 20.000 peças é adicionado à caixa de nível 2 de 200 peças, 20.000 são divididos igualmente por 200 para produzir 100 caixas em um palete.

Quando você vincula a definição de pacote a um item, como os abridores de lata do exemplo anterior, o que é descrito na Etapa 8 em Para determinar definições de pacote, os fatores de conversão das unidades de armazenamento definidas para os níveis de pacote determinam o número de materiais de pacote e os itens para cada nível.

Dados de embalagem

Além da unidade definida para um nível de definição de pacote, os níveis de pacote de uma definição de pacote fixa incluem os seguintes dados:

  • Item de embalagem
    o item de pacote usado para embalar o pacote. Os itens de embalagem podem ser recebidos e armazenados em um armazém como qualquer outro item. Itens de embalagem podem ter um local atribuído como um item de estoque normal. Itens de embalagem reutilizáveis têm um sinalizador para indicar se são reutilizáveis. Itens de embalagem reutilizáveis podem ser devolvidos ao estoque depois de terem sido esvaziados. Observe que os itens de embalagem reutilizados podem ser armazenados fisicamente no estoque, mas eles não são registrados no estoque no LN
  • dimensões externas
    as dimensões externas do pacote
  • Peso
    o Peso do pacote
  • Tipo de local
    o local de separação ou carga em que o pacote é armazenado
  • Tipo de embalagem
    o tipo de pacote indica se o material é armazenado interna ou externamente Internamente significa que os itens ou material de pacote são embalados dentro do item do pacote. Por exemplo, caixas dentro de uma caixa maior. Se você colocar mais caixas na caixa maior, o volume geral da caixa maior não aumenta. Externamente significa que itens ou material de pacote são colocados sobre o item do pacote. Por exemplo, engradados em um palete. Quando você adiciona engradados, o volume do palete aumenta
  • Existe para a quantidade parcial
    o sinalizador de quantidade parcial é usado ao separar ordens quando uma caixa é separada de um palete, o palete ainda existe no local com a quantidade restante. Portanto, o palete ainda existe para quantidades parciais. Porém, para tipos de caixas em particular, quando as peças são separadas da caixa, a caixa é descartada e as peças restantes são representadas como peças. A caixa não existe para quantidades parciais
  • Pode ser expedido
Definições de pacote múltiplo

Uma vez que os itens podem existir em vários tamanhos de pacote, é possível vincular várias definições de pacote a um item. Se o item no exemplo anterior também puder ser armazenado em uma caixa contendo 50 peças, outra definição de pacote fixo pode ser criada para esse item. Porém, unidades usadas em uma definição de pacote em um nível superior a um não podem ser usadas em outra definição de pacote para o mesmo item.

Exemplo C
NívelConteúdo
1peças
2BXB (uma caixa com 50 peças)
3PLB (palete de 400 BXB = 20.000 peças)

 

Um método mais rápido de criar definições de pacote para vários itens é usar a definição de pacote variável. Para obter mais informações, consulte Para determinar definições de pacote.

Uma definição de pacote padrão sempre é alocada a um item na sessão Itens - armazenamento (whwmd4500m000). Uma vez que um armazém em particular específico pode gerir o item com uma definição de pacote diferente, uma definição de pacote padrão (possivelmente diferente) também é fornecida na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000).

É possível escolher atribuir uma definição de pacote padrão por parceiro de negócios e item. Essa definição é usada para um fornecedor que embala o item de maneira diferente daquela dos outros fornecedores. Ao comprar um item desse fornecedor, a definição de pacote assume como padrão àquela definida para o parceiro de negócios e item. Esse padrão pode ser substituído na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), se necessário.

Para ordens de venda, uma definição de pacote obrigatória pode ser selecionada na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000). Não é possível substituir uma definição de pacote obrigatória por outra definição de pacote, e a definição de pacote nem sempre é obrigatória para linhas de ordem de saída.

Relacionamento de embalagem com estoque

Definições de pacote fixas têm uma relação com o estoque. Se um local tiver um item armazenado em uma unidade de estoque de base chamada, por exemplo, peças, um registro de estoque e um registro de estrutura de estoque são incluídos para as peças. Isso lhe permite pesquisar o estoque para os vários tipos de embalagem. Por exemplo, se o estoque for necessário por palete, é possível localizar o estoque. Se o estoque for necessário por peças e o item estiver armazenado em um nível de embalagem superior, a quantidade da unidade de estoque é convertida para os níveis superiores de embalagem.

NívelConteúdo
1peças
2BXB (uma caixa com 50 peças)
3PLB (palete de 400 BXB = 20.000 peças)

 

Por exemplo, se você usar a definição de pacote do exemplo C, uma quantidade de 45.505 peças é convertida em dois paletes PLB completos (400 peças), 110 caixas BXB cheias (de 50 peças) e cinco peças separadas.

Propriedade do pacote

Os proprietários de paletes e containers desejam receber sua propriedade de volta e, para poder enviar a propriedade dos parceiros de volta a eles, o LN rastreia o número de paletes e containers que foram recebidos ou expedidos. Somente itens de embalagem reutilizáveis podem ser rastreados.

Pacotes reutilizáveis são contados ao entrar e sair dos armazéns por parceiro de negócios.