Como receber mercadorias

Este tópico descreve como criar recebimentos e vincular vários tipos de registros aos recebimentos. Depois de criar recebimentos, é preciso confirmar os recebimentos para poder armazenar as mercadorias no armazém. Como confirmar recebimentos é descrito em Confirmar recebimentos e linhas de recebimento. Para uma visão geral dos procedimentos de recebimento, consulte Visão geral de procedimentos de inspeção de recebimento e entrada.

É possível realizar o recebimento de mercadorias na seção Recebimento de armazém (whinh3512m000). Nessa seção, é possível receber as mercadorias listadas nos seguintes tipos de registro:

Ordens esperadas são ordens de armazenamento de entrada que são esperadas em (um dos) seus armazéns. As ordens esperadas são exibidas na seção Ordens previstas (whinh3822m000). As linhas de ordem esperada são linhas de ordem de armazenamento de entrada que são esperadas em (um dos) seus armazéns. As linhas de ordem esperada são exibidas na seção Linhas de ordem previstas (whinh3820m000).

Nessa seção, também é possível registrar mercadorias inesperadas, ou seja, mercadorias para as quais ainda não existe uma (linha de) ordem esperada.

Nota
Como criar um recebimento

Para criar um novo registro de recebimento, faça o seguinte:

  1. Clique em [...] na seção Recebimento de armazém (whinh3512m000) ou selecione Novo no menu Visualizações, Referências o Ações.
  2. Se o campo Recebimento estiver no modo de entrada, selecione uma série de recebimento ou use a série padrão.

    Observe que a caixa de seleção Selecionar série de recebimento e o campo Recebimentos na sessão Perfis de usuários (whwmd1140s000) determinam se o campo Recebimento está no modo de entrada ou somente leitura.

  3. Se o campo Armazém estiver no modo de entrada, selecione um armazém.

    Observe que o campo Armazém na sessão Perfis de usuários (whwmd1140s000) determina se o campo Armazém está no modo somente leitura ou de entrada.

  4. Se necessário, especifique o parceiro de negócios expedidor e também a Nota de despacho e a Data recebimento na caixa de grupo Entrega. A Nota de despacho fornece o ID da parte que entrega as mercadorias a serem recebidas e a Data recebimento fornece a data em que o cabeçalho do recebimento é criado.

    Observe que os valores padrão para esses campos são preenchidos usando as linhas de recebimento depois de você ter vinculado linhas de ordem de entrada, avisos antecipados de expedição ou unidades de gestão ao recebimento.

Nota

Também é possível usar a sessão do console Recebimentos de armazém (whinh2610m100) para selecionar e lidar com as linhas de entrada da ordem que estão vencidas, que vencem hoje ou que vencem no futuro.

Nota

É possível usar Desvincular todas as linhas de ordem e Desfazer link linha de ordem para receb. no menu apropriado da sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000) para cancelar o vínculo entre linhas de entrada da ordem e um recebimento.

Para receber mercadorias inesperadas

Quando chega um item para o qual nenhuma (linha de) ordem esperada está presente, é possível usar o comando Adicionar linha recebimento imprevisto para criar uma linha de recebimento temporária em que você pode inserir detalhes do recebimento.

Para confirmar e processar a linha de recebimento inesperado, uma linha de ordem deve estar disponível para a linha de recebimento inesperado. A linha de ordem deve ser liberada para armazenamento. Se a linha de ordem for liberada para armazenamento, é possível vincular a linha de ordem de armazenamento resultante ao recebimento inesperado usando o comando Vincular ordem a ln. receb. imprevista na seção Recebimento de armazém (whinh3512m000).

Recebimentos automáticos

O LN automaticamente realiza recebimentos e atualiza o armazém (não administrativo) normal com o estoque recebido no armazém de VMI "real". Os recebimentos automáticos são usados para limitar a administração de recebimento, mas não para atualizar os armazéns administrativos. Os recebimentos automáticos são baseados em ordens de compra, níveis de estoque contratuais ou previsão de demanda. Embora recebimentos automáticos sejam registrados no armazém administrativo, as mercadorias listadas neles na verdade são recebidas no armazém de VMI "real" gerenciado pelo fornecedor.

Para recebimentos automáticos no armazém administrativo do cliente, é possível gerar registros de recebimento automático na seção Iniciar recebimentos automáticos (whinh3223m000).

Verificação de recebimentos duplicados

Se Verificar recebimentos duplicados da sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000) estiver selecionado, durante a entrada do recebimento, o aplicativo verificará se o recebimento já está presente.

Se uma duplicata for encontrada, a criação da linha de recebimento será bloqueada e uma mensagem será exibida mostrando o motivo do bloqueio e indicando a linha de recebimento da qual a linha de recebimento bloqueada é uma cópia.

Após recebimento

Depois de ter realizado o recebimento de mercadorias, o recebimento deve ser confirmado. Depois de confirmar as mercadorias, a próxima etapa do procedimento de armazenamento aplicável pode ser realizada.