Ordens de armazenamento

Toda transação de estoque em Armazenamento é iniciada e controlada por uma ordem de armazenamento. De uma simples transferência até um recebimento complicado, uma ou mais ordens de armazenamento controlam o movimento do estoque e o levam em conta. É possível gerar ordens de armazenamento manualmente em Armazenamento ou automaticamente em outros pacotes ou módulos do LN. Por exemplo, uma ordem de venda pode acionar automaticamente uma ordem de armazenamento do tipo Baixa. Uma ordem de compra pode acionar automaticamente uma ordem do tipo Recebimento. O módulo Planejamento do estoque de Armazenamento rastreia transações planejadas de estoque, que são convertidas em ordens de armazenamento.

Por que ordens de armazenamento?

As ordens de armazenamento são necessárias para registrar diferentes tipos de transações de estoque. Essas ordens também são necessárias para centralizar atividades de armazenamento, como as seguintes:

  • registrar baixas e recebimentos reais
  • imprimir documentos de armazenamento
  • confirmar e aprovar baixas e recebimentos
  • rastrear transações de armazenamento
Características da ordem de armazenamento

Uma ordem de armazenamento pode conter várias linhas de ordem de armazenamento. Cada linha da ordem de armazenamento pode conter somente um item. As várias linhas de ordem de uma ordem de armazenamento podem conter diferentes itens ou os mesmos itens.

O tipo de transação de estoque de uma ordem de armazenamento é determinado pela ordem de origem da qual a ordem de armazenamento resulta. Se você inserir manualmente uma ordem de armazenamento, precisará especificar manualmente o tipo de transação de estoque.

O tipo de ordem de armazenamento de uma ordem de armazenamento determina o procedimento padrão para gerir transações de estoque, mas para ordens de armazenamento individuais ou linhas de ordens de armazenamento desse tipo de ordem, é possível ajustar o procedimento padrão. Para obter mais informações, consulte Para definir procedimentos de armazenamento. Para ordens de armazenamento criadas manualmente, é preciso especificar o tipo de ordem de armazenamento manualmente. Para ordens de armazenamento geradas de ordens originadas de outros pacotes, o LN recupera o tipo de ordem de armazenamento da seguinte maneira:

  • se a origem da ordem for Compra ou Programação de compra e a origem da ordem tiver um tipo de ordem de compra ao qual um tipo de ordem de armazenamento esteja vinculado, o LN recupera esse tipo de ordem de armazenamento para a ordem de armazenamento. É possível vincular um tipo de ordem de armazenamento a um tipo de ordem de compra na seção Tipos de ordem de compra (tdpur0194m000)
  • se a origem da ordem for Vendas ou Progr. de vendas, e a origem da ordem tiver um tipo de ordem de venda ao qual o tipo de ordem de armazenamento está vinculado, o LN recupera esse tipo de ordem de armazenamento para a ordem de armazenamento. É possível vincular um tipo de ordem de armazenamento ao tipo de ordem de venda na seção Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000)
  • em todos os outros casos, mesmo que nenhum tipo de ordem de armazenamento tenha sido especificado nos casos supramencionados, o tipo de ordem de armazenamento é determinado pelo tipo de transação de estoque. É possível especificar o tipo de ordem de armazenamento padrão para cada tipo de transação de estoque na seção Tipos de ordem padrão por origem (whinh0120m000).
Nota

Para ordens de armazenamento com origem da ordem Vendas, Progr. de vendas e as ordens criadas manualmente, é possível alterar aos dados da linha de ordem de saída com base no valor definido para o campo Permitir a atualização de linhas de ordem de saída até e incluindo na seção Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000). Essa funcionalidade aplica-se somente aos tipos de ordem dos tipos de transação de estoque Baixa e Transferência.