Para definir procedimentos de armazenamento

Para modelar os fluxos de entrada, armazenamento e saída de mercadorias no seu armazém, é possível definir os procedimentos de armazenamento no LN. Um procedimento de armazenamento inclui várias etapas chamadas atividades que controlam a maneira como as ordens de armazenamento e/ou unidades de gestão são processadas. Uma atividade é realizada usando uma sessão do LN em particular.

Vincular procedimentos de armazenamento para mercadorias de entrada e saída

Inicialmente, você define um procedimento de armazenamento e vincula esse procedimento a um tipo de ordem de armazenamento em particular. Assim, o procedimento de armazenamento é assumido como procedimento padrão para ordens de armazenamento para as quais o tipo de ordem é alocado e as mercadorias são processadas de acordo com o procedimento da ordem em que as mercadorias estão listadas.

Se você usar unidades de gestão para processar a entrada e/ou a saída das mercadorias, as mercadorias serão processadas de acordo com o procedimento de armazenamento das ordens de armazenamento que listam as mercadorias contidas nas unidades de gestão.

É possível ajustar o procedimento padrão para ordens de armazenamento individuais e linhas da ordem de armazenamento desse tipo de ordem de armazenamento. Se você ajustar o procedimento padrão para uma ordem de armazenamento individual desse tipo de ordem, o procedimento ajustado será aplicado às linhas da ordem de entrada e/ou saída da ordem de armazenamento. Também é possível ajustar o procedimento de armazenamento para uma linha da ordem de entrada ou saída individual. Para obter mais informações, consulte Como modificar procedimentos de armazenamento.

Execução automática ou manual das atividades

É possível especificar se uma atividade de um procedimento de armazenamento deve ser realizada manual ou automaticamente. Manualmente significa que o usuário deve realizar a atividade usando a sessão relacionada à atividade. Automático significa que a atividade é realizada automaticamente após a atividade anterior ter sido concluída. Se a primeira atividade for automática para ordens de armazenamento geradas de ordens originadas de outros pacotes, essa atividade será realizada no momento em que a ordem de armazenamento for gerada. Para informações sobre como definir um procedimento de armazenamento e especificar se as atividades do procedimento são realizadas manual ou automaticamente, consulte Como definir um procedimento de armazenamento.

Porém, para acionar o processamento de armazém para ordens de armazenamento cuja primeira atividade esteja definida para processamento automático e que sejam criadas ou geradas manualmente usando Projeto, é preciso clicar em Processar.

O comando Processar está disponível nas sessões a seguir:

  • Ordens de armazenamento (whinh2100m000)
  • Ordem de armazenamento (whinh2100m100)
  • Painel do gerente de armazém (whinh2300m000)
  • Ordens de montagem de armazenamento (whinh2101m000)
  • Linhas de ordem de entrada (whinh2110m000)
  • Linhas de ordem de saída (whinh2120m000)
Como definir um procedimento de armazenamento

Para definir um procedimento de armazenamento, realize as seguintes etapas:

Passo 1. Definir o procedimento

Na sessão Procedimentos de armazenamento (whinh0105m000), defina o código de identificação, a descrição e o tipo de procedimento do procedimento de armazenamento. Os seguintes tipos de procedimento de armazenamento a seguir estão disponíveis:

  • Procedimento de recebimento
    esse procedimento controla os recebimentos de mercadorias
  • Procedimento de inspeção
    o procedimento de inspeção controla a inspeção de mercadorias recebidas no armazém
  • Procedimento de saída
    o procedimento de saída controla a baixa de mercadorias esse procedimento pode incluir inspeções de saída
  • Procedimento exped.
    o procedimento de expedição controla a preparação e a expedição de mercadorias.
Passo 2. Adicionar atividades ao procedimento

Depois de criar um procedimento de armazenamento, é preciso adicionar atividades ao procedimento. Para adicionar atividades, faça o seguinte:

  1. Na sessão Atividades por procedimento (whinh0106m000), no campo Procedimento de armazenamento, selecione o procedimento ao qual deseja adicionar atividades. Assim, o LN exibe as atividades disponíveis relacionadas ao tipo de procedimento do procedimento de armazenamento recém-selecionado. Por exemplo, se você tiver definido um procedimento de recebimento na sessão Procedimentos de armazenamento (whinh0105m000) e selecionar esse procedimento na sessão Atividades por procedimento (whinh0106m000), o LN exibirá as atividades de recebimento disponíveis. Para obter mais informações, consulte Atividades padrão por procedimento.
  2. Para adicionar uma atividade ao procedimento, selecione a caixa de seleção Aplicável ao lado da atividade. Observe que a maioria dos procedimentos tem algumas atividades obrigatórias, como Recebimento de armazém (whinh3512m000) na sessão Procedimento de recebimento ou Gerar aconselhamento de saída (whinh4201m000) em Procedimento de saída. Atividades obrigatórias são pré-selecionadas pelo LN e são somente para leitura. Para obter mais informações, consulte Aplicável.
  3. Para especificar que a atividade adicionada deve ser realizada automaticamente, selecione a caixa de seleção Automático. Se não selecionar essa caixa de seleção, o usuário deverá acionar a atividade manualmente.
  4. Para atividades que envolvam a impressão de documentos, como listas de armazenamento ou documentos de expedição, no campo Disposit. saída, selecione um dos dispositivos de saída disponíveis na sua organização.
Passo 3. Vincular o procedimento ao Tipo de ordem de armazenamento

Para vincular o procedimento às ordens de armazenamento, na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000), vincule o procedimento de armazenamento a um tipo de ordens de armazenamento. Assim, o procedimento de armazenamento é o procedimento padrão para ordens de armazenamento às quais o tipo de ordem esteja alocado.

Passo 4. Vincular o Tipo de ordem de armazenamento à Origem da ordem

Para vincular o tipo de ordem de armazenamento às origens da ordem, na sessão Tipos de ordem padrão por origem (whinh0120m000), vincule o tipo de ordem de armazenamento a uma origem da ordem. Assim, o tipo de ordem de armazenamento (com o procedimento de armazenamento alocado anteriormente) é o tipo de ordem de armazenamento padrão para ordens de armazenamento geradas de ordens da origem da ordem às quais o tipo de ordem de armazenamento esteja vinculado.

Aspectos de desempenho

Manter atividades da linha da ordem de armazenamento no seu sistema depois de a ordem de armazenamento ser fechada resulta em aumento considerável dos dados. Se você não desejar remover ordens de armazenamento com o status Fechado, uma maneira alternativa de reduzir o número de registros no seu sistema é remover as atividades da linha de ordem de ordens fechadas. Para isso, na sessão Remover ordens de armazenamento (whinh2250m000), selecione a caixa de seleção Atividades em linha das ordens fechadas. Para obter mais informações, consulte Remover atividades em linha de ordem de ordens fechadas.