avaliação de estoque

Os métodos de avaliação resultam em um valor de estoque em particular na contabilidade. No entanto, o valor de mercado do estoque às vezes pode ser inferior ao valor do estoque na contabilidade, por exemplo, quando os preços de itens caem ou quando os itens estão quase no fim do seu ciclo de vida. Assim, o valor na contabilidade nem sempre representa mais o valor real do estoque.

As Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS) exigem, em alguns casos, relatar o valor de mercado do estoque, em vez do valor de estoque determinado pelos preços de compra originais. O valor de mercado pode fornecer uma ideia melhor sobre o valor real do estoque. Relatar valor do estoque com base nos valores de mercado, em vez dos preços de compra (mais altos), também é chamado de menor custo ou valor de mercado (LCMV).

É possível escolher reavaliar ou não o valor de estoque de acordo com o valor de mercado. Assim, estão disponíveis as seguintes opções:

  • Relatar o valor de estoque sem reavaliação
    O valor do estoque é determinado utilizando valores de mercado. No entanto, essa valoração de mercado do estoque somente é temporária. No início do próximo período financeiro, é usado o valor do estoque original (com base nos preços de compra).
  • Relatar o valor de estoque com reavaliação
    O valor do estoque é determinado utilizando valores de mercado. Depois disso, o estoque é reavaliado com o valor de mercado. Assim, no início do próximo período financeiro, o valor de mercado é usado como o novo valor de estoque.
Valores de mercado em Armazenamento

No LN, é possível usar os valores de mercado para avaliar o estoque de itens comprados, bem como para itens fabricados. Os valores de mercado podem ser inseridos na sessão Valores de mercado (whina1118m000).

Os valores de mercado, que são preços de compra aprovados ou preços inseridos manualmente são usados nas seguintes sessões:

  • Executar avaliação de estoque (whina1210m000)

    Se, na guia Diferença, sob Comparar valor de estoque com, uma das seguintes opções for selecionada:

    • Valor de mercado (incluindo sobretaxas)
    • Valor de mercado (excluindo sobretaxas)
  • Alterar método de avaliação (whina1232m000)
    Se, depois de alterar o método de avaliação, o valor do estoque precisar ser igual ao valor de mercado.
  • Correção de custos reais (whina1230m000)
    Se o método de avaliação for Prim. a entrar, prim. a sair (PEPS), Último a entrar, primeiro a sair (UEPS), Preço de lote (lote), Preço do número de série (nº série) ou Média móvel de custo unitário (MAUC) e o valor de estoque precisar ser igual ao menor entre o valor do estoque atual e o valor de mercado.
  • Calcular custo padrão (ticpr2210m000)
    Se o método de avaliação for Custo padrão e o novo custo padrão (e valor de estoque) precisar ser igual ao menor entre o custo padrão atual e valor de mercado.

Se o valor mercado de um item inserido na sessão Valores de mercado (whina1118m000) for inferior ao preço de compra original do item, o valor de mercado será usado para calcular o preço de valoração.

Exemplo método de avaliação de Custo padrão

O valor do estoque é obtido multiplicando o estoque pelo custo padrão dos itens. A cada dia útil, o estoque será alterado por transações, e o custo padrão será válido por um período específico. Para calcular o valor do estoque de uma data em particular no passado, multiplique o custo padrão e o estoque naquela data.

Nota

Use a sessão Executar avaliação de estoque (whina1210m000) para realizar cálculos em uma execução. Os cálculos são realizados com base nos métodos de avaliação usados.

Tópico relacionados