Ordem de serviço (tssoc2100m100)

Utilize esta sessão para visualizar, realizar a manutenção ou criar ordens de serviço. É possível realizar várias tarefas financeiras e logísticas relacionadas a uma ordem de serviço, a atividades da ordem de serviço e as linhas de custo.

Utilize as opções a seguir para visualizar as ordens relacionadas dentro do pacote de serviço e as ordens relacionadas originárias de pacotes como Compra, Fabricação e Armazém:

  • Relacionado a:
    Inicia a Estrutura de navegador gráfico, que exibe as ordens originárias da ordem atual.
  • Relacionado de:
    Inicia a Estrutura de navegador gráfico, que exibe as ordens originárias da ordem específica.

A Estrutura de navegador gráfico permite visualizar relações multinível das ordens. Os detalhes podem ser visualizados utilizando as seguintes opções:

  • Visualizar detalhes:
    Utilize essa opção para visualizar os detalhes da ordem relacionada.
  • Inverter árvore:
    Utilize essa opção para iniciar a Estrutura de navegador gráfico em modo inverso a partir da ordem selecionada. Por exemplo, se você abrir a Estrutura de navegador gráfico no modo Relacionado a, poderá utilizar a opção de inversão para visualizar as ordens no modo Relacionado de.
Nota

Utilize a opção Recalcular preço/descontos de toda a ordem para recuperar os preços padrão das linhas de custo e fatura relacionadas à linha de atividade ou ordem de serviço do contrato de serviço. Essa opção será desativada se não for possível modificar o preço das linhas de custo, atividades e linhas de fatura relacionadas.

Para revisar os custos reais e estimados de material, mão de obra e outros custos, você pode utilizar as seguintes sessões satélites:

  • Custo dos materiais da ordem de serviço (tssoc2122m000)
  • Custos de mão de obra de ordem de serviço (tssoc2132m000)
  • Outros custos da ordem de serviço (tssoc2142m000)

Se nenhum perfil do usuário tiver sido definido para o usuário atual na sessão Perfis usuário serviço (tsmdm1150m000), essas sessões serão exibidas em vez das sessões de custos reais e estimados.

Para obter mais informações sobre a exibição das várias sessões satélites para essa sessão de MMT, consulte:

As seguintes tarefas podem ser realizadas:

  • Visualizar, manter e criar uma ordem de serviço. Para criar uma nova ordem de serviço, você pode clicar em Novo na barra de ferramentas. Você também deve inserir os detalhes e salvar o registro.
  • Visualizar, manter e criar atividades de ordem de serviço. Para cada ordem de serviço, você deve inserir pelo menos uma atividade de ordem de serviço. A adição de uma atividade de ordem de serviço é fundamental para a execução da ordem de serviço.
  • Visualizar, manter e estimar linhas de custo: Você pode inserir detalhes financeiros relacionados a linhas de material, mão de obra e outros custos para a ordem de serviço.

 

Ordem de serviço
O número utilizado para identificar a ordem de serviço.

Ao criar uma ordem de serviço na sessão de detalhes, você seleciona uma série à qual a ordem de serviço deve ser atribuída e o LN gera um número para a ordem de serviço.

Descrição
Se a ordem de serviço for criada para um cliente externo, esse campo exibirá o nome do parceiro de negócios cliente.

Se a ordem de serviço for criada para um parceiro de negócios interno, esse campo exibirá a descrição do departamento de serviço que realiza a ordem de serviço.

Status da ordem de serviço
O status atual da ordem de serviço.
Grupo de instalação
O grupo de instalação para o qual a ordem de serviço é criada.
Nota

O valor assumido como padrão nesse campo é o grupo de instalação vinculado ao item serializado.

Descrição
O nome ou descrição do grupo de instalação.
Descrição
O nome do departamento.
Item
O item para o qual a ordem de serviço é criada. É possível especificar um item anônimo ou um item serializado.
Nota
  • Esse campo será desativado se o Status da ordem de serviço estiver definido como um valor diferente de Livre ou Planejado.
  • O Tipo de item não deve ser definido como Genérico na sessão Itens (tcibd0501m000).
  • Você deverá especificar esse valor se o Número de série tiver sido especificado e a caixa de seleção Campo com item vazio permitido estiver desmarcada na sessão Parâmetros de gestão de configuração (tscfg0100m000).
  • O item serializado deve fazer parte do Grupo de instalação especificado.
Número de série
O número de série do item.
Nota
  • Esse campo será desativado se o status da ordem de serviço estiver definido como um valor diferente de Livre ou Planejado.
  • Esse campo é aplicável se:
    • o Status do item serializado estiver definido como Ativo, Condição de trabalho ou Com defeito e não estiver definido como Substituído na sessão Itens serializados (tscfg2100m000).
    • o item serializado estiver vinculado ao Grupo de instalação especificado.
    • o item serializado for do tipo Ferramenta que deve ser recondicionada e o Status não estiver definido como Novo ou Bloqueada.
  • Você deverá especificar esse valor se o item não for um item de serviço.
Descrição
A descrição ou nome do código.
Contato
O contato do parceiro de negócios cliente.
Nota

O padrão para esse valor é baseado no Parceiro de negócios cliente, Grupo de instalação, Item e Número de série.

Parceiro de negócios cliente
Se a ordem de serviço for criada para um cliente externo, esse campo exibirá o nome do parceiro de negócios cliente.

Se a ordem de serviço for criada para um parceiro de negócios interno, esse campo exibirá a descrição do departamento de serviço que executa a ordem de serviço.

Nota

O valor padrão é obtido:

  • o parceiro de negócios cliente vinculado ao Item e/ou ao Grupo de instalação.
  • o parceiro de negócios cliente vinculado ao parceiro de negócios faturado se o PN cliente não está vinculado ao item serializado/grupo de instalação.
  • o parceiro de negócios cliente do Projeto, se especificado e se o parceiro de negócios cliente não está vinculado ao parceiro de negócios faturado.

O Infor LN utiliza a seguinte sequência de pesquisa para estabelecer o padrão para esse valor:

  1. o parceiro de negócios cliente vinculado ao Item e/ou ao Grupo de instalação, se especificado.
  2. o parceiro de negócios cliente vinculado ao parceiro de negócios faturado, se especificado.
  3. o parceiro de negócios cliente do Projeto, se especificado.
Parceiro comprador
O nome do parceiro de negócios cliente.
Reclamação de garantia
Marque essa caixa de seleção quando uma ordem de serviço estiver relacionada a uma garantia do distribuidor. O serviço é realizado pelo distribuidor para um cliente em nome do fabricante do equipamento original. A caixa de seleção é ativada até que uma linha de custo seja criada para uma ordem de serviço.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o campo Método de reclamação será ativado.

Importante!

Se esta caixa de controle estiver selecionada, será criado um cabeçalho da reclamação vinculado à ordem de serviço. Uma linha de reclamação é criada quando você cria uma linha de custo de material/mão de obra/outros custos para uma ordem de serviço.

Projeto
O código que identifica de maneira exclusiva o projeto ao qual a ordem de serviço/linha de atividade de ordem de serviço está vinculada.
Descrição
A descrição ou nome do código.
Departamento de serviço
O departamento de serviço que realiza a ordem de serviço.
Nota

O valor padrão é obtido:

  • a sessão Perfis usuário serviço (tsmdm1150m000).
  • da sessão Itens serializados (tscfg2100m000) se o item serializado for especificado.
  • da sessão Grupos de instalação (tsbsc1100m000), se esse valor não for especificado na sessão Itens serializados (tscfg2100m000).
Descrição
A descrição ou nome do código.
Engenheiro de serviço
O funcionário de serviço preferencial para executar a ordem de serviço.

O engenheiro de serviço pode ser alocado à ordem de serviço das seguintes maneiras:

Nota
  • Esse campo poderá ser preenchido somente se o status da ordem de serviço for Livre, Planejado ou Liberado.
  • A alteração do funcionário de serviço no cabeçalho da ordem resulta em uma alteração no veículo de serviço, o que, por sua vez, produz alterações no armazém real das linhas de material com o tipo de entrega Do armazém em veículo e no destino das ordens de transferência e baixa do armazém.
Descrição
O nome do engenheiro de serviço.
Contrato de cobertura
O código do contrato de serviço.
Nota

O padrão para esse valor é baseado no Grupo de instalação, Item, Número de série e Tempo de cobertura especificados.

Tipo de serviço
O código do tipo de serviço.
Nota
  • O padrão desse valor será obtido da sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000) conforme o processo pelo qual a ordem de serviço é criada. O padrão desse valor será obtido do campo Garantia de reparo se o Item for coberto por uma garantia.
  • Se o tipo de serviço tiver um modelo de usuário de serviço vinculado, que tenha linhas de custo padrão especificadas na sessão Modelos de usuário serviço (tsmdm1660m000), o LN assumirá como padrão as linhas de custo ativas nas sessões das linhas de custo da ordem de serviço somente quando uma nova atividade de ordem de serviço for criada.
  • Você pode definir um tipo de ordem de armazém de baixa e recebimento para um tipo de serviço na sessão Tipos de serviços (tsmdm0130m000). Se uma ordem de armazém for criada para uma ordem de serviço, o LN selecionará o Tipo de ordemde armazémpara emissão ou o Tipo de ordemde armazémpara rec. definido para o tipo de serviço.
  • Se um tipo de ordem de armazém de Baixa e Recebimento não estiver definido como o tipo de serviço, o LN selecionará o Tipo de ordem de armazenamento padrão definido na sessão Tipos de ordem padrão por origem (whinh0120m000).
Descrição
O nome ou descrição do tipo de serviço.
Usar cálculo de cobertura para estimativas
Indica que é possível realizar a manutenção dos valores de venda e custos para as linhas de custo estimado que o Infor LN cria para as linhas de custo da ordem de serviço vinculadas à ordem de serviço selecionada.
Nota

O padrão desse valor será obtido da sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000), quando uma ordem de serviço é criada. Não é possível modificar essa configuração.

Preço de vendas estimado
O preço de venda estimado para a ordem de serviço antes de a ordem ser Liberado.
Nota
  • Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Usar cálculo de cobertura para estimativas estiver marcada na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000) e nesta sessão.
  • O padrão desse valor será obtido do campo Preço de venda somente se:
    • O Método de preço estiver definido como Preço de ordem fixo.
    • O Status da ordem de serviço é definido como Livre ou Planejado.
Proced. ordem
Classifica a natureza das atividades de serviço que são necessárias. Existem dois procedimentos predefinidos no Serviço: Normal e Emergência.

Valor padrão

O procedimento de ordem vinculado ao tipo de serviço selecionado.

Endereço
O local e endereço do PN cliente.
Nota

O Infor LN utiliza a seguinte sequência de pesquisa para determinar o endereço padrão vinculado a:

  1. o Grupo de instalação ou o Item e o Número de série, se especificado.
  2. o parceiro de negócios receptor vinculado ao Parceiro de negócios cliente, se especificado.
  3. o Parceiro de negócios cliente, se especificado.
  4. o Projeto, se especificado.
Método de reclamação
O método pelo qual o fabricante do equipamento original (OEM) reembolsa o distribuidor. O OEM reembolsa o distribuidor pelo serviço prestado pelo distribuidor ao cliente em nome do OEM.
Nota

O campo é ativado somente quando a caixa de seleção Reclamação de garantia é marcada. A opção será desativada e o valor definido como Não aplicável se a caixa de seleção Reclamação de garantia estiver desmarcada.

Os valores disponíveis são:

  • Reembolsar o material O método de reclamação Reembolsar o material aplica-se somente no caso de linhas de custo de materiais. O valor assumido como padrão no campo Tipo de entrega nos Custos estimados de material de ordem de serviço (tssoc2120m000) e nos Custos reais de material de ordem de serviço (tssoc2121m000) é baseado nas configurações da sessão Itens - Serviço (tsmdm2100m000). É possível alterar o valor. O tipo de entrega padrão é um dos seguintes:
    • Do armazém
    • Do estoque de serviço
    Os outros dois tipos de entrega que o usuário também pode utilizar são:
    • Entrega direta do fornecedor
    • Para armazém
  • Reembolsar os custos O método de reclamação Reembolsar os custos aplica-se quando o OEM reembolsa ao distribuidor o custo do material consumido no reparo. Além disso, o método de reclamação para linhas de mão de obra e outros custos sempre é Reembolsar os custos. O valor padrão no campo Tipo de entrega sempre é Entrega direta do fornecedor. Você pode alterar o valor
Duração da ordem
O tempo necessário para executar a ordem de serviço, que é a duração de todas as atividades da ordem de serviço relacionadas. Esse valor é assumido como padrão com base no tipo de serviço, engenheiro preferencial, grupo de instalação, item serializado, número de série do item e departamento de serviço especificados.
  • A duração não pode ser inserida no cabeçalho da ordem.
  • A duração é determinada como a duração entre a data inicial planejada e a data final planejada do cabeçalho da ordem com base na disponibilidade dos calendários.
Nota

Esse valor é assumido como padrão com base no Tipo de serviço, Engenheiro preferencial, Grupo de instalação, Item, Número de série e Departamento de serviço especificados.

Duração viagem
O valor de tempo necessário ao engenheiro de serviço para a viagem até o local onde a ordem de serviço deve ser implementada. Esse valor é assumido como padrão baseado no item serializado, número de série, grupo de instalação, área de serviço e departamento de serviço especificados.

Valor padrão

O tempo de viagem especificado para o grupo de instalação da ordem de serviço na sessão Grupos de instalação (tsbsc1100m000).

Nota
  • Esse campo será ativado somente se o campo Método de planejamento de viagem estiver definido como Baseado na ordem.
  • O padrão para esse valor é baseado no Item, Número de série, Grupo de instalação, Área de serviço e Departamento de serviço especificados.
Data inicial planejada
A data até a qual a ordem de serviço deve ser iniciada.
Nota
  • Esse campo é ativado somente para ordens de serviço com o status Livre, Planejado ou Liberado.
  • Se você adicionar uma atividade à ordem de serviço com uma data inicial planejada (PST) anterior ao valor inserido nesse campo, o LN atualizará esse campo com o valor da PST da atividade.
Data final planejada
A data planejada para a finalização da ordem de serviço. Esse valor é assumido como padrão com base na duração da ordem, engenheiro preferencial, grupo de instalação, item serializado, número de série do item e departamento de serviço especificados.

Se você adicionar uma atividade da ordem de serviço com uma Data final planejada (PFT) posterior ao valor inserido nesse campo, o LN atualizará esse campo com o valor da PFT da atividade.

Nota

Esse campo é ativado somente para ordens de serviço com o status Livre, Planejado ou Liberado.

Primeira data inicial
A primeira data em que a ordem de serviço está planejada para começar.

Essa data é utilizada como a data de entrega planejada para alocar os materiais necessários em um armazém ou como a data de entrega planejada para itens a serem comprados.

Nota
  • A primeira data inicial do cabeçalho é determinada subtraindo o menor tempo ocioso da data inicial planejada do cabeçalho.
Última data final
A última data em que a ordem de serviço está planejada para terminar.
Nota
  • A última data final do cabeçalho é determinada adicionando o menor tempo ocioso à data final planejada do cabeçalho.
Compromisso
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um compromisso com o parceiro de negócios cliente será confirmado.
Restrição de baixa de material
O nível em que todo o material deve ser totalmente expedido.
Nota
  • O LN adota como padrão o valor obtido na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000).
  • Esse campo será desativado se:
    • O Status da Ordem de serviço é definido como Concluído.
    • Para uma Ordem de serviço Liberado, existe uma ordem de armazém relacionada que não pode ser modificada.
Contrato de preços
O contrato vinculado à linha de ordem de serviço para a qual o preço de contrato está definido.
Nota

O padrão para esse valor é baseado no Grupo de instalação, Tempo de cobertura, Item e Número de série.

Alteração de contrato de preços
O número que identifica o número de alteração do contrato ativo no momento da vinculação. A ordem utiliza os termos do contrato que estão ativados para esse número de alteração do contrato.
Nota

O padrão para esse valor é baseado no Grupo de instalação, Tempo de cobertura, Item e Número de série.

Linha de contrato de preços
Linha de configuração do contrato vinculada à linha de ordem de serviço para a qual o preço de contrato está definido.
Nota

O padrão para esse valor é baseado no Grupo de instalação, Item, Número de série e Tempo de cobertura especificados.

Método de preço
O método de fixação de preços que o Infor LN utiliza para faturar a ordem de serviço.
Nota
  • Esse campo será desativado se o Contrato de preços for especificado.
  • O padrão para esse valor é baseado no Grupo de instalação, Item, Número de série, Parceiro de negócios cliente, Tipo de serviço, Cotação da ordem de serviço, Projeto e Tempo de cobertura.

Se o campo Método de preço estiver definido como Preço de ordem fixo, será criado um registro na sessão Preços fixos da ordem de serviço (tssoc2115m000).

Origem de preço
A origem da qual o preço de venda é recuperado.

Valores permitidos

Origem de preço

Valor padrão

Não aplicável

Preço de venda
O preço de venda para a ordem de serviço. Esse preço é expresso na moeda especificada no campo Moeda.
Nota
  • Esse campo será aplicável somente se o Método de preço estiver definido como Preço de ordem fixo.
  • Esse campo será ativado somente se o campo Status da ordem estiver definido como Livre, Planejado ou Liberado.
  • Quando o contrato de preços é especificado para a ordem de serviço, o Infor LN assume como padrão o preço de venda (preço de ordem fixo) da sessão Termos de preço fixo (tsctm1111m000) com base nos seguintes critérios:
    • O Roteiro mestre/ Opções de roteiro especificado na sessão Termos de preço fixo (tsctm1111m000) deve igual ao especificado para a ordem de serviço.
    • Se os critérios acima não forem cumpridos, o Nível de preço deverá ser definido como Qualquer ordem na sessão Termos de preço fixo (tsctm1111m000).
  • Quando o contrato de preços não for especificado, mas a opção de roteiro/roteiro mestre for especificada para a ordem de serviço, o Infor LN assumirá como padrão o preço de venda da sessão Roteiros mestres (tsacm1101m100)/ Opções de roteiro (tsacm1101m200) se a caixa de seleção Preço fixo estiver marcada.
Roteiro mestre
O roteiro mestre utilizado para determinar o preço de ordem fixo para a ordem de serviço.
Nota
  • Esse campo será aplicável somente se a caixa de seleção Usar roteiro mestre estiver marcada na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000).
  • Para esse roteiro mestre, o campo Uso da atividade deve estar definido como Serviço de campo ou Geral na sessão Roteiros mestres (tsacm1101m100).
  • Esse campo será ativado somente se o campo Status da ordem estiver definido como Livre, Planejado ou Liberado.
  • O Infor LN assumirá como padrão o valor da sessão Roteiros mestres (tsacm1101m100) se o roteiro mestre tiver sido especificado para a ordem de serviço. Caso uma cotação da ordem de serviço esteja vinculada à ordem de serviço, o Infor LN assumirá como padrão o valor da sessão Cotações de ordem de serviço (tssoc1100m000).
Opções de roteiro
A opção de roteiro utilizada para determinar o preço de ordem fixo para a ordem de serviço.
Nota
  • Esse campo será aplicável somente se a caixa de seleção Usar roteiro mestre estiver marcada na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000) e o roteiro mestre estiver especificado.
  • Esse valor deve estar vinculado ao Roteiro mestre na sessão Opções de roteiro (tsacm1101m200).
  • Esse campo será ativado somente se o campo Status da ordem estiver definido como Livre, Planejado ou Liberado.
  • O Infor LN assume como padrão o valor da opção de roteiro vinculada ao Roteiro mestre especificado.
Material
Status de verificação de estoque
O status do estoque geral para todas as linhas de material pertencentes à ordem.

Valores permitidos

Status do estoque

Estoque ATP disponível
Indica se o estoque para todas as linhas de material pertencentes à ordem, calculado pela verificação de ATP, está disponível.
Data disponível
Última data ATP para todas as linhas de material pertencentes à ordem.
Data de verificação
Última verificação de ATP na data para todas as linhas de material pertencentes à ordem.
Estoque planejado disponível
Indica se o estoque para todas as linhas de material pertencentes à ordem, calculado pela verificação de estoque planejado, está disponível.
Data disponível
Última data disponível planejada para todas as linhas de material pertencentes à ordem.
Data de verificação
Última data de verificação planejada para todas as linhas de material pertencentes à ordem.
Estoque disponível
Indica se o estoque para todas as linhas de material pertencentes à ordem, calculado pela verificação de estoque disponível, está disponível.
Data de verificação
Última data de verificação de estoque disponível para todas as linhas de material pertencentes à ordem.
Valor estimado da ordem
O valor total de venda do cabeçalho, das atividades e das linhas de custo estimado. Esse preço é expresso na Moeda especificada.
Valor real da ordem
O valor total de venda do cabeçalho, das atividades e das linhas de custo real. Esse preço é expresso na Moeda especificada.
Contrat ignorado
Se essa caixa de seleção estiver marcada/desmarcada, os seguintes cenários serão possíveis:
  • Se essa caixa de seleção estiver selecionada e os campos Contrato de preços, Alteração de contrato de preços e Linha de contrato de preços forem especificados, um contrato de serviço válido será vinculado e o preço de venda do contrato de serviço será substituído.
  • Se essa caixa de seleção estiver selecionada e os campos Contrato de preços, Alteração de contrato de preços e Contrato de preços não forem especificados, um contrato de serviço não será vinculado.
  • Se essa caixa de seleção não estiver selecionada e os campos Contrato de preços, Alteração de contrato de preços e Linha de contrato de preços forem especificados, haverá um contrato de serviço válido e os dados de termos de preço serão utilizados.
  • Se essa caixa de seleção não estiver selecionada e os campos Contrato de preços, Alteração de contrato de preços e Linha de contrato de preços não forem especificados, não haverá um contrato de serviço válido.
Nota

Este é um campo de exibição.

Esse campo ficará visível somente se a caixa de seleção Usar preços em contratos de serviço estiver marcada na sessão Parâmetros de gestão de contrato (tsctm0100m000).

 

Gerar
Gera um novo número de série para o item serializado.
Apontamento de horas
Utilize essa opção para manter o apontamento de horas para a ordem de serviço.
Liberar
Define o status da ordem de serviço de Livre para Liberado. As atividades da ordem de serviço selecionadas são liberadas independentemente do status do cabeçalho, que pode ser Livre ou Planejado. O status das atividades de ordem de serviço que não estão selecionadas para liberação permanece inalterado.
Concluir
Define o status de uma ordem de serviço de Liberado para Concluído.
Custear
Utilize essa opção para calcular o custo para a ordem de serviço.
Estoque de baixa para ordem
Baixa o estoque do armazém.
Vincular/desvincular contrato
Permite ao usuário vincular ou desvincular o contrato de serviço dos termos de preço.
  • Essa opção será ativada somente se o contrato de preços estiver definido para o contrato de serviço.
  • Essa opção ficará visível somente se a caixa de verificação Usar preços em contratos de serviço estiver selecionada na seção Parâmetros de gestão de contrato (tsctm0100m000).
Transferir à reclamação do fornecedor
Transfere todas as linhas de ordem de serviço para a sessão Solicitações de reclamação de fornecedor (tscmm1114m000). O comando de formulário será ativado somente se as linhas de ordem de serviço forem liberadas e uma das linhas deve ser Custeado. Durante o processo, uma mensagem será emitida para todas as linhas que não possam ser transferidas.