Processo de planejamento de grupo

Para gerar o plano, o LN faz o seguinte:

Passo 1. O LN preenche as atividades no planejamento de grupo com base nos atributos de planejamento
  • O planejamento de grupo preenche as atividades selecionadas nos grupos. Atividades de serviço são agrupadas em conjuntos de atividades e grupos, com base nos atributos de planejamento. Os conjuntos de atividades sempre fazem parte de um grupo.
  • Os grupos de atividades são planejados paralelamente ao tempo e os conjuntos de atividades, dentro de um grupo, são planejados sequencialmente no tempo. Sequências de grupo com o Método grupo definido como Paralelo são utilizadas para gerar grupos. Sequências de grupo com Método grupo definido como Sequencial são utilizadas para gerar conjuntos de atividades dentro de um grupo.

Nota: Se o conjunto de atividades estiver congelado, o LN não permitirá que você adicione ordens a uma atividade existente, mas novas ordens podem ser adicionadas manualmente a um conjunto de atividades. O LN permite adicionar manualmente novas ordens de serviço a um plano existente, mesmo que o conjunto de atividades esteja congelado.

Passo 2. Classificar as atividades

O LN classifica as atividades em grupos e conjuntos de atividades. Por padrão, a classificação se baseia na última data final. Cada conjunto de atividades contém uma ordem com a última data final mais anterior, que também é a primeira data em que o conjunto de atividades pode iniciar e ser utilizado para a classificação.

Passo 3. Plano futuro com base no calendário

O LN planeja as atividades classificadas levando em conta as janelas de tempo. O planejamento é baseado no parâmetro Planejar para frente na sessão Gerar plano (tsspc3200m000).

Nota: O planejamento também pode se basear na rota. Use o parâmetro Método de planejamento na sessão Parâmetros de planejamento de serviço (tsspc0100m000).

Passo 4. Modificar o plano manualmente

O LN permite modificar o plano em dois níveis:

  • No nível do grupo: Move conjuntos de atividades de um grupo para outro
  • Dentro de um grupo:
    • Muda a sequência dos conjuntos de atividades
    • Reprogramação do conjunto de atividades específico a partir da data inicial/final determinada do usuário
    • Divide os conjuntos de atividades
    • Adiciona ordens (urgentes) ao conjunto de atividades
    • Altera a sequência de ordens em um grupo

Por exemplo, em um dia, quando a carga de trabalho dentro de um grupo é satisfatória, o usuário pode mesclar todos os conjuntos de atividades em um grupo, resultando em uma única combinação de grupo e conjunto de atividades com muitas ordens de serviço. Essas ordens de serviço podem ser sequenciadas novamente antes que o plano seja congelado. Nota A mescla de conjuntos de atividades provoca a reclassificação e o replanejamento

Passo 5. Atribuir recursos

É possível atribuir engenheiros à atividade:

  • Manualmente
  • Automaticamente

É possível definir até 20 habilidades para uma atividade. As habilidades necessárias para a atividade devem corresponder ao funcionário atribuído entre a data inicial e a data final planejada.

Use o módulo Planejamento de grupo para criar um grupo de atividades ou grupos de trabalho a serem executados e que podem ser atribuídos a um funcionário/recurso.

O LN permite atribuir os recursos nestes níveis:

  • No nível do grupo (com base na característica): Os grupos são criados para atividades com características ou atributos semelhantes. Por Exemplo, todas as lavadoras, lavadoras de louça e condicionadores de ar são classificados em 3 grupos. Lavadoras: Marc, John e Hank. Lava-louça: Peter e Dave. Condicionador: Marco. O LN atribuirá o recurso se as características do grupo e do funcionário forem semelhantes. Se vários recursos forem semelhantes, o LN exibirá a lista dos funcionários e o planejador poderá selecionar manualmente um dos engenheiros. Se um único recurso for semelhante, o LN atribuirá o recurso. Como alternativa, os recursos podem ser atribuídos com base na regra de prioridade. Para mais informações, consulte o Regra de prioridade.
  • No nível do conjunto de atividades. O recurso do nível de grupo é o recurso atribuído. Conjuntos de atividades individuais não podem ser atribuídos a funcionários. Quando um conjunto de atividades é atribuído a outro funcionário, o conjunto de atividades pode ser movido para outro grupo atribuído a outro recurso. A atribuição também pode ser alterada na ordem de serviço.

Nota O LN permite gerar uma atribuição padrão. É possível atribuir um engenheiro diretamente a uma ordem de serviço, com base no tipo de serviço. Entretanto, a atribuição gerada pelo planejamento de grupo é considerada antes da atribuição padrão.

Passo 6. Recalcular a data inicial e a data final planejada

O LN calcula as novas datas inicial e final. Quando as novas datas inicial e final planejadas são conhecidas, inclusive as durações das viagens, a sobra ou falta de tempo para todos os grupos atribuídos a um recurso pode ser exibida ao usuário (planejador).

Passo 7. Liberar planejamento de grupo

Os dados da atividade de planejamento de grupo são copiados para as atividades de ordem de serviço, atividades de ordem de trabalho e atividades planejadas correspondentes usando as atividades de atualização da sessão Planejamento de grupo. Para ordens de serviço, os campos atualizados de data/hora da viagem também são copiados. Use a sessão Liberar plano (tsspc3240m000) para liberar o plano de grupo.

Nota O LN permite excluir os grupos do planejamento de grupo quando os recursos e as datas inicial e final planejadas são atualizados.