Rastreamento do projeto no reparo na oficina

Visualização geral

Em Serviço, é possível implementar o rastreamento do projeto no módulo Reparo na oficina. É possível rastrear o custo do serviço a um projeto, elemento e/ou atividade.

Para rastrear um projeto, especifique as informações de projeto, elemento e/ou atividade para o chamado, contrato, cotação de vendas de manutenção, ordens de venda de manutenção ou ordens de trabalho. Selecione a caixa de seleção Rastreabilidade de projeto necessario na sessão Itens (tcibd0501m000) caso a definição do ID de PCA seja obrigatória para rastrear um custo do item no projeto.

Início da transação rastreada

A rastreabilidade é iniciada somente quando é iniciado um processo de negócios para transações que registram custos reais. Por Exemplo Chamados e ordens de venda de manutenção.

A Conta de custo do projeto é uma conta em que o custo é rastreado. Os custos são rastreados através do ID de conta de custo do projeto. É possível preencher o ID de PCA:

  • Inserindo o ID de PCA ao criar um novo chamado, contrato, cotação de vendas de manutenção, ordem de venda de manutenção ou ordem de trabalho externa.
  • Especificando o ID de PCA no contrato de serviço. Também é possível inserir o ID de PCA manualmente.
Propagação da rastreabilidade no processo de reparo na oficina

O ID de PCA é propagado para a transação resultante ( Exemplo, do chamado para a MSO para a Ordem de trabalho). É possível alterar o ID de PCA até que o status do chamado/contrato/cotação de vendas de manutenção/ordem de venda de manutenção/ordem de trabalho seja alterado.

Propagação da rastreabilidade para o contrato de serviço e as linhas de configuração

Em Serviço, o contrato de serviço pode determinar se o chamado/contrato/cotação de vendas de manutenção/ordem de venda de manutenção/ordem de trabalho vinculado ao contrato de serviço recuperará o ID de PCA do contrato. Por padrão, as linhas de configuração recuperam o ID de PCA do cabeçalho do contrato de serviço. Esses IDs de PCA na linha de configuração são propagados para as linhas de cotação de vendas de manutenção, linhas de peças de ordem de venda de manutenção e ordens de trabalho.

Nota

É possível definir o ID de PCA dos contratos de serviço com o status 'Livre' ou 'Ativo'.

Propagação da rastreabilidade para um chamado

O ID de PCA do chamado é recuperado do cabeçalho do contrato de serviço por padrão, caso o chamado esteja relacionado a um contrato de serviço. É possível especificar ou modificar o ID de PCA caso o status do chamado seja ‘Livre’. É necessário especificar o motivo da modificação.

Se o chamado for resolvido sem ser transferido ( Exemplo para uma ordem de venda de manutenção ou ordem de serviço), o chamado poderá ser faturado. Os custos são registrados para as PCAs correspondentes. O componente de custo é utilizado para identificar o tipo de custo do projeto apropriado usando o mapeamento de custos na sessão Mapeamentos de custo (tcmcs0149m000).

Propagação da rastreabilidade para as cotações de vendas de manutenção

O LN adota como padrão o ID de PCA da linha de cabeçalho da cotação, de um chamado de serviço, de uma linha de peças de ordem de venda de manutenção ou ordem de trabalho. Se o ID do PCA não adotar um padrão a partir dessas origens, o LN adotará como padrão o ID da linha de configuração do contrato de serviço se o item serializado estiver vinculado a um contrato de serviço. É possível especificar ou alterar o ID do PCA caso o status da cotação das vendas de manutenção seja "Livre".

Propagação da rastreabilidade para a ordem de venda de manutenção

O LN adota como padrão o ID de PCA da ordem de venda de manutenção, do chamado original ou da cotação de vendas de manutenção. O ID de PCA da linha de peças da ordem é adotado como padrão a partir de um chamado de serviço ou linha de peça de ordem de venda de manutenção. Se o ID do PCA não adotar um padrão a partir dessas origens, o LN adotará como padrão o ID da linha de configuração do contrato de serviço, caso o item serializado esteja vinculado a um contrato de serviço. É possível inserir ou alterar o ID do PCA caso o status da cotação das vendas de manutenção seja "Livre".

Propagação da rastreabilidade para a ordem de trabalho referente à linha de peças de MSO

Por padrão, o ID de PCA é recuperado da ordem de venda de manutenção. Se o grupo de instalação ou o item estiver vinculado a um contrato de serviço, o ID de PCA será recuperado da linha de configuração do contrato de serviço. Se o ID do PCA não adotar um padrão a partir dessas origens, o LN adotará como padrão o ID da linha de configuração do contrato de serviço, caso o item serializado esteja vinculado a um contrato de serviço. É possível especificar ou alterar o ID do PCA caso o status da cotação das vendas de manutenção seja "Livre".

Propagação da rastreabilidade à ordem de trabalho vinculada a ou originada de uma ordem de venda de manutenção

O LN adota como padrão o ID de PCA da ordem de trabalho (vinculada a/originada de uma ordem de venda de manutenção) da linha de configuração do contrato de serviço, caso o item serializado esteja vinculado a um contrato de serviço. Se o ID do PCA não adotar um padrão a partir dessas origens, o LN adotará como padrão o ID da linha de configuração do contrato de serviço, caso o item serializado esteja vinculado a contratos de serviço. É possível especificar ou alterar o ID do PCA caso o status da cotação das vendas de manutenção seja "Livre".

Propagação da rastreabilidade para a ordem de trabalho de acompanhamento

Por padrão, o ID de PCA é recuperado da ordem de trabalho que está se iniciando. Se o grupo de instalação ou o item estiver vinculado a um contrato de serviço, o ID de PCA será recuperado da linha de configuração do contrato de serviço. Se o ID do PCA não adotar um padrão a partir dessas origens, o LN adotará como padrão o ID da linha de configuração do contrato de serviço, caso o item serializado esteja vinculado a um contrato de serviço. O usuário poderá especificar ou alterar o ID de PCA caso o status da ordem de trabalho seja ‘Livre’.

Propagação de uma solicitação de material para o Armazenamento do LN a partir do reparo na oficina

Quando as ordens de armazém são geradas de Serviço, para solicitar material de um armazém, o ID de PCA será propagado para o Armazenamento somente se a caixa de seleção Herdar rastreamento de projeto na sessão Itens (tcibd0501m000) estiver selecionada. O Armazenamento usa o ID de PCA para realizar registros financeiros no LN Project. O Armazenamento manipula as possíveis transferências de rastreabilidade:

Exemplo

O Serviço precisa do material B e C para usar no reparo do item A. Para o item B, o Serviço LN solicita estoque com rastreabilidade. No caso do item C, Serviço solicita material com rastreabilidade, pois o custo de B e C deve ser relatado ao projeto.

O Armazenamento verifica se há estoque do item B com o PCA correspondente. Em caso de falta de estoque, o Armazenamento verifica se as regras de transferência se aplicam ao atendimento da solicitação do Serviço LN. O Armazenamento manipula as possíveis transferências de rastreabilidade em segundo plano.

Em relação ao item C, o processo é o mesmo. O Serviço solicita o material com uma PCA, apesar de haver um estoque do item C sem rastreabilidade.

Por Exemplo, uma transação de demanda para o item A tem uma rastreabilidade 123 que requer os materiais B e C. Quando a caixa de seleção Herdar rastreamento de projeto na sessão Itens (tcibd0501m000) para o Material B for definida como Sim e a do Material C for definida como Não:

Herdar rastreabilidadeCusto rastreado paraSolicitação para o armazém
Material BSimP1E10A10Rastreie os custos financeiramente para: Estoque de P1E10A10 de: P1E10A10
Material CNãoP1E10A10Rastreie os custos financeiramente para: Estoque de P1E10A10 de: <rastreabilidade vazia>

 

Já que o material C não tem rastreabilidade no estoque, os custos ainda não foram rastreados para o projeto. Entretanto, como o material B já tem seu custo rastreado para o projeto, não será necessário registrar o custo novamente no projeto quando o processo de saída real for executado.

Propagação da rastreabilidade para gerar ordens de compra

No caso de itens rastreados do projeto, quando ordens de compra são geradas, o ID de PCA de Serviço ( Exemplo Subcontratação), é propagado para a Gestão de ordem do LN para gerar a ordem de compra com a rastreabilidade correspondente. No caso de uma solicitação de material do tipo Por meio de compra, o ID de PCA será propagado somente se a caixa de seleção Herdar rastreamento de projeto na sessão Itens (tcibd0501m000) estiver selecionada.

Propagação da rastreabilidade para registrar horas

Quando as horas são registradas em Serviço, a PCA é processada para Controle de funcionários do LN a fim de registrar horas na ordem de trabalho.

Registrar outros custos ou custos de materiais do estoque de trabalho

Quando custos reais, outros custos ou custos de materiais do estoque de trabalho são definidos em Serviço, eles são registrados no PCL. Caso o item esteja definido em relação à linha de cobertura de vendas de manutenção, ele será usado para identificar o tipo de custo do projeto apropriado. Caso o item não esteja definido, o componente de custo será usado para identificar o tipo de custo do projeto apropriado usando o mapeamento de custo na sessão Mapeamentos de custo (tcmcs0149m000).

Propagação da rastreabilidade para uma linha de cobertura de ordem de venda de manutenção

Quando as linhas de cobertura de ordem de venda de manutenção são custeadas, a fatura é criada no Faturamento do LN. As receitas e os custos são registrados para as PCAs correspondentes. Caso o item esteja definido em relação à linha de cobertura de vendas de manutenção, ele será usado para identificar o tipo de custo do projeto apropriado. Caso o item não esteja definido, o componente de custo será usado para identificar o tipo de custo do projeto apropriado usando o mapeamento de custo na sessão Mapeamentos de custo (tcmcs0149m000). O Faturamento do LN recebe os IDs de PCA para os custos reais.