Roteiros mestres e opções de roteiro

Um roteiro mestre identifica um conjunto de operações que devem ser realizadas. É possível vincular um roteiro mestre ou mais a um item. Por exemplo, Reparo e Revisão são roteiros mestres que podem ser aplicados a uma máquina.

Uma opção de roteiro é uma especificação mais detalhada de um roteiro mestre. Por exemplo, Reparar depois de 2.000 horas de máquina e 3.000 horas de máquina.

A opção de roteiro consiste em um conjunto de operações (definido no roteiro mestre) que você pode realizar em um item. Cada operação é:

  • Baseada em uma atividade de referência.
  • Identificada por um número de sequência exclusivo.

As operações adicionadas a uma opção de roteiro devem ter as mesmas características, por exemplo, o mesmo centro de trabalho.

Exemplo

Você define o roteiro mestre MR1 para a revisão da máquina 1. Você quer fazer a revisão da máquina 1 depois de 600, 1.000 e 2.000 horas de máquina. A opção de roteiro 1 é criada para as operações que devem ser realizadas depois de 600 horas de máquina, a Opção de roteiro 2 para as operações que devem ser realizadas após 1.000 horas de máquina e a Opção de roteiro 3 para as operações que devem ser realizadas após 2.000 horas de máquina.

Agora é possível criar uma matriz de roteiro para o roteiro mestre. Nessa matriz, é possível armazenar o conjunto de operações que devem ser realizadas para cada opção de roteiro.

As operações definidas para o roteiro mestre MR1 são:

Nº. seq.Ref. Atividade
1Inspeção
2Desmontagem
3Limpeza
4Substituir a peça 124
5Substituir a peça 125
6Substituir a peça 124
7Testar

 

Para a opção de roteiro 1, é necessário realizar as operações 1, 2, 3, 4 e 7.

Para a opção de roteiro 2, é necessário realizar as operações 1, 2, 3, 5 e 7.

Para a opção de roteiro 3, é necessário realizar as operações 1, 2, 3, 6 e 7.

Nota

Também é possível criar uma matriz de roteiro para itens serializados.