Componentes de custo em Serviço

Em geral, os componentes de custo são usados como uma possibilidade de agrupamento de transações de custo em relação aos sistemas de ordens. Em Serviço, os componentes de custo são usados de forma diferente de sua utilização em Fabricação. Veja a seguir uma explicação geral dos componentes de custo em Serviço.

Componentes de custo e tipos de custo

Em Serviço, não há restrições que exigem que um componente de custo seja de um tipo de custo específico. É preferível usar o tipo de custo Não aplicável dentro de Serviço.

Transações de custo

É necessário especificar um componente de custo para as transações de custo real da ordem de serviço. Há essa necessidade por causa da integração com Finanças, para fins de controle de custos global e para uso em definições de cobertura de contratos, cotações de ordem de serviço e garantias.

Valor padrão
  • No caso de linhas de custo de material, o componente de custo toma como padrão os dados do item relacionados ao item especificado.
  • Em relação às linhas de mão de obra, o componente de custo toma como padrão o código de tarefa relacionado.
  • Quando as linhas de custo da ordem de serviço são copiadas de atividades de referência ou atividades planejadas, o componente de custo toma como padrão as linhas de custo da atividade.
Cobertura de custo

No módulo Gestão de contrato, é possível definir a cobertura de cotações de contrato, contratos, garantias e cotações de ordem de serviço. No nível mais baixo da definição de termos de cobertura dessas aplicações, conhecido como termos de custo, é possível especificar a cobertura identificada por meio de componentes de custo. Durante o processo de custo de ordens de serviço, o LN pesquisa nos termos de garantia, contrato etc. para obter a cobertura para uma linha de custo real. No caso da definição de cobertura por meio de componentes de custo, o LN procura uma correspondência com o componente de custo, conforme especificado em uma linha de custo real.