Para usar calendários em serviço

Use um calendário no Serviço para definir a disponibilidade de:

  • Um item serializado
  • Um Grupo de instalação
  • Um engenheiro de serviço
  • Um centro de serviço
  • Um tempo de resposta
Tipo de disponibilidade

A funcionalidade do uso do tipo de disponibilidade é muito útil para calendários relacionados a engenheiros de serviço. O tipo de disponibilidade dá ao usuário a possibilidade de dedicar alguns engenheiros a um tipo específico de trabalho ou definir os esquemas de disponibilidade para a solução do chamado fora do horário de trabalho normal. Nesses esquemas de disponibilidade, é possível definir se:

  • Durante o dia de trabalho normal, os engenheiros ficam disponíveis para todos os tipos de trabalho (tipo de disponibilidade = serviço normal)
  • Durante a noite, das 17h às 24h, o engenheiro pode ser acionado para responder a um chamado (tipo de disponibilidade = solução de chamado).

Nos calendários do item serializado e do Grupo de instalação, o tipo de disponibilidade deve ser usado para definir os períodos em que os objetos ou a configuração está disponível para o serviço. Já que os objetos ou a configuração de solução do chamado normalmente estão sempre disponíveis, o usuário deve definir períodos livres para manutenção com a ajuda dos tipos de disponibilidade nos objetos ou no calendário de configuração.

O tipo de disponibilidade em branco, utilizado principalmente para Vendas e Armazenamento, também pode ser usado dentro do Serviço. Se a disponibilidade de um recurso não for muito importante, os tipos de serviço com disponibilidade em branco (campo vazio) podem ser utilizados. O benefício é que o modelo de calendário padrão precisa ser definido somente uma vez com a disponibilidade em branco, vinculado a um tipo de intervalo de tempo apropriado. Por exemplo, é possível deixar em branco a companhia, o centro de serviço e o código de resposta quando a disponibilidade for mais importante (engenheiro de serviço), os tipos de disponibilidade separados referentes a certos tipos de serviços poderão ser definidos e vinculados à companhia.

No serviço, o tipo de disponibilidade em branco é considerado o tipo de disponibilidade normal que deve ser definido. Consequentemente, o sistema não verificará se o tipo de disponibilidade em branco no tipo de serviço utilizado está vinculado ao calendário envolvido.

Para usar o tipo de disponibilidade em branco no tipo de serviço, selecione também a caixa de seleção de disponibilidade em branco para o calendário em questão e certifique-se de que o modelo padrão seja definido com a "disponibilidade em branco" ou, de forma mais específica, definindo os tipos de disponibilidade nas linhas de calendário.

Nos módulos especificados do Serviço, as sequências de pesquisa para calendários são as seguintes:

  • Módulo Planejamento de serviço e conceitos: Item serializado - grupo de instalação - centro de serviço - companhia.
  • Módulo Gestão de chamado: Tempo de resposta
  • Módulo Controle ordem serviço: Item serializado - grupo de instalação - engenheiro de serviço - centro de serviço - companhia.
Nota

Se não houver nenhum calendário definido para o tempo de resposta, os chamados serão planejados imediatamente.