Para gerar ordens de serviço

Esse processo tem o objetivo de criar uma ordem de serviço. A ordem de serviço pode ser iniciada a partir de várias origens. Um chamado pode ser transferido para uma ordem de serviço para execução. Uma cotação de trabalho ( cotação de ordem de serviço) deve ser convertida para ordem de serviço para execução depois de ser aceita pelo cliente. Da mesma forma, para a manutenção preventiva, todas as atividades planejadas geradas devem ser transferidas para ordens de serviço para execução. As ordens de alteração de campo (OAC) reparam ou substituem itens serializados instalados em bases de clientes e também devem ser transferidas para ordens de serviço para execução.

Quando as ordens de serviço são geradas, a origem deve ser identificada e ações devem ser realizadas de acordo com a origem. As atividades de ordem de serviço são criadas com as ordens de serviço. Durante a prestação de serviço para um cliente, talvez seja necessário usar uma ferramenta que, ao final da ordem, requeira um serviço. Nesse caso, será criada uma ordem de serviço no módulo Planejamento de necessidade de ferramentas de Fabricação, ou ela poderá ser criada automaticamente ao custear a ordem de serviço. Para a geração automática da ordem de serviço, algumas necessidades predefinidas devem ser mantidas. É necessário definir uma atividade predefinida (atividade de referência) para um tipo de serviço para o Recondicionamento de ferramentas.

Formas de criar ordens de serviço

Crie ordens de serviço das seguintes maneiras:

Como definir Ordens de serviço manualmente
Passo 1. Ordens de serviço

Execute a sessão Ordens de serviço (tssoc2100m000) para criar ordens de serviço. A ordem de serviço é um grupo de atividades que pode ser selecionado em uma biblioteca ou definido no momento da criação da ordem de serviço. A ordem de serviço consiste em um cabeçalho, linhas de ordem e linhas de custo estimado. No cabeçalho, é possível inserir informações gerais, por exemplo, sobre o cliente, Grupo de instalação, lugar/local e datas inicial e final. Cada linha de ordem é um grupo de atividades que pode ser vinculado ao item. Cada linha de atividade/ordem pode ter:

  • Um problema
  • Uma descrição
  • Data inicial e final da atividade
  • Linhas de custo estimado, tais como:
    • Tarefas para resolver o problema
    • Materiais necessários para o reparo
    • Qualquer outra necessidade
Passo 2. Atividades ordem serv

Use a sessão Atividades de ordem de serviço (tssoc2511m000) para exibir as atividades de ordem de serviço vinculadas à ordem de serviço. Se o status da ordem de serviço for Livre, Planejado ou Liberado, será possível adicionar novas linhas de atividade. Novas atividades são criadas com o status Livre. As informações registradas sobre a atividade são utilizadas para especificar o tipo de trabalho realizado. É possível registrar informações, como em que o trabalho é realizado, por exemplo, em um item, item anônimo ou número de série, quando o trabalho é realizado, quais habilidades são necessárias para realizá-lo e quaisquer alterações que ocorrerão no grupo de instalação baseadas no trabalho realizado. As informações para a atividade serão exibidas caso ela esteja vinculada a uma atividade de referência.

Passo 3. Custos estimados de material de ordem de serviço

Use a sessão Custos estimados de material de ordem de serviço (tssoc2120m000) para listar, criar e manter os custos de mão de obra estimados associados às atividades de referência definidas em uma ordem de serviço.

É possível criar ou manter os custos de mão de obra estimados caso o status da ordem de serviço seja Livre ou Planejado. Se o status da ordem de serviço for Liberado, não será possível atualizar esses custos. É possível alterar somente os custos estimados para as atividades de ordem de serviço com o status Livre ou Planejado. Se você adicionar custos estimados, o LN copiará os custos para os custos reais imediatamente. Os componentes de custo devem estar relacionados a todos os custos estimados. Os componentes de custo são usados como um método para o controle de custos.

Passo 4. Custos estimados de MdO de ordem de serviço

Use a sessão Custos estimados de MdO de ordem de serviço (tssoc2130m000) para listar, criar e manter os custos de materiais estimados associados às atividades de referência definidas em uma ordem de serviço.

Passo 5. Outros custos estimados de ordem de serviço

Use a sessão Outros custos estimados de ordem de serviço (tssoc2140m000) para listar, criar e manter os outros custos estimados associados às atividades de referência definidas em uma ordem de serviço.