Trata-se de uma métrica baseada em semáforo que apresenta ao usuário uma visualização gráfica do estado geral do projeto.
Indicadores de semáforo:
Verde: O projeto está de acordo com a programação
Amarelo: O projeto requer atenção
Vermelho: O projeto requer atenção urgente
Índices do Painel do gerente de projetos:
Esforço
SPI
CPI
Var na concl
OTP
Cálculo
(Horas de valor agregado - horas reais)/valor agregado * 100
Valor agregado/valor planejado
Valor agregado/custo real
(Orçamento na conclusão – estimativa na conclusão)/orçamento na conclusão * 100
Número de atividades concluídas até a data/Número de atividades planejadas a serem concluídas na data.
Verde
> = 0
>= 1
>= 1
> 0
> =1
Amarelo
= -5 a 0
= 0,95 a 0,99
= 0,95 a 0,99
= -5 a 0
= 0,95 a 0,99
Vermelho
< -5
< 0,95
< 0,95
< -5
< 0,95
Os indicadores listam informações adicionais sobre cada métrica:
é possível detalhar até Esforço por projeto a partir de Esforço.
é possível detalhar até Valor agregado por projeto a partir do SPI.
é possível detalhar até Valor agregado por projeto a partir do CPI.
é possível detalhar até Estimativa na conclusão por projeto a partir do VAC.
é possível detalhar até Desempenho da atividade a partir do OTP.
Esforço por projeto
Esforço por projeto
O gráfico de tendência Esforço por projeto exibe as horas de mão de obra planejadas, agregadas e reais por projeto referentes a um período (da data inicial do projeto até a data atual). Em uma data específica, se as horas planejadas ultrapassam as horas agregadas, o gráfico indica que as horas não foram consumidas conforme o planejado. Em uma data específica, se as horas reais ultrapassam as horas agregadas, o gráfico indica um excesso de horas.
Valor agregado por projeto
Valor agregado por projeto
Para visualizar a métrica Valor agregado por projeto, clique em Índice de desempenho da programação ou Índice de desempenho do custo. Essa métrica exibe o orçamento que deve ser gasto, com base no valor do trabalho concluído em uma data específica. Essa métrica também indica o consumo do orçamento no futuro. A métrica Valor agregado fornece ao gerente de projetos um método eficaz para medir o desempenho e prever resultados. Isso ajuda a gerar relatórios de progresso abrangentes e a identificação precoce de exageros. Além disso, as decisões sobre alocação de custos e tempo podem ser tomadas com antecedência. A métrica Valor agregado é uma ferramenta útil para prever o resultado de projetos em relação ao tempo para a conclusão, custo para a conclusão e custos finais esperados.
Estimativa na conclusão por projeto
Estimativa na conclusão por projeto
Esse gráfico de barras exibe os valores de BAC, EAC e VAC para o projeto selecionado na métrica Desempenho geral do projeto. Valor da variação na conclusão (VAC) = orçamento na conclusão (BAC) - estimativa na conclusão (EAC). A variação negativa na conclusão indica um excesso de custo. A variação positiva na conclusão indica uma insuficiência de custo.
Desempenho da atividade
Desempenho da atividade
Quando o usuário clica em Desempenho dentro do prazo, por padrão, a métrica Desempenho da atividade é exibida. O cálculo do Índice de execução da linha de base é semelhante ao Índice de desempenho da programação (SPI), mas, em vez de valores, esse índice é calculado com base no número de tarefas. Essa métrica mede somente o número de tarefas planejadas e concluídas durante um período específico. O Desempenho da atividade é calculado com base no número cumulativo de etapas/atividades concluídas efetivamente, em comparação com o número de etapas/atividades planejadas para serem concluídas periodicamente. O usuário também pode visualizar a métrica Desempenho da etapa usando a opção de alternar.
Desempenho da etapa
Desempenho da etapa
Quando o usuário clica em Desempenho dentro do prazo, por padrão, o Desempenho da atividade é exibido. No entanto, o usuário pode visualizar outra métrica de Desempenho da etapa usando a opção de alternar. Essas métricas indicam o progresso das atividades ou das etapas de acordo com o plano de linha de base definido. Os resultados são exibidos periodicamente e se baseiam no número cumulativo de etapas/atividades concluídas efetivamente, em comparação com o número de etapas/atividades planejadas para serem concluídas.
O Índice de desempenho do custo mostra o valor agregado referente ao valor gasto no projeto.
O Índice de desempenho da programação mostra se o projeto pode ser entregue em atraso, dentro do prazo ou antes do prazo.
Para visualizar a métrica Tendência CPI/SPI por projeto, acesse Desempenho geral do projeto > CPI (ou) SPI > Valor agregado por projeto > Tendência CPI\SPI.
CPI = Valor agregado (EV)/custos reais (AC)
Se CPI < 1, os custos não são incorridos de forma eficiente no projeto
Se CPI = 1, o projeto está no rumo certo
Se CPI < 1, os custos são incorridos de forma eficiente no projeto
SPI = valor agregado (EV)/valor planejado (PV)
Se SPI < 1, o projeto está atrasado quanto à programação
Se SPI = 1, o projeto pode ser concluído na data programada pelo plano
Se SPI > 1, o projeto pode ser concluído antes da data programada