Vincular um CLIN a uma estrutura de projeto

É possível vincular várias linhas de contrato (CLINs) a um projeto ( estrutura do elemento/ estrutura da atividade). Isso permite rastrear custos diretos, comparar receitas e também estimar custos indiretos (como gestão do projeto ou testes) no nível da CLIN. Essa funcionalidade é aplicável a todos os tipos de contrato ( Preço fixo, Tempos e materiais e Reembolso de custo, consulte Tipos de contrato para obter mais informações).

Os custos relacionados são exibidos nas seções Transações de custo (tpppc2100m000) e Transações financeiras (tpppc2100m100).

Nota
  • É possível vincular uma rastreabilidade de projeto (elemento/atividade) específica a somente uma linha de contrato.
  • Não será possível vincular um projeto a várias linhas de contrato se os tipos de contrato forem diferentes, pois cada projeto pode ter somente uma opção de reconhecimento da receita.
Exemplo

[...]

Um contrato com duas linhas de contrato (CLIN1 e CLIN2) é vinculado ao projeto PRJ100. Cada CLIN tem uma atividade do tipo Conta de controle vinculada a uma entrega. No entanto, você pode visualizar somente os custos associados às atividades vinculadas à entrega, já que as outras atividades que registram custos de unidade não estão vinculadas à CLIN. O elemento de WBS (WBS E100) é o pai de PCA200, PCA300 e PCA PM10. As atividades (WP A210, A220, A310, A320) registram os custos de unidade associados às divisões de custos. Uma vez que não há vínculo entre o elemento de WBS ou as atividades e a CLIN, o Infor LN não reconhece qual CLIN deve ser vinculada aos custos de unidade dessas atividades.

Portanto, para o projeto PRJ100 com a atividade PCAA100, o elemento de WBS E100 é vinculado à CLIN1. Efetivamente, todos os níveis abaixo de E100 também são vinculados à CLIN1, permitindo a visualização de todos os custos relacionados.

Em relação ao projeto PRJ100 com a atividade PCAA100, é possível vincular atividades específicas a CLINs específicas, caso o elemento de WBS (WBS E100) não seja considerado.

Vincular uma CLIN a um elemento

Uma CLIN pode ser vinculada a várias entregas e cada entrega é vinculada a um elemento, o que permite a visualização dos custos de unidade para a entrega. Entretanto, somente os elementos cujos níveis de controle de custo estejam marcados na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000) serão vinculados a uma CLIN, uma vez que somente custos de unidade poderão ser cobrados para esses elementos.

Vincular uma CLIN a uma atividade

As Atividades do tipo Conta de controle e Pacote de trabalho podem ser vinculadas somente a uma CLIN, já que essas atividades registram os custos reais do projeto.

O Infor LN vincula todas as atividades não vinculadas a uma entrega de CLIN à linha de contrato relacionada. Você pode mapear o WBS das atividades de tipo de elemento a CLINs, pois, por padrão, as Contas de controle são vinculadas a elementos de WBS.

Se os elementos de WBS não forem usados, o Infor LN determinará as CLINs aplicáveis a um Pacote de trabalho com base no relacionamento de pai e filho entre uma Conta de controle e um Pacote de trabalho.

Vincular um elemento e uma estrutura de atividade

Um projeto também pode ser controlado por elemento e atividade. É possível vincular um elemento com uma estrutura de elemento e, em seguida, adicionar atividades, conforme necessário. Se os elementos estiverem vinculados a uma atividade controlada por custo, por padrão, tanto o elemento quanto a atividade serão vinculados à linha de contrato.

Nota

Quando os relacionamentos dos elementos e atividades não são especificados, somente os elementos controlados por custo podem ser vinculados a uma CLIN.

Vincular linhas de contrato à estrutura do projeto

Use a seção Vínculo contrato estrutura projeto (tpctm0160m000) para vincular linhas de contrato a uma estrutura de projeto. Você também pode acessar a seção usando a opção Vínculo estrutura projeto no menu Referências nas seções Contrato (tpctm1600m000) e Linhas de contrato (tpctm1110m000).

Para vincular uma linha de contrato a uma estrutura de projeto:

  • Especifique um contrato e as CLINs relacionadas e vincule as atividades do tipo Conta de controle.
  • Se o projeto não tiver contas de controle, vincule as atividades do tipo Pacote de trabalho às CLINs.
  • Se as caixas de seleção Custo incorrido e Receita presente estiverem marcadas nessa sessão, os custos de unidade e as receitas serão incorridos e o vínculo da CLIN não poderá ser modificado nem excluído.
Nota
  • Somente é possível modificar a CLIN antes que os custos de unidade ou receitas sejam registrados para uma atividade específica.
  • Se um projeto (com uma estrutura de Pacote de trabalho e Conta de controle) estiver vinculado a duas CLINs e os custos de unidade forem incorridos somente no nível do pai (Conta de controle), você poderá modificar a CLIN somente no nível do filho (Pacote de trabalho).
  • Caso somente o elemento seja especificado, o Infor LN, por padrão, vincula à CLIN todas as atividades relacionadas elemento. Também é possível especificar as atividades conforme necessário.

Tópico relacionados