| Configuração das bases de aplicação de custos geraisPara configurar as bases de aplicação de custos gerais no LN, defina os dados a seguir na sessão Base de aplicação de custos gerais (tppdm2600m000). É possível acessar essa seção a partir da seção Bases de aplicação de custos gerais (tppdm2100m000). Nota Os custos gerais não estão incluídos no progresso e no processo de monitoramento. Para realizar a aplicação de custos gerais em lote, é necessário configurar bases de cálculo de taxa de custos gerais predeterminadas: - Defina o código de base usando a seção Base de aplicação de custos gerais (tppdm2600m000) e insira a descrição.
- Selecione o intervalo de datas da transação. Nota: Se a data da transação ficar fora do período de validade da Base de aplicação de custos gerais, os custos gerais não serão calculados. No entanto, as datas poderão ser modificadas quando o status da Base de aplicação de custos gerais for definido como Rascunho.
- Selecione o Tipo base. Veja a seguir os valores possíveis:
- Valor: Permite calcular os custos gerais sobre os valores de transação de vários tipos de custo usando uma Percentagem de custos gerais.
- Horas de mão de obra direta: Permite calcular os custos gerais sobre o número de horas de Mão de obra direta registradas em um projeto, usando uma Taxa de custos gerais horária. Também é possível usar uma percentagem de custos gerais adicionais. Nota: Esse tipo de base é aplicável somente a transações do tipo de custo Mão de obra definido na guia Base de custo de atribuições.
- Insira o valor de custos gerais (obrigatório para as bases do tipo valor).
- Insira a percentagem de custos gerais.
- Selecione ou defina a moeda de custo de unidade usando a sessão Moedas (tcmcs0102m000). Esse campo é obrigatório somente quando a taxa de custos gerais é inserida.
- Defina ou crie os objetos de custos gerais usando a sessão Custos gerais padrão (tppdm0142m000). O LN adota como padrão a descrição do objeto de custo da sessão Custos gerais padrão (tppdm0142m000).
O que o LN faz: - O LN adota como padrão o valor 1 quando a primeira versão da Base de aplicação de custos gerais é criada. Nota: O valor da versão não pode ser alterado manualmente.
- Defina o status. Veja a seguir os valores possíveis: A alteração dos status é restrita, conforme ilustrado na figura abaixo:
- Insira o nível em que os custos gerais devem ser calculados (valores permitidos: 1 a 9). Isso é obrigatório quando o tipo de base é Valor. O nível é definido para permitir que o LN siga a sequência correta durante o cálculo dos custos gerais. Exemplo: Se você definir o nível como 2 e selecionar o Tipo de custo como Custos gerais na guia Base de custo de atribuição. O LN calcula o custo geral sobre o custo geral. Se o nível for definido como 3, o LN calculará o custo geral sobre o custo geral sobre o custo geral.
- Se o tipo de base for definido como Horas de mão de obra direta, o valor do campo de nível deverá ser sempre 1.
Nota - Quando a taxa de custos gerais for aplicada (aplicável somente ao tipo de base Mão de obra direta), o valor de custos gerais aplicado aos projetos será o produto da quantidade de horas de mão de obra direta e da taxa de custos gerais.
- Quando você especifica a percentagem de custos gerais, o valor de custos gerais aplicado aos projetos é o produto da quantidade de horas de mão de obra direta e da percentagem de custos gerais.
Guia Atribuições de projeto - Use a caixa de seleção Excluir para especificar os dados que devem ser excluídos do cálculo.
- Selecione o nível em que os custos gerais devem ser calculados. Veja a seguir os possíveis valores.
- Projeto
- Programa
- Unidade empresarial
- Grupo de projetos
- Especifique o intervalo de dados para o qual os custos gerais devem ser calculados.
Nota O usuário poderá adicionar e remover linhas somente se o status da base de aplicação for definido como Rascunho. Após a remoção ou ao acréscimo de uma linha, o status deve ser definido como Ativo e os custos gerais devem ser processados. Os lançamentos realizados (no ano fiscal) nas linhas removidas são revertidos, bem como as entradas de diário correspondentes em Finanças. Isso também é conhecido como ajuste retroativo. Guia Base de custo de atribuições - Selecione o tipo de custo sobre o qual os custos gerais devem ser calculados. Veja a seguir os possíveis valores:
- Mão de obra
- Materiais
- Equipamento
- Subcontratação
- Custos diversos
- Custos gerais (é possível visualizar essa opção somente se o campo Nível estiver definido como 2 ou mais).
- Selecione ou defina o intervalo de componentes de custo sobre o qual os custos gerais devem ser calculados nos campos De e Até usando a seção Componentes de custo (tcmcs0148m000).
- Selecione ou defina o intervalo de objetos de custo sobre o qual os custos gerais devem ser calculados usando as sessões a seguir:
- Equipamento (tppdm0512m000)
- Tarefas (tppdm0511m000)
- Itens - Projeto (tppdm0505m000) para os materiais.
- Subcontratação (tppdm0513m000)
- Custos diversos (tppdm0514m000)
- Custos gerais padrão (tppdm0142m000)
Nota - Se o tipo de base for Horas de mão de obra direta, será possível selecionar somente os objetos de custo do tipo Mão de obra.
- É possível calcular os custos gerais sobre custos gerais somente se o tipo de base for Valor e o campo Nível for definido como 2 ou mais.
- Use a caixa de verificação Excluir para excluir um componente de custo ou objeto de custo do cálculo de custos gerais. O status da linha deve ser definido como Ativo e os custos gerais devem ser processados. Os lançamentos realizados (no ano fiscal) nas linhas removidas são revertidos, bem como as entradas de diário correspondentes em Finanças.
| |