Para registrar a previsão de custo

Se desejar ver a previsão de custo no projeto, use objetos de custo ou tipos de custo:

  • Se usar objetos de custo, poderá manter a previsão de custo de todos os objetos de custo relacionados a elementos e atividades e usar a previsão nas sessões Consultas de controle (tpppc4850m000), Mostrar análise financeira (tppss0701m000) e Gerar resultados provisionais (tpppc3250m000).
  • Se você usar tipos de custo, poderá manter somente a previsão de custo para atividades e usar a previsão nas seções Medição de desempenho (tpppc5840m000) e Medição de desempenho utilizando EVM (tppss0702m000).

O modo de registrar a previsão de custo depende do principal método de previsão, definido na seção Parâmetros de contabilidade do projeto (tpppc0100s000). Use um método de previsão para prever alterações ao orçamento, prever custos de unidade extras ou prever o custo total do projeto. Essas previsões são exibidas na medição e no monitoramento do desempenho.

Nos procedimentos a seguir, a previsão é gerada na seção Gerar previsão de custo por objeto de custo (tpppc2216m000) ou na seção Gerar entrada de previsão de custo por atividade/tipo de custo (tpppc2226m000). As caixas de seleção a seguir podem ser localizadas nas sessões mencionadas e são citadas nos procedimentos de previsão:

  • Gerar previsão em branco
  • Gerar da data anterior
  • Gerar do orçamento
Estimativa na conclusão (EAC)

A Estimativa na conclusão (EAC) prevê o estágio final do projeto. A vantagem é que a previsão de custo dificilmente é influenciada por alterações nos custos reais ou no orçamento. Portanto, não é necessário registrar frequentemente e, mesmo assim, a precisão é mantida. Para calcular a variação na conclusão (VAC), é necessário ter pelo menos uma previsão de custo registrada válida para cada parte de trabalho orçado no escopo do projeto.

O procedimento para a estimativa na conclusão (EAC) do principal método de previsão é o seguinte:

  1. Na seção Gerar previsão de custo por objeto de custo (tpppc2216m000) ou Gerar entrada de previsão de custo por atividade/tipo de custo (tpppc2226m000), selecione a caixa de verificação Gerar do orçamento e gere a previsão de custo. A estimativa na conclusão inicial usa o seu orçamento por padrão.
  2. Se desejar inserir a previsão de custo periodicamente, faça isso das seguintes formas:

    • Caso partes do escopo do projeto precisem de uma nova previsão, insira uma nova previsão de custo na seção Visão geral de previsão de custo (tpppc2816m000) para a data atual.
    • Caso uma parte grande do escopo do projeto precise de uma nova previsão de custo, inserir uma nova previsão pode ser trabalhoso, portanto, é necessário gerar os registros de previsão para a nova data. Posteriormente, será possível examinar os registros de previsão de custo gerados e modificar os valores de previsão.
  3. É possível gerar os registros de previsão das seguintes formas:

    • Selecione a caixa de verificação Gerar do orçamento para gerar a previsão de custo.

      Selecione esta caixa de verificação caso as alterações ocorram no orçamento inteiro. A vantagem dessa caixa de verificação é que as alterações no orçamento ficam visíveis caso você insira novos valores. A desvantagem de selecionar essa caixa de verificação é que a nova previsão (valor do orçamento) substitui os valores de previsão existentes para as partes do escopo do projeto que não tiveram alterações no orçamento.

    • Selecione a caixa de verificação Gerar da data anterior para gerar a previsão de custo.

      Selecione essa caixa de verificação se o orçamento tiver sido totalmente alterado. A vantagem é que os valores de previsão anteriores ficam visíveis caso você insira novos valores.

Se você deseja monitorar o resultado do procedimento de EAC:

  • A variação na conclusão (VAC) nas seções Consultas de controle (tpppc4850m000), Medição de desempenho (tpppc5840m000) e Medição de desempenho utilizando EVM (tppss0702m000) é: orçamento na conclusão (BAC) menos estimativa na conclusão (EAC).
  • O valor de previsão inserido pode ser exibido como custo planejado na seção Mostrar análise financeira (tppss0701m000).
  • A estimativa na conclusão (EAC) inserida é transferida para uma cifra de estimativa de conclusão (ETC). Veja a seguir o cálculo utilizado: estimativa de conclusão (ETC) = estimativa na conclusão (EAC) menos reais.
Estimativa de conclusão (ETC)

A estimativa de conclusão (ETC) é a previsão do trabalho restante. No entanto, ETC é um método de previsão que toma muito tempo, pois o trabalho restante diminui dia a dia. Para calcular a variação na conclusão (VAC), é necessário ter pelo menos uma previsão de custo registrada válida para cada item de trabalho orçado no escopo do projeto.

O procedimento da estimativa de conclusão (ETC) é o seguinte:

  1. É possível iniciar com o orçamento de controle como base. Gere a previsão de custo com a caixa de verificação Gerar do orçamento selecionada. Nesse ponto, a estimativa de conclusão tem o mesmo valor que o orçamento, já que o trabalho ainda não começou e nenhum progresso foi registrado.
  2. Se algum progresso for realizado, será necessário registrar a previsão de custo na seção Visão geral de previsão de custo (tpppc2816m000) para a data. Para reduzir o esforço de inserção de dados, é possível gerar a previsão de custo com a caixa de verificação Gerar da data anterior selecionada. Agora você obtém uma nova previsão baseada na fórmula a seguir. Nova data da previsão = data anterior da previsão menos o custo ocorrido entre a data anterior e a nova data. Para levar em conta quaisquer custos de unidade ocorridos no período intermediário, é necessário usar a estimativa de conclusão (ETC) do método de previsão principal.
  3. Se o trabalho for concluído, a estimativa de conclusão deverá ser zero. Selecione a caixa de verificação Gerar previsão em branco e gere a previsão de custo.

Se você deseja monitorar o resultado do procedimento de ETC:

  • A variação na conclusão (VAC) nas seções Consultas de controle (tpppc4850m000), Medição de desempenho (tpppc5840m000) e Medição de desempenho utilizando EVM (tppss0702m000) é: orçamento na conclusão (BAC) menos estimativa de conclusão (ETC) menos custos reais.
  • Na seção Mostrar análise financeira (tppss0701m000), o valor de previsão inserido da estimativa de conclusão (ETC) pode ser exibido como custo planejado.
Custo extra estimado (EEC)

Custo extra estimado (EEC) significa que você faz uma previsão além do orçamento. Se o orçamento não estiver correto, você poderá alterar o orçamento ou prever o desvio do orçamento. Se você optar por prever o desvio do orçamento, basta registrar a previsão para a parte do escopo do projeto em questão, na qual os desvios do orçamento são esperados. No entanto, mesmo assim será necessário alterar a sua previsão se houver alterações no orçamento.

O procedimento para o custo extra estimado (EEC) é o seguinte:

  1. Inicialmente, se partes do escopo do projeto requerem uma previsão, insira uma nova previsão de custo na seção Visão geral de previsão de custo (tpppc2816m000) para a data atual.
  2. Se desejar inserir a previsão de custo periodicamente, faça isso das seguintes formas:

    • Se partes do escopo do projeto precisarem de uma nova previsão, insira uma nova previsão de custo na seção Visão geral de previsão de custo (tpppc2816m000) para a data atual.
    • Se uma parte grande do escopo do projeto precisar de uma nova previsão de custo, gere os registros de previsão para a nova data. Em seguida, será possível examinar os registros de previsão de custo gerados e modificar os valores de previsão, se necessário. Gere a previsão de custo com a caixa de verificação Gerar da data anterior selecionada. A vantagem de usar essa caixa de verificação é que os valores de previsão anteriores ficam visíveis caso você insira novos valores.
  3. Se o trabalho for concluído, a estimativa de conclusão deverá ser zero. Para reduzir o trabalho de inserção de dados, é possível gerar a previsão de custo com a caixa de verificação Gerar previsão em branco selecionada.

Se você deseja monitorar o resultado do procedimento de EEC:

  • A variação na conclusão (VAC) na Consultas de controle (tpppc4850m000), na Medição de desempenho (tpppc5840m000) e na Medição de desempenho utilizando EVM (tppss0702m000) é variação de custo (CV) menos custo extra estimado (EEC). Onde a variação de custo (CV) for executados menos reais.
  • Na seção Mostrar análise financeira (tppss0701m000), o valor de previsão inserido do Custo extra estimado (EEC) pode ser exibido como um custo planejado adicional além do orçamento.