Para definir uma estimativa

O processo de estimativa é usado para preparar uma proposta, uma cotação ou uma oferta. A estimativa é constituída pelo preço de vendas e pelas informações sobre o escopo proposto, a programação do projeto e o contrato.

Pré-requisito

Crie um projeto na seção Projetos (tppdm6100m000). É possível usar uma estrutura de elemento ou de atividade.

Definir uma versão da estimativa

Crie uma versão da estimativa usando a seção Versões de estimativa (tpest1100m000). Usando várias versões de estimativa, é possível criar estimativas diferentes. Por exemplo, para comparar as estimativas alternativas, crie extensões de contrato ou manipule qualquer escopo adicional da estimativa. Cada versão da estimativa é exclusiva e não está relacionada nem é derivada de outra versão.

Copiar estruturas do Projeto

É possível vincular estruturas à versão da estimativa. No entanto, também é possível criar uma estimativa sem usar uma estrutura. Para criar um código de estrutura, na seção Versões de estimativa (tpest1100m000), no menu Específico, selecione Estruturas de estimativa ( Nota: um novo código de estrutura requer elementos estruturais). No menu Específico, selecione Gerar elementos estruturais.

Na seção Gerar elementos estruturais (tpest1220m000), é possível copiar os elementos estruturais das atividades, elementos, listas de extensão ou componentes de custo específicos para o projeto. É possível visualizar os novos elementos na seção Estruturas de estimativa (tpest1110m000). É possível vincular até oito estruturas a uma versão da estimativa. O fato de ter várias estruturas em uma estimativa permite classificar a estimativa conforme necessário.

Por exemplo, o cliente envia uma solicitação de cotação para dez navios. O projeto da estimativa é baseado na atividade. Na versão, use uma estrutura de atividade com atividades como Engenharia de sistemas e Produção de componentes. Caso você não queira que o cliente visualize esse nível de detalhes, também é possível vincular, na proposta, uma estrutura de elemento menos detalhada às linhas de estimativa. Quando você prepara a proposta, pode usar somente os elementos vinculados, como Retenção, Casota e Navegação. Consequentemente, a proposta exibirá somente o que você quer que o cliente visualize.

Definir linhas de estimativa

A seção Linhas da estimativa (tpest2100m000) é crucial para a funcionalidade de estimativa. Na seção Versões de estimativa (tpest1100m000), no menu Específico, selecione Linhas de estimativa. Especifique as linhas da versão de estimativa. Uma linha de estimativa contém o custo real ou preço de venda. Também é possível usar uma combinação de custo de unidade real e de venda.

Também é possível definir uma estimativa de vendas a partir de uma estimativa de custo ou usar as várias versões de estimativa. As linhas de estimativa podem ser ascendentes ou descendentes (ou uma combinação dos dois tipos de estimativa). As linhas de estimativa ascendentes são somadas para fornecer a estimativa geral. As linhas de estimativa descendentes sempre estão relacionadas a uma estrutura primária. Ao usar linhas de estimativa, o valor total da estimativa é distribuído ao longo da estrutura da versão da estimativa.

Nota

Ao usar as sessões de estimativa, é possível calcular a estimativa para um projeto. No entanto, também é possível usar a integração ao Microsoft Excel para calcular a estimativa.

Programar as estimativas

É possível exportar a data inicial e a data final da atividade para as linhas de estimativa relacionadas. Clique em Modificar utilitários no menu Específico e selecione a seção Atualizar datas da linha de estimativa das atividades (tpest2204m000). A data do custo incorrido e das vendas esperadas é atualizada.

Ativar a estimativa

Use a sessão Ativar estimativa para o orçamento (tpest2200m000) para ativar sua estimativa para o módulo Orçamento. Por exemplo, se a proposta é aceita pelo cliente ou se o trabalho (parte dele) deve iniciar.

Em relação ao processo de estimativa, as estruturas podem ficar em branco. Se você ativa a sua estimativa para um orçamento do projeto, é necessário especificar um elemento, atividade, extensão ou componente de custo padrão para o qual é possível copiar as linhas. É possível definir o status da versão e/ou das linhas de estimativa como Final para garantir que as estimativas sejam ativadas pontualmente.

Quando a oferta é bem-sucedida, as opções a seguir estarão disponíveis:

  • É possível ativar a estimativa como um projeto.
  • É possível iniciar um novo projeto copiando o projeto de estimativa na seção Copiar projeto (tppdm7840m000). Consequentemente, o Status do projeto no módulo Estimativa é definido como Bloqueado. Usando esse processo, é possível separar os projetos de estimativa referentes a projetos para o contrato de um cliente. No novo projeto, é possível ativar a estimativa copiada para um orçamento. É possível fechar uma versão de projeto de estimativa alterando o status de Livre para Fechado.