Para usar o processamento do progresso

É possível registrar o progresso do projeto para:

  • Elementos (elemento, tipo de elemento/custo, objeto de elemento/custo).
  • Atividades (atividade, tipo de atividade/custo, objeto de atividade/custo).
  • Extensões (tipo de extensão/custo, objeto de extensão/custo). É possível usar o progresso para determinar as quantidades e os custos executados e efetuar o faturamento. Use o registro do progresso do nível do elemento, da atividade ou da extensão para o faturamento e monitoramento do projeto. Somente o progresso da atividade também pode ser usado para a medição de desempenho.

Progresso do elemento: É possível atualizar globalmente o progresso para uma variedade de elementos, atividades, tipos de custo específicos ou todos os tipos de custo. É possível registrar progresso com base nos dados de controle gerados. Se os dados de controle gerados forem baseiam em elementos, será possível registrar o progresso nos elementos. Esse é o caso se, na seção Projetos (tppdm6100m000):

  • O orçamento de controle lê elementos.
  • O orçamento do projeto lê elementos, mas o orçamento de controle lê atividades (os dados de controle lerão elementos e atividades). No entanto, se os dados de controle gerados forem baseados somente em elementos, não será possível registrar o progresso da atividade.

Use a seção Progresso fís. do elemento (tpppc1550m000) para inserir o progresso de um elemento selecionado. Essa ação atualiza globalmente o progresso de todos os tipos de custo ou objetos de custo do elemento. É possível inserir o progresso como quantidades ou percentagens. Primeiramente, escolha Ler em elementos, no menu Específico, para ler os elementos do projeto que você deseja controlar e suas quantidades no orçamento. Use a seção Gerar progresso fís. por elem./Objeto de custo (tpppc1128m000) para inserir o progresso das linhas de orçamento para cada tipo de custo para um elemento ou intervalo de elementos selecionado. Use a seção Progresso fís. por Tipo custo/Elemento (tpppc1129s000) para inserir o progresso específico de uma linha de orçamento ou mais de acordo com o tipo de custo para um elemento selecionado. Use a seção Gerar dados mestres de progresso físico (tpppc1110m000) opcional para gerar uma linha de progresso vazia para cada linha de orçamento dos elementos selecionados. Isso facilita a inserção do progresso na seção Progresso físico (tpppc1821m000). Nota o LN gera uma linha de progresso para os elementos com o campo Registro do progresso definido como Elemento/código de controle e a caixa de seleção Progresso marcada na sessão Elementos (tpptc1100m000). Use a seção Progresso físico (tpppc1821m000) para selecionar uma seção na qual você insere o progresso de objetos de custo individuais para um elemento. Por exemplo, é possível gerar o progresso na seção Gerar progresso fís. por elem./Objeto de custo (tpppc1128m000) e, em seguida, usar a seção Progresso físico (tpppc1821m000) para inserir as exceções ou correções nos dados de progresso gerados. Veja a seguir as sessões disponíveis:

  • Progresso fís. por Atividade/Material (tpppc1540m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Mão de obra (tpppc1541m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Equipamento (tpppc1542m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Subcontratação (tpppc1543m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Custos diversos (tpppc1544m000)

Progresso da atividade: O progresso das atividades pode ser derivado do progresso do planejamento. É possível registrar progresso com base nos dados de controle gerados. Se os dados de controle gerados forem baseados em atividades, será possível registrar o progresso nas atividades. Esse é o caso se, na seção Projetos (tppdm6100m000):

  • O orçamento de controle lê atividades.
  • O orçamento do projeto lê atividades, mas o orçamento de controle lê elementos (os dados de controle leem elementos e atividades). O progresso das atividades permite visualizar o progresso baseado em tempo do projeto PCS que o acompanha. É possível vincular etapas a itens personalizados no projeto. É possível relatar o progresso de cada item personalizado na estrutura de produto PCS para o Projeto.

Use a seção Progresso fís. da atividade (tpppc1560m000) para inserir o progresso de uma atividade selecionada. É possível inserir o progresso como quantidades ou percentagens. Primeiramente, escolha Ler em atividades, no menu Específico, para ler as atividades do projeto que você deseja controlar e suas quantidades no orçamento. Use a seção Gerar progresso fís. por Atividade/Objeto de custo (tpppc1148m000) para inserir o progresso das linhas de orçamento para cada tipo de custo para uma atividade ou um intervalo de atividades selecionado. Use a seção Progresso fís. por Tipo de custo/Atividade (tpppc1149s000) para inserir o progresso específico de uma linha de orçamento ou mais de acordo com o tipo de custo para uma atividade selecionada. Se um método de valor agregado for usado, o progresso da atividade também será gerado para os objetos de custo, e será utilizado no nível do tipo de custo para a medição de desempenho. Use a seção Gerar dados mestres de progresso físico (tpppc1110m000) opcional para gerar uma linha de progresso vazia para cada linha de orçamento das atividades selecionadas. Isso facilita a inserção do progresso nas seções Progresso físico (tpppc1821m000). Use a sessão Progresso físico (tpppc1821m000) para selecionar uma subsessão na qual você insere o progresso de objetos de custo individuais para uma atividade. Por exemplo, é possível gerar o progresso na seção Gerar progresso fís. por Atividade/Objeto de custo (tpppc1148m000) e, em seguida, usar a seção Progresso físico (tpppc1821m000) para inserir as exceções ou correções nos dados de progresso gerados. Veja a seguir as sessões disponíveis:

  • Progresso fís. por Atividade/Material (tpppc1540m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Mão de obra (tpppc1541m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Equipamento (tpppc1542m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Subcontratação (tpppc1543m000)
  • Progresso fís. por Atividade/Custos diversos (tpppc1544m000)

progresso da extensão O progresso de uma extensão é o seu nível de conclusão, expresso em percentagens. Você registra o progresso de uma extensão por tipo de custo ou objeto de custo. Esse é um processo em duas etapas. 1 Primeiramente, você pode, se desejar, executar a sessão apropriada para gerar linhas de progresso para as extensões selecionadas no orçamento de controle. É possível inserir a percentagem de progresso para cada tipo de custo. A geração das linhas de progresso dessa maneira facilita a inserção do progresso real. 2 Em seguida, insira as exceções ou correções no progresso gerado no nível do tipo de custo ou objeto de custo/código de controle nas sessões apropriadas. Os resultados do procedimento O resultado desse procedimento é um conjunto de dados que mostra o progresso das extensões no orçamento de controle. É possível usar esses dados no monitoramento e na previsão.

Para registrar o progresso de uma extensão, é possível usar uma ou mais das sessões a seguir, dependendo do que você deseja fazer. Use a seção Gerar progresso fís. por extensão/Objeto de custo (tpppc1188m000) para inserir o progresso de linhas de orçamento para cada tipo de custo, extensão selecionada ou intervalo de extensões. Use a seção Progresso fís. por Tipo de custo/Extensão (tpppc1189s000) para inserir o progresso específico de uma linha de orçamento ou mais, de acordo com o tipo de custo, para uma extensão selecionada. Use a seção Gerar dados mestres de progresso fís. por extensão (tpppc1170m000) opcional para gerar uma linha de progresso vazia para cada linha de orçamento das extensões selecionadas. Isso facilita a inserção do progresso na seção Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000). Use a seção Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000) para selecionar uma seção em que você insere o progresso de objetos de custo individuais para uma extensão. Por exemplo, é possível gerar o progresso em Gerar progresso fís. por extensão/Objeto de custo (tpppc1188m000) e usar a seção Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000) para inserir as exceções ou correções aos dados de progresso gerados. Veja a seguir as sessões disponíveis:

  • Progresso fís. por Extensão/Material (tpppc1580m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Mão de obra (tpppc1582m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Equipamento (tpppc1584m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Subcontratação (tpppc1586m000)
  • Progresso fís. por Extensão/Custos diversos (tpppc1587m000)

Gere o progresso Além de inserir manualmente o progresso, também é possível gerá-lo: Você pode gerar o progresso com base nos dados relacionados ou no plano do projeto, conforme definido no módulo Planejamento de necessidade. Dependendo do que você pretende fazer, use as sessões a seguir para gerar o progresso do projeto:

  • Use a seção Gerar progr. fís. da ativid. usando progr. do elemento (tpppc1254m000) para gerar o progresso da atividade a partir do progresso do elemento.
  • Use a seção Gerar progresso fís. da extensão do progresso do elemento (tpppc1171m000) para gerar o progresso das extensões selecionadas com base no progresso do elemento.
  • Use a seção Gerar progresso fís. da extensão do progresso da atividade (tpppc1255m000) para gerar o progresso das extensões selecionadas com base no progresso dos elementos.
  • Use a seção Gerar progresso fís. do planejamento (tpppc1240m000) para copiar o progresso da atividade (mantido no planejamento do projeto) para o progresso real da atividade e do elemento.
  • Use a seção Gerar progresso fís. no planejamento (tpppc1250m000) para copiar o progresso do elemento ou da atividade (a partir da produção) para o progresso da atividade (em planejamento).
  • Use a seção Excluir progresso físico (tpppc1205m000) para excluir os dados de progresso para um projeto selecionado. Por exemplo, no caso de um projeto sem dados ou que não foi mantido a partir de uma data especificada.

Se o progresso é inserido e/ou gerado, é possível fazer o seguinte:

  • Crie faturas no módulo Faturamento com base no progresso ou nos custos de unidade. Se uma fatura do projeto for impressa no módulo Faturamento, as receitas dessas faturas serão transferidas automaticamente para o módulo Progresso do projeto.

Os relatórios de controle na parte de monitoramento do módulo Progresso do projeto são baseados no progresso, nas receitas e nos custos de unidade (somente faturamento de progresso e taxa unitária).

Nota
  • Os custos e as receitas são lançadas no módulo Contabilidade.
  • A medição de desempenho precisa do progresso da atividade por atividade/tipo de custo quando o método de valor agregado é percentual concluído.
  • O monitoramento examina o progresso no nível do objeto de custo.