Para usar o orçamento de controle

O orçamento de controle é um orçamento derivado baseado no orçamento do projeto e nas sobretaxas. Crie esse orçamento com a seção Gerar dados de controle (tpptc1230m000). É possível usar o orçamento de controle como um orçamento congelado para as operações a seguir:

  • Gere ordens de planejamento no módulo Planejamento de necessidade.
  • Registre o progresso com o módulo Progresso do projeto.
  • Registre os custos reais no módulo Contabilidade do projeto.
  • Gere faturas para os clientes no módulo Faturamento.

O tipo de orçamento de controle gerado é determinado inicialmente pelo campo Controlar por na sessão Projetos (tppdm6100m000).

  • Se o orçamento principal do projeto for baseado em elementos, o orçamento de controle poderá ser um orçamento de elemento ou orçamento de atividade.
  • Se o orçamento principal do projeto for baseado em atividades, o orçamento de controle deverá ser um orçamento de atividade.

Orçamento de elemento Se o orçamento do projeto for baseado em elementos, o orçamento de controle gerado incluirá somente elementos para os quais a caixa de seleção Controle de custos esteja marcada na sessão Elementos (tpptc1100m000). Se esta caixa de controle estiver limpa, as linhas de orçamento do elemento são agregadas ao elemento de nível imediatamente superior com a caixa de verificação selecionada. Se o orçamento do projeto for baseado em elementos com o tipo de orçamento de controle de atividade, o orçamento de controle será uma combinação de dois orçamentos: o orçamento de controle de elemento principal e o orçamento de controle de atividade. Se você executar a seção Gerar dados de controle (tpptc1230m000), os dois orçamentos serão criados e o orçamento de elemento será copiado para o orçamento de atividade. Nesse orçamento de atividade, você pode alterar somente os dados de programação. (Também é possível copiar o orçamento de elemento para as atividades relacionadas na seção Copiar dados de orçamento do elemento para orçam. da ativ. (tpptc1240m000).)

As linhas de orçamento relacionadas aos elementos com a caixa de seleção Controle de custo desmarcada são agregadas ao elemento pai de nível imediatamente superior com a caixa de seleção Controle de custos marcada. As linhas de orçamento duplicadas são comprimidas por elemento/componente de custo e extensão no orçamento de controle. As sobretaxas são calculadas, e os valores calculados são armazenados no orçamento de controle.

Orçamento de atividade Se o orçamento do projeto for baseado em atividades, o orçamento de controle gerado incluirá todas as atividades que são:

  • Parte do plano ativo.
  • E têm a caixa de seleção Controle de custos marcada na sessão Atividades (tppss2100m000). As linhas de orçamento relacionadas às atividades com a caixa de seleção Controle de custos desmarcada são agregadas à atividade pai de nível imediatamente superior com a caixa de seleção Controle de custos marcada. As linhas de orçamento duplicadas são comprimidas por atividade/componente de custo e extensão no orçamento de controle. As sobretaxas são calculadas, e os valores calculados são armazenados no orçamento de controle.