Para usar o registro de progresso

Durante a execução do projeto, você registra o nível de conclusão do projeto, no todo ou em partes. Essas informações de progresso podem constituir a base para o faturamento do cliente ou destinar-se somente ao controle de custos.

Há duas formas de avaliar o progresso:

  • Progresso físico.
  • Progresso relacionado ao tempo.

O progresso físico é o progresso real ou efetivo que pode ser determinado com as quantidades concluídas. É possível ver o progresso determinando o trabalho finalizado. Por exemplo, você deseja construir uma estrada com dez quilômetros de comprimento. Um quilômetro está finalizado e o progresso é 10%, ou 1 quilômetro. Esse tipo de progresso não leva em conta o tempo e é utilizado para faturamento. É possível faturar o progresso da produção usando o valor agregado, o método de fatura de taxa unitária ou o método de fatura de progresso.

O vínculo entre um método de valor agregado e o progresso é o seguinte:

Método de valor agregadoProgresso
EtapaEtapa alcançada
Porcentagem inicial e finalA atividade foi finalizada
Porcentagem concluídaProgresso por atividade/tipo de custo
Nível de esforçoSem progresso (valor planejado = valor agregado)
DistribuídoSem progresso (o progresso é por meio da atividade vinculada)

 

No caso de elementos, atividades e extensões, é possível registrar o progresso em três níveis:

Esse nível depende da seleção na definição do projeto.

Se você definir um elemento com a sessão Elementos (tpptc1100m000), use a caixa de seleção Progresso físico para indicar se deseja ou não registrar o progresso do elemento. O Se esta caixa de controle estiver limpa, Projeto acumula os dados de progresso dos níveis inferiores na estrutura do elemento e os atribui ao elemento.

Se você definir uma atividade com a sessão Atividades (tppss2100m000), use o campo Nível de progresso físico para indicar o tipo de progresso que deseja registrar.

Se você definir uma extensão com a sessão Extensão (tpptc0110s000), use o campo Registro do prog. físico para indicar o tipo de progresso que deseja registrar.

O progresso relacionado ao tempo sempre é uma estimativa do progresso. Essa estimativa pode ser inserida manualmente no campo Percentual concluído da sessão Atividades (tppss2100m000) ou por meio do pacote de programação externa. O progresso relacionado ao tempo pode ser usado para planejamento. Você pode calcular o valor agregado e usá-lo para acionar parcelas para faturamento, mas não é possível faturar o progresso, a não ser depois de gerar o progresso físico com a sessão Gerar progresso fís. do planejamento (tpppc1240m000).

Dados de faturamento para atividades podem ser utilizados somente em atividades do tipo Pacote de trabalho e Conta de controle.