Faturamento Nota Quando você cancela e gera novamente uma fatura em Faturamento, o número e a data de criação da nova fatura são atualizados nos campos Doc. de fatura e Data da fatura no Projeto. Ao cancelar uma fatura, é possível modificar somente os dados da fatura, como referência, endereço e número do imposto, se necessário. Também é possível modificar o Valor faturável ao criar uma nota de crédito para uma linha de fatura específica, como uma fatura de venda manual. Se o status do projeto e o status do orçamento forem pelo menos Real, será possível escolher as sessões apropriadas em Faturamento para faturar os custos de unidade. O Projeto oferece suporte aos seguintes tipos de fatura:
Pagamentos adiantados É possível fazer adiantamentos em todos os métodos de fatura. Se houver vários clientes de projeto envolvidos, o adiantamento deve ser vinculado a um deles. Não é possível usar solicitações de pagamento adiantado para retenção. É possível vincular um adiantamento a um elemento ou atividade. Se o método de fatura do projeto for Parcela, também será possível vincular o adiantamento a uma parcela. É possível usar essa parcela para liquidar o adiantamento. Se o adiantamento não estiver vinculado a uma parcela, será possível liquidá-lo na próxima fatura. Para manter um adiantamento, é necessário selecionar um código de receita registrado na seção Receita padrão (tppdm0515m000). A linha de fatura do adiantamento é lançada na seção Entrada de receita (tpppc3501m000) com o código de receita selecionado na seção Pagamentos adiantados (tppin4110m000). Retenção O cliente paga o valor da retenção após a realização satisfatória das atividades do projeto. A retenção pode ser usada com todos os métodos de fatura. Não é possível usar a retenção para solicitações de pagamento adiantado. A seção Retenção (tppin4140m000) mantém e libera valores de retenção para o faturamento. Imprima registros de retenção com a seção Imprimir retenção (tppin4440m000). Definir códigos de receita Defina os códigos de receita para o projeto na seção Projeto - Receitas (tppdm6515m000) e para a extensão na seção Receita padrão (tppdm0515m000). É possível especificar um código de receita em um dos três níveis:
Em relação ao método de fatura Custo mais percentagem e Taxa de unidade, é recomendável inserir um código de receita em um dos níveis. Aloque as receitas aos códigos de receita em uma das seções a seguir:
Se não houver nenhum código de receita para um objeto de custo, será possível definir o código de receita para o objeto de custo, atividade e elemento usando:
Códigos de receita e extensões Se uma extensão tiver um método de fatura Custos orçados ou um método de fatura Custo real na seção Projeto, Extensões (tpptc0510m000), o LN alocará a receita ao código de receita apropriado na seção Atribuir elementos e atividades aos códigos de receita (tppin0820m000). Se você selecionar Valor do contrato como método de fatura, o LN recuperará um dos códigos de receita a seguir:
Processo para o Faturamento O Faturamento coleta dados da fatura e os transfere com a sessão Transferir transações para faturamento (tppin4200m000) para o Faturamento para edição final e impressão. O Faturamento personaliza endereços da fatura, layout da fatura, valores líquidos e/ou valores brutos e imprime números de documento. Também são feitas provisões para as retenções. Depois de transferir os detalhes sobre a fatura para o Faturamento, modifique, finalize e imprima as faturas. Por fim, o LN envia as receitas da fatura para Receita do projeto no Progresso do projeto e para Finanças. Quando você lança uma fatura, o Faturamento envia o status para Faturamento.
| |||