Liberar ordens de produção (tisfc0204m000)

Utilize esta sessão para liberar ordens de produção para a produção por encomenda. O status da ordem de produção é alterado para Liberado.

Uma ordem de produção com o status Liberado indica que a produção pode iniciar, por exemplo, os materiais podem ser baixados e as horas gastas podem ser contabilizadas.

O LN executa as seguintes ações ao liberar uma ordem de produção:

  • As ordens de armazém são criadas na Armazenamento. Por meio dessas ordens de armazém, a baixa dos materiais em recebimento no estoque de produtos finais são geridos.
  • Se a caixa de seleção Utilização de armazéns de chão de fábrica estiver selecionada e Mover alocação p/armazém chão de fábrica da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) for Na liberação, as alocações de materiais serão movidas para o armazém de chão de fábrica.
  • Se o campo Momento de previsões congeladas da sessão de detalhes Ordens de produção (tisfc0501m000) for Durante a liberação da ordem, os custos da ordem estimada serão congelados e os custos unitários estimados do item final serão calculados.
  • Se você usar a Gestão da qualidade, serão criadas ordens de inspeção.
Nota

Se a caixa de seleção Impressão docs. da ordem prod. obrigatória da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) estiver selecionada, será possível executar a sessão Liberar ordens de produção (tisfc0204m000) quando o status da ordem for Documentos impressos. Itens repetitivos podem ser liberados independentemente desse parâmetro.

Para liberar somente as ordens de produção para as quais os materiais necessários estão disponíveis, marque a caixa de seleção Verificar escassezes. Para obter mais informações, consulte Verificação de escassez de material.

Se a caixa de seleção Verificar escassezes de material na liberação na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) estiver marcada, será possível marcar a caixa de seleção Verificar escassezes em Opções para verificar a disponibilidade dos materiais necessários. Se essa caixa de seleção estiver selecionada, o LN não liberará as ordens de produção para as quais os materiais necessários não estejam disponíveis a tempo.

 

Intervalo de seleção
Ordem de produção
Ordem para produzir determinada quantidade de um item em uma data de entrega especificada.
Projeto (PCS)
Um conjunto de ações de fabricação e compra executadas especialmente para determinada ordem do cliente. Um projeto é iniciado para planejar e coordenar a produção desses itens.

Para uma produção padrão para ordem, o projeto é usado somente para vincular o item à ordem do cliente. Caso contrário, o projeto pode incluir:

  • Dados de item personalizados (BOMs e roteiros)
  • Planejamento do projeto (ou de atividade)

Um orçamento é um tipo especial de projeto. Um orçamento é usado para planejar e estimar, não para executar a produção.

Data/hora inicial de produção
Esse campo se refere aos campos de data e hora iniciais de produção na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000).
Data de entrega planejada
A data em que os itens acabados são finalizados de acordo com o planejamento.
Grupo de item
Grupo de itens com características similares. Cada item pertence a um grupo de itens em particular. O grupo de itens é usado em combinação com o tipo de item para configurar os padrões do item.
Armazém
Um local para armazenar mercadorias. Para cada armazém, é possível inserir dados de endereço e dados relacionados ao tipo.
Planejador
O nome de usuário do funcionário responsável por planejar itens de planejamento.
Planejador de chão de fábrica
A pessoa responsável por imprimir, reprogramar e liberar ordens de produção e gerenciar cargas de trabalho.
Roteiro de grupo
Um grupo de itens com atributos de roteiro similares, por exemplo, o mesmo centro de trabalho, operação de roteiro, BOM e assim por diante. Um grupo de roteiro é definido pelo usuário como um critério de seleção para ordens de produção.
Linha de produto
Um grupo de produtos fabricados pelo mesmo produtor que são similares, mas diferem em detalhes como tamanho, forma, cor etc. Dados de agrupamento do item definidos pelo usuário, usados principalmente como critério de seleção de item para relatório.
Classe do produto
Dados de agrupamento do item definidos pelo usuário utilizados para distinguir entre diferentes grupos de itens em uma linha de produto. A classe do produto é usada principalmente como critério de seleção para relatório.
Código seleção
Dados de agrupamento do item definidos pelo usuário. Use códigos de seleção para selecionar itens por cor, diâmetro, data de vencimento do produto e assim por diante.
Nota

Os códigos de seleção são usados somente a título de informação.

Seleção de item
Do item
As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos.

Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto.

Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:

  • itens de custo (por exemplo, eletricidade)
  • Itens de serviço
  • subcontratação de serviços
  • itens da lista (menus/opções)
Seleção de grupos
Grupo ord. pr.
Se esta caixa de controle estiver selecionada, todas as ordens de produção no grupo de ordens JSC selecionado serão liberadas.

Se qualquer ordem de produção não puder ser liberada (por exemplo, se os documentos da ordem não tiverem sido impressos e você tiver especificado que eles devem ser impressos na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000)), o LN imprimirá um relatório de erro.

Tópico relacionados

Grupo de ordens JSC
O código do grupo de ordens JSC.
Seleção de C/T
Seleção de C/T
Se esta caixa de controle estiver selecionada, somente as ordens de produção cuja primeira operação esteja no intervalo de centros de trabalho inserido serão liberadas.
Nota
  • As ordens de produção devem ter operações definidas.
  • Não é possível utilizar essa seleção para grupos de ordens JSC.
Centro de trabalho
Somente as ordens de produção com sua primeira operação no intervalo de centros de trabalho inseridos aqui serão liberadas.
Nota
  • A caixa de seleção Seleção de C/T deve estar marcada.
  • As ordens de produção devem ter operações definidas.
  • Não é possível utilizar essa seleção para grupos de ordens JSC.
Opções
Verificar escassezes
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a sessão verificará se há escassez de materiais necessários antes de liberar as ordens de produção.

Essa opção estará disponível somente se a caixa de seleção Verificar escassezes de material na liberação na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) estiver marcada.

Interativo
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN exibirá uma lista de ordens de produção com um indicador mostrando em quais ordens de produção há uma escassez de material. É possível então selecionar as ordens de produção para liberação dessa lista.
Verificação
Determina que tipo de verificação essa sessão executa.

Valores permitidos

  • Físico

    O LN verifica o estoque disponível.

    Recebimentos programados de ordens de compra são ignorados.

    Recebimentos programados de ordens de produção são levados em consideração somente nos seguintes casos:

    • A ordem de produção já foi liberada.
    • A ordem de produção está contida nos intervalos de seleção especificados sob Intervalo de seleção.
  • Disponível planejado

    O LN verifica a quantidade disponível projetada com base em todas as transações planejadas de estoque, incluindo os recebimentos programados de todas as ordens de compra e ordens de produção. Essa verificação não é multinível. Ou seja, o LN não verifica se os materiais fornecidos por outras ordens de produção serão atrasados devido à escassez de material para essas ordens de produção.

  • Multinível
    O LN verifica a quantidade disponível projetada. Caso um material deva ser fornecido por uma ordem de produção, o LN também verificará se os materiais para essa ordem de produção estarão disponíveis a tempo. O LN verifica recursivamente a disponibilidade de materiais de nível mais baixo. Para obter mais informações, consulte Verificação de escassez de material multinível.
Escopo
Determina de quais armazéns o LN levará o estoque disponível em consideração.

Valores permitidos

  • Armazém atual apenas
    Leve em consideração somente o estoque no armazém do material. O armazém do material é exibido no campo Armazém da sessão Lista de material (tibom1110m000).
  • Armazéns planejados no agrupamento
    Leve em consideração o estoque em todos os armazéns no mesmo agrupamento do armazém do material. Em geral, armazéns próximos pertencem ao mesmo agrupamento. No entanto, o LN exclui os armazéns cuja caixa de seleção Incluir no Planejamento Empresarial na sessão Armazéns (tcmcs0503m000) esteja desmarcada.
  • Todos os armazéns no agrupamento
    Leve em consideração o estoque em todos os armazéns no mesmo agrupamento do armazém do material, independentemente da configuração da caixa de seleção Incluir no Planejamento Empresarial na sessão Armazéns (tcmcs0503m000).

Se o campo Verificação for Multinível, esse campo será Armazéns planejados no agrupamento e não poderá ser alterado.

Ignorar estoque bloqueado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN não levará em consideração o estoque bloqueado para analisar o fornecimento de material das ordens de produção. Estoque pode ser bloqueado para inspeção ou por outros motivos. Selecione essa caixa de seleção se espera que a qualidade do material seja ruim.

Se o campo Verificação for Multinível, essa caixa de seleção será definida automaticamente com um valor igual ao da caixa de seleção Estoque em inspeção disponível para planejamento na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000) e não poderá ser alterada.

Itens críticos apenas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN verificará somente os materiais para os quais a caixa de seleção Crítico para estoque na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000) estiver marcada.
Nota

Se a verificação for multinível e um material não crítico possuir materiais de nível mais baixo que sejam críticos, o LN verificará esses materiais de nível mais baixo.

Relatório de escassez
Se esta caixa de controle estiver selecionada, essa sessão imprimirá um relatório de escassez idêntico ao que é impresso pela sessão Imprimir escassezes de material por ordem de produção (tisfc0419m000).
Imprimir
Selecione o tipo de ordens a ser impresso:

Valores permitidos

  • Todas as ordens
  • Ordens com escassez
  • Ordens sem escassez
Relatório de processo
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN imprimirá o relatório de processo.
Relatório de erro
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN imprimirá o relatório de erro.

 

Liberar
Libera a ordem de produção.