Relacionamentos de tarefa (tirou0104m000)

Uma tarefa pode ser executada em muitos centros de trabalho e em muitas máquinas. Utilize esta sessão para indicar qual tarefa é executada em um centro de trabalho específico e a máquina utilizada para realizar a tarefa.

 

Tarefa
A tarefa vinculada a um ou mais centros de trabalho.

É possível vincular tarefas de Produção somente a um centro de trabalho.

Centro de trabalho
O centro de trabalho em que a tarefa é executada.

Tópico relacionados

Máquina
A máquina vinculada à tarefa.
Descrição de relacionamento da tarefa
Use esse campo para fornecer uma descrição para as relações da tarefa.
Chave de busca
A chave de busca permite recuperar centros de trabalho rapidamente em diversas sessões.

Por padrão, o LN exibe 16 caracteres da descrição da tarefa. Eles podem ser substituídos por outro texto, se desejado.

Código de taxa oper.
O código de taxa operacional que é vinculado à relação da tarefa e funciona como a taxa de relação da tarefa.

O código de taxa operacional deve ser predefinido na sessão Códigos de taxa oper. (ticpr0150m000).

Os códigos de taxa operacional podem ser inseridos somente se o seguinte for aplicável:

  • O parâmetro Tipo de taxas operacionais na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) for Taxa relacionamento de tarefa.
  • O centro de trabalho não for um centro de trabalho de subcontratação.
Fator da taxa subcontratação
O fator da taxa de subcontratação e a taxa base de subcontratação determinam os custos de subcontratação.

O valor desse campo depende do campo Método de cálculo de custos de subcontratação na sessão Taxas de subcontratação (ticpr1160m000). Se esse campo for Taxa operacional, a construção a seguir será possível. É possível partir de uma taxa base para subcontratação e especificar ainda mais uma taxa base para cada linha de operação.

Exemplo:

A taxa de subcontratação é 100

O fator da taxa de subcontratação é 2

Então, o custo total da subcontratação é 200

Quant. roteiro
A quantidade do item fabricado em que o roteiro se baseia. A quantidade de roteiro permite incluir tempos de operação muito curtos no roteiro de um item.
Exemplo
Quantidade de roteiro100
Tempo do ciclo60 minutos

 

Em um intervalo de tempo de 60 minutos, são produzidos 100 itens. Com isso, o tempo de operação de um item é de 0,6 minuto.

Ocupação da máquina
O número de máquinas necessário para executar a operação.

Você poderá inserir esse campo quando tiver definido uma máquina para o centro de trabalho selecionado na sessão Tarefas (tirou0103m000).

Tempo de configuração médio
O tempo de configuração médio aplicável a esse relacionamento tarefa/centro de trabalho específico.
Ocupação de mão de obra para configuração
O número de pessoas necessário para realizar a configuração da operação.

Insira o número de pessoas que é necessário para realizar a operação no campo Ocupação de mão de obra para produção.

Taxa de produção
O número de unidades para o qual a tarefa pode ser executada por unidade de tempo. O campo Unid. tempo taxa produção na sessão Parâmetros de roteiro (tirou0100m000) determina se a unidade de tempo é Hora ou Minuto.

Se você tiver definido tabelas de tempo de norma, poderá aplicar zoom até a sessão Calcular tempo de norma (tirou0230m000) para calcular a taxa de produção.

Nota

Se a caixa de seleção Utilizar taxas produção estiver desmarcada na sessão Parâmetros de roteiro (tirou0100m000), não será possível inserir esse campo.

/
A unidade de tempo em que a taxa de produção é expressa.
Tempo do ciclo
O tempo do ciclo aplicável a esse relacionamento tarefa/centro de trabalho específico. O tempo do ciclo é utilizado, por exemplo, para calcular preços de custo e lead times de ordem.

Na sessão de detalhes Relacionamentos de tarefa (tirou0104m000), você pode aplicar zoom até a sessão Calcular tempo de norma (tirou0230m000) para calcular o tempo do ciclo. O tempo de operação total depende da quantidade da ordem.

Duração fixa
Uma indicação quanto a se o tempo de produção é fixo ou depende da quantidade da ordem. Se o tempo de produção tem duração fixa, ele é igual ao tempo do ciclo. Se for indicado que o tempo de produção não tem duração fixa, o tempo de ciclo será multiplicado pela quantidade da ordem.

Por exemplo, assar um pão no forno leva uma hora. Assar uma centena de pães ao mesmo tempo também tem duração fixa de uma hora.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a duração de uma operação será fixa e seu tempo de produção não dependerá do tamanho do lote.

 Tempo de produção = tempo de configuração + (1 * tempo do ciclo)
Backflushing
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o material e as horas de produção gastas serão submetidos a backflushing após a execução da tarefa.

Itens serializados

O backflushing poderá ser aplicado a itens serializados somente se, na sessão de detalhes Itens - armazenamento (whwmd4500m000), a caixa de seleção Núm. de série no estoque for desmarcada e o campo Registrar baixa nº de série durante as built for Sim. Em todos os outros casos, os itens serializados não podem receber backflushing.

Se o item serializado for controlado por lote, o lote a partir do qual os itens recebem backflushing se baseará no método de saída ( Último a entrar, primeiro a sair (UEPS), Prim. a entrar, prim. a sair (PEPS)) definido na sessão de detalhes Itens - armazenamento (whwmd4500m000).

Ponto de contagem
Uma operação no roteiro em que a quantidade de itens concluídos e rejeitados deve ser determinada de forma explícita. Se uma operação é um ponto de contagem, a conclusão dessa operação deve ser relatada separadamente. A quantidade concluída em operações de acompanhamento não deve ultrapassar a quantidade concluída no ponto de contagem.

Se uma operação não é um ponto de contagem, pode ser definida como Completada automaticamente após a conclusão de uma operação de acompanhamento. As quantidades concluídas e rejeitadas são então determinadas pela quantidade concluída no ponto de contagem.

Lote de transferência menor que lote de produção
A quantidade ou a percentagem de itens para os quais uma operação deve ser finalizada para ser possível iniciar a próxima operação. Mesmo que uma operação ainda não esteja finalizada para todos os itens em uma ordem de produção, é possível iniciar a próxima operação para os itens já finalizados.

Em um ambiente de produção onde é utilizado Kanban, a quantidade de lote de transferência é igual ao tamanho Kanban (que é o container padrão ou o tamanho do lote padrão).

A quantidade de lote de transferência substitui o conceito utilizado anteriormente de percentagem de sobreposição em operação.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível iniciar a próxima operação antes que o lote de produção completo seja finalizado. Você deve inserir um valor no campo Quantidade de lote de transferência, que indica quando a próxima operação pode ser iniciada. Se esta caixa de controle estiver limpa, a próxima operação será iniciada quando o lote de produção completo for finalizado.

Se o campo Método de lote de transferência na sessão Parâmetros de roteiro (tirou0100m000) for Quantid., será necessário digitar uma quantidade no campo Quantidade de lote de transferência. Se o campo Método de lote de transferência for Percentagem, será necessário digitar uma percentagem.

Quantidade de lote de transferência
A quantidade ou a percentagem de itens para os quais uma operação deve ser finalizada para ser possível iniciar a próxima operação. Mesmo que uma operação ainda não esteja finalizada para todos os itens em uma ordem de produção, é possível iniciar a próxima operação para os itens já finalizados.

Em um ambiente de produção onde é utilizado Kanban, a quantidade de lote de transferência é igual ao tamanho Kanban (que é o container padrão ou o tamanho do lote padrão).

A quantidade de lote de transferência substitui o conceito utilizado anteriormente de percentagem de sobreposição em operação.

Se o campo Método de lote de transferência na sessão Parâmetros de roteiro (tirou0100m000) for Quantid., será necessário digitar uma quantidade. Se o campo Método de lote de transferência for Percentagem, será necessário digitar uma percentagem.

Ocupação de mão de obra para produção
O número de pessoas necessário para realizar a operação.

Insira o número de pessoas necessárias para realizar a configuração da operação no campo Ocupação de mão de obra para configuração.

Informação extra
Use esse campo para inserir informações adicionais.

 

Calcular taxa de produção
Calcula a taxa de produção.
Ferramentas
Inicia a seção Relacionam. da tarefa - Ferramentas (tirou0115m000) em que é possível visualizar ou manter as ferramentas vinculadas ou que devem ser vinculadas à relação de tarefa. Se você tiver vinculado ferramentas a uma máquina específica na seção Máquina - Ferramentas (tirou0110m000) e definido uma relação de tarefa na seção atual em que a máquina está envolvida, o LN vincula automaticamente as ferramentas à relação de tarefa na seção Relacionam. da tarefa - Ferramentas (tirou0115m000).
Variáveis do processo
Inicia a seção Relações da tarefa - Variáveis do processo (tirou0116m000) em que é possível vincular as variáveis do processo a uma relação de tarefa.
Classes e status de configuração
Inicia a sessão Itens (tcibd0501m000).
Atualizar operações de roteiro
Inicia a seção Atualizar operações de roteiro (tirou1204m000) em que é possível atualizar as operações de roteiro que usam uma relação de tarefa alterada na seção atual.
Where-used
Inicia a seção Operações de roteiro (tirou1102m000) em que é possível visualizar a(s) operação(ões) de roteiro em que uma relação de tarefa específica é usada.