CPV e receitas por projeto e ordem (tipcs3192m000)

Se você trabalhar em um projeto PCS em um ambiente multi cia onde departamentos de vendas, departamentos de serviço e armazéns pertencem a diversas companhias financeiras, poderá optar por lançar transações financeiras para CPV e receitas relacionados a PCS na companhia financeira do departamento de vendas, do departamento de serviço e/ou do armazém em vez de no departamento de cálculo do projeto PCS.

Utilize esta sessão para visualizar e modificar o CPV e as receitas distribuídos para um projeto PCS, especificados por ordem e departamento (entidade). É possível visualizar nessa sessão o CPV e as receitas provisionais, assim como o CPV e as receitas para um projeto PCS fechado.

Observe que o CPV e as receitas estimados e reais são lançados e visualizados por ordem, enquanto que o CPV e as receitas provisionais são lançados e visualizados por departamento.

Nota

 

Projeto
Um conjunto de ações de fabricação e compra executadas especialmente para determinada ordem do cliente. Um projeto é iniciado para planejar e coordenar a produção desses itens.

Para uma produção padrão para ordem, o projeto é usado somente para vincular o item à ordem do cliente. Caso contrário, o projeto pode incluir:

  • Dados de item personalizados (BOMs e roteiros)
  • Planejamento do projeto (ou de atividade)

Um orçamento é um tipo especial de projeto. Um orçamento é usado para planejar e estimar, não para executar a produção.

Tipo de cálculo
O momento que o reconhecimento de receita é realizado.

Valores permitidos

Tipo de cálculo

Data de geração
A data e hora do cálculo do CPV e da receita provisionais.
Tipo de entidade
O departamento, o centro de trabalho ou o armazém para o qual o CPV e as receitas provisionais são calculados.

Valores permitidos

Valores possíveis

Entidade
O código que indica o departamento, o centro de trabalho ou o armazém para o qual o CPV e as receitas provisionais são calculados.
Moeda
Um meio de intercâmbio geralmente aceito, como moedas, notas do tesouro e notas bancárias.

Os seguintes tipos de moeda estão disponíveis no LN:

  • moeda local, que é usada internamente pelas companhias para calcular custos, registrar orçamentos e registrar valores de imposto
  • moeda da transação, que é usada em transações com parceiros de negócios, como ordens e faturas
Ordem
A ordem que gera CPV e receitas para uma entidade específica.
Nota

Se CPV e receitas forem lançados no departamento de cálculo do PCS, nenhum número de ordem será exibido.

Provisionais calculado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o CPV e as receitas provisionais serão calculados pela sessão Calcular CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3290m000). O CPV e as receitas provisionais são calculados no nível da entidade. Assim, se mais de uma ordem estiver presente para a entidade específica, a caixa de seleção Provisionais calculado é selecionada somente para uma das ordens. Para as outras ordens da entidade, a caixa de seleção permanece desmarcada.
Receita estimada
O total da receita estimada esperada para a ordem.
Receita reconhecida
O total da receita estimada para a ordem na conclusão (o valor no campo Receita estimada) multiplicado pelo Percentual de conclusão (POC) do projeto PCS. O POC é calculado com base no valor do campo Método POC na sessão de detalhes Detalhes do projeto (tipcs2130m000).
Receita real
A receita da ordem já lançada pelo módulo Faturamento em Faturamento na data do reconhecimento de receita provisional.
Valor da fatura
O valor da ordem para o qual uma fatura já foi enviada.
Valor pago
O valor da ordem já pago.
Valor vencido
O valor da ordem para o qual o pagamento está em atraso.
Receita prov.
A receita provisional para a entidade lançada ou que será lançada no módulo Contabilidade em Finanças. A receita provisional é calculada executando-se a sessão Calcular CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3290m000). O cálculo é o seguinte:

[...]

Se necessário, o usuário pode sobrepor o valor calculado digitando um valor no campo Receita provisional confirmada.

Receita provisional confirmada
A receita provisional para a entidade lançada ou que será lançada no módulo Contabilidade em Finanças. O valor padrão desse campo é igual ao valor no campo Receita prov., mas é possível ajustar a receita provisional nesse campo antes de confirmá-lo.
CPV reconhecido
O total de custos estimados na conclusão (o valor no campo Total decustos estimados) multiplicado pelo Percentual de conclusão (POC). O valor do campo Método POC na sessão de detalhes Detalhes do projeto (tipcs2130m000) determina qual POC é utilizado.
CPV real
O custo de produtos vendidos (CPV) já determinado para a ordem na data e hora do reconhecimento de receita. O CPV real pode originar de:
  • Venda
  • Serviço
  • Armazenamento

Se a caixa de seleção Lançar resultados provisionais por componente de custo na sessão Detalhes do projeto (tipcs2130m000) estiver selecionada, o CPV real será especificado por componente de custo, o que pode ser visualizado na sessão CPV por componente de custo (tipcs3191m000).

CPV provisional
O CPV provisional lançado ou que será lançado no módulo Contabilidade em Finanças. O CPV provisional é calculado executando-se a sessão Calcular CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3290m000). O cálculo é o seguinte:

[...]

Se necessário, o usuário pode sobrepor o valor calculado digitando um valor no campo CPV provisional confirmado.

CPV provisional confirmado
O CPV provisional para a entidade lançado ou que será lançado no módulo Contabilidade em Finanças. O valor padrão desse campo é igual ao valor no campo CPV provisional, mas é possível ajustar o CPV provisional nesse campo antes de confirmá-lo.

 

Exibir ordem
Selecione uma linha e clique para dar zoom na ordem indicada na linha.
Alternar de/para moeda departamento cálculo
Cada departamento / entidade pode ter uma moeda diferente. Para comparar os valores das ordens, clique em Alternar de/para moeda departamento cálculo alterar as moedas dos departamentos para a moeda do departamento de cálculo do PCS.