Detalhes do projeto (tipcs2130m000)

Utilize esta sessão para listar detalhes gerais do projeto.

Na sessão de detalhes, é possível manter detalhes do projeto. Esses dados são relacionados às ações logísticas e consequências financeiras de uma demanda personalizada.

Nota

Se tiver iniciado a sessão Detalhes do projeto (tipcs2130m000) aplicando zoom, será possível somente localizar e selecionar um registro.

 

Projeto
Um conjunto de ações de fabricação e compra executadas especialmente para determinada ordem do cliente. Um projeto é iniciado para planejar e coordenar a produção desses itens.

Para uma produção padrão para ordem, o projeto é usado somente para vincular o item à ordem do cliente. Caso contrário, o projeto pode incluir:

  • Dados de item personalizados (BOMs e roteiros)
  • Planejamento do projeto (ou de atividade)

Um orçamento é um tipo especial de projeto. Um orçamento é usado para planejar e estimar, não para executar a produção.

Tópico relacionados

Status projeto
O status atribuído ao projeto. Esse status, exibido na maioria das sessões, indica o progresso do projeto. Dependendo do status do projeto, algumas sessões não podem ser executadas ou ainda não podem ser executadas.
Etapa de proj
A etapa de execução atual do projeto. As etapas são inseridas na sessão Etapas do projeto (tipcs2110m000).
Orçamento
O projeto do tipo orçamento que originou o projeto real.
Etapa de conclusão
A percentagem do trabalho concluído no projeto PCS.

A percentagem digitada nesse campo é exibida no campo POC (manual) da sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000). A percentagem pode ser utilizada nos cálculos de reconhecimento de receita para determinar o Custo de produtos vendidos (CPV) provisional e a receita provisional para um projeto PCS.

Projeto de investimento
Projetos internos são utilizados para coletar custos, como custos relacionados a garantias, desenvolvimento de produto e investimentos. Esses projetos não devem ser incluídos no Trabalho em curso (WIP), mas devem ser lançados em contabilidades separadas no Balanço ou no Demonstrativo de lucros e perdas.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o projeto será um projeto interno. Como resultado disso:

  • Nenhuma ordem de venda pode ser criada
  • Nenhuma entrada financeira é feita para a Combinação de PCS e Custo estimado de produtos vendidos ou a Combinação de PCS e Custos reais de produtos vendidos

Se esta caixa de controle estiver limpa, o projeto será um projeto externo. Como resultado disso:

  • Uma ordem de venda pode ser criada.
  • É possível fazer entradas financeiras para a Combinação de PCS e Custo estimado de produtos (com a sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000)).
Nota
  • Não é possível alterar esse campo se uma ou mais transações financeiras já estiverem sendo processadas.
  • Além disso, não é possível vincular um projeto interno a uma linha da ordem de venda na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).
Receita prevista
Essa caixa de seleção é utilizada para determinar se receita é esperada ou não para o projeto. Esse resultado determina quando e como lançamentos de custo padrão de venda são realizados.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os lançamentos de custo padrão de venda serão criados com base em uma receita real. Se for uma receita real, os lançamentos de custo padrão de venda corretos serão criados no próximo cálculo de custo padrão do projeto.

Se esta caixa de controle estiver limpa, os lançamentos de custo padrão de venda serão criados com base nas partes do projeto. Quando houver ordens de venda para um projeto para o qual o faturamento ocorreu ou se não houver nenhuma ordem de venda, então, no próximo cálculo de preço de custo do projeto, os lançamentos de custo padrão de venda serão realizados para todas as partes do projeto.

Alteração líquida de custos reais
Se esta caixa de controle estiver selecionada, transações financeiras terão sido registradas para esse projeto após a última vez que os custos padrão reais foram calculados na sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000). Se você executar um cálculo de alteração líquida de custo padrão real, o LN ignorará os projetos para os quais essa caixa de seleção estiver desmarcada, pois os custos padrão reais não terão sido alterados desde o cálculo anterior.

Se você executar um cálculo de custo padrão real na sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000), o LN desmarcará essa caixa de seleção. Se uma transação financeira for registrada para um projeto, o LN selecionará essa caixa de seleção para o projeto.

Para executar um cálculo de alteração líquida de custos padrão reais, selecione a caixa de seleção Alteração líquida somente da sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000).

Método POC
Com reconhecimento de receita, é possível calcular o Custo de produtos vendidos (CPV) provisional e a receita provisional para um projeto PCS. O CPV e a receita provisionais são baseados na percentagem do trabalho concluído no projeto PCS. Nesse campo, é necessário determinar como o Percentual de conclusão (POC) é calculado para o projeto PCS.
Lançar resultados provisionais por componente de custo
Com reconhecimento de receita, é possível calcular o Custo de produtos vendidos (CPV) provisional e a receita provisional para um projeto PCS.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o CPV provisional será especificado por componentes de custo detalhados. É possível visualizar e realizar a manutenção do CPV provisional detalhado na sessão CPV por componente de custo (tipcs3191m000).

Se esta caixa de controle estiver limpa, o CPV provisional não será especificado por componentes de custo detalhados. Em vez disso, o CPV provisional será lançado no componente de custo especificado no campo Componente custo para lançamentos provisionais.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Resultados temporários por componente de custo.

Componente custo para lançamentos provisionais
O componente de custo no qual o Custo de produtos vendidos (CPV) provisional é lançado. Você poderá inserir um componente de custo somente se a caixa de seleção Lançar resultados provisionais por componente de custo estiver desmarcada.
CPV e receitas restritos à companhia financeira do projeto PCS
Se esta caixa de controle estiver selecionada, CPV e receitas relacionados a PCS serão lançados na companhia financeira do departamento de cálculo do projeto PCS.

Se esta caixa de controle estiver limpa, CPV e receitas relacionados a PCS serão lançados nas companhias financeiras do departamento de serviço, departamento de vendas e/ou armazém.

Esse campo obtém o padrão do campo correspondente na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000).

Nota

Se esta caixa de controle estiver selecionada, e você desmarcar a caixa de seleção, não será possível selecionar a caixa de seleção novamente. O motivo é que antes de selecionar a caixa de seleção novamente, você pode ter lançado CPV e receitas relacionados ao PCS para companhias financeiras diferentes da companhia financeira do projeto PCS, o que não é permitido se essa caixa de seleção estiver selecionada.

Distribuição de CPV baseada em
Se a caixa de seleção CPV e receitas restritos à companhia financeira do projeto PCS estiver desmarcada, o CPV geral será distribuído entre vários departamentos em vez de permanecer somente no departamento de cálculo do projeto PCS. Você pode usar esse campo para indicar se deseja inserir a distribuição de CPV manualmente na sessão Distribuição de CPV do projeto (tipcs3110m000) ou prefere que o LN calcule a distribuição de CPV com base na receita da ordem de venda, ordem de serviço e/ou ordem de armazém.

Esse campo obtém o padrão do campo correspondente na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000).

Transferência entre os Projetos PCS considerada como relação de vendas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a transferência de itens de um projeto PCS (o projeto de origem) para outro projeto PCS (o projeto de destino) resultará em uma receita no projeto de origem.

Se esta caixa de controle estiver limpa, a transferência de itens de um projeto PCS (o projeto de origem) para outro projeto PCS (o projeto de destino) resultará em um lançamento de custo de material negativo no projeto de origem. É possível considerar tal lançamento negativo como uma correção dos custos reais no projeto de origem.

Lançar transações do projeto na data atual
A data inserida no campo correspondente na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000) será copiada aqui sempre que um Projeto PCS for criado. Se a

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a data atual será utilizada quando os lançamentos de custo forem feitos.

Se esta caixa de controle estiver limpa, será necessário inserir uma data no campo Data de lançamento de custo/giro de vendas.

Data de lançamento de custo/giro de vendas
A data na qual o custo padrão e a receita das vendas devem ser inseridos no fechamento do projeto. O valor desse campo pode ser sobrescrito durante a execução da sessão Fechar projeto (tipcs2250m000).
Valor da fatura
O valor total faturado para o projeto em questão. Se for um projeto principal, os valores faturados para os subprojetos serão agregados automaticamente ao projeto principal com a sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000).

O valor faturado será atualizado durante o cálculo de custo do projeto na sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000) e na sessão Fechar projeto (tipcs2250m000).

O valor é derivado de todas as ordens de venda, de serviço e de armazém no lado da entrega do projeto para o qual faturas foram impressas pelo módulo Faturamento.

Se o método POC for Nenhum, o que significa que nenhum reconhecimento de receita é utilizado, a percentagem faturada será calculada com base nesse valor e no valor total esperado da receita. Essa percentagem será, então, utilizada como uma base para lançar custo de produtos vendidos em projetos não fechados.

Os lançamentos de CPV provisional são baseados na percentagem de CPV provisional na sessão CPV e receitas provisionais por projeto (tipcs3190m000).

Valor da fatura
A moeda na qual o valor da fatura é expresso.
Método de planejamento
O método de planejamento indica se a data inicial ou a data de conclusão no planejamento de rede do projeto deve ser considerada como firme.
Nota

É possível selecionar um método de planejamento somente no caso de um projeto principal ou único. Um subprojeto herda automaticamente os dados de planejamento do projeto principal.

Data inicial
A data inicial desejada ou planejada para o projeto. Essa data é utilizada ou calculada pelo planejamento de rede.
Nota

É possível preencher uma data inicial somente se:

  • For um projeto principal ou único.
  • O método de planejamento futuro for escolhido.

Tópico relacionados

Data de conclusão
A data de conclusão desejada ou planejada para o projeto.

É possível inserir uma data de entrega somente se:

  • For um projeto principal ou único.
  • O método de planejamento retroativo for escolhido.
Data da efetivação
A data em que os custos padrão e os preços de valorização para o projeto PCS são calculados e atualizados utilizando a sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000). Observe que a data de efetivação pode ser diferente da data de efetividade dos dados de custo. É necessário determinar a data de efetividade na sessão Calcular custos padrão por projeto (tipcs3250m000).
Data real de término
A data em que o projeto é fechado.
Definitivamente fechado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, todas as transações financeiras do projeto serão excluídas pela sessão Excluir transações financeiras por projeto (tipcs3200m000). Não mais é possível redefinir o status do projeto.
Cap. estim. prelim. [H]
O total estimado de necessidades de capacidade para o projeto. Usando a sessão Gerar planejamento de rede (tipcs4210m000), esse valor é automaticamente calculado com base nas necessidades de capacidade estimadas por atividade. Para projetos principais, as necessidades de capacidade estimadas dos subprojetos são agregadas automaticamente ao projeto principal.
Cap. estim. agr. [H]
O total agregado de necessidades de capacidade para o projeto. Usando a sessão Agregar capacidade estimada para o projeto (tipcs4201m000), esse valor é automaticamente calculado com base na estrutura do projeto e na montagem do projeto por item fabricado personalizado. Para projetos principais, as necessidades de capacidade agregadas dos subprojetos são agregadas automaticamente ao projeto principal utilizando a sessão Gerar planejamento de rede (tipcs4210m000).
Horasgastas [H]
O número total de horas gastas em atividades contabilizadas para o projeto. Esse valor é atualizado automaticamente com a sessão Processar horas e despesas (bptmm1203m000). Para projetos principais, as horas também são agregadas para subprojetos do projeto principal na sessão Gerar planejamento de rede (tipcs4210m000).
Horas de MdO reais
As horas de mão de obra reais lançadas e processadas por Pessoal.
Horas-máquina reais
As horas-máquina reais lançadas e processadas por Pessoal.

 

Status projeto
Ordens de comércio entre companhias do projeto - Vendas
Ordens de comércio entre companhias do projeto - Compras