Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000)

A sessão de visão geral contém:

  • Uma lista com o histórico dos conjuntos de parâmetros e suas datas de efetividade. Os conjuntos de parâmetros mais recentes estão no fim da lista.
  • O conjunto de parâmetros atual exibido no início da lista (sem uma data de efetividade).

Para visualizar conjuntos históricos, clique duas vezes em um dos conjuntos de parâmetros históricos. É possível usar a sessão Imprimir parâmetros de controle de projeto (tipcs0400m000) para imprimir e comparar os conjuntos de parâmetros.

Para visualizar ou alterar os parâmetros atuais, clique duas vezes no conjunto sem uma data de efetividade, que é exibido no topo da lista. A sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000) é iniciada.

Se você fizer alterações e salvar a nova configuração de parâmetro, o LN executará as seguintes ações:

  • Adiciona o novo conjunto ao fim da lista de histórico.
  • Atualiza o conjunto atual (no topo da lista).
Nota

Por padrão, o campo Descrição contém a data e hora em que a configuração de parâmetro anterior foi salva. Para evitar confusão, se alterar os parâmetros, altere ou exclua o texto de Descrição padrão.

 

Geral
Data de introdução
A data e a hora em que os parâmetros serão válidos. Os parâmetros serão validos até a data de efetividade de uma configuração de parâmetro mais recente.
Descrição
A descrição do conjunto de parâmetros. Por exemplo, é possível indicar o motivo das alterações nos parâmetros.
Grupo de números do projeto
Um grupo da primeira série de número livre que pode ser atribuída a um uso específico.

Por exemplo, é possível atribuir um grupo de número a:

  • códigos do parceiro de negócios
  • Contratos de compra
  • Ordens de venda
  • Ordens de produção
  • Ordens de serviço
  • Ordens de armazenamento
  • Ordens de frete

Dentro de um grupo de número, é possível definir várias séries. Cada série é identificada pelo código de série. Os números de série que o LN gera consistem no código de série seguido pelo primeiro número livre na série. Códigos de série do mesmo grupo de número possuem o mesmo comprimento.

Nota

Códigos de projeto alfanuméricos não são permitidos.

Série para projeto
Se não for possível selecionar manualmente uma série para um código de projeto PCS, a série nesse campo será utilizada para gerar o código de projeto. A série será utilizada, por exemplo, se for necessário gerar códigos de projeto utilizando dados de um banco de dados externo por meio de um objeto de negócio.
Personalizar linha da BOM automaticamente
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um item com política de ordem Sim será personalizado automaticamente depois que o item for inserido e salvo como um componente na BOM de nível único de um item personalizado.
Nota

O segmento de projeto do novo item personalizado é igual ao segmento de projeto do item pai.

Copiar datas efetividade de item genérico
Se esta caixa de controle estiver selecionada, e você personalizar um item genérico, as datas de efetividade e datas de vencimento de linhas de BOM genérica e operações de roteiro serão copiadas para o projeto PCS do item personalizado.

Se esta caixa de controle estiver limpa, e você personalizar um item genérico, as datas de efetividade e datas de vencimento de linhas de BOM genérica e operações de roteiro não serão copiadas para o projeto PCS do item personalizado. Em vez disso, as datas de efetividade das linhas de BOM e operações de roteiro são automaticamente estendidas, de modo que as linhas de BOM e operações de roteiro sempre sejam válidas na Data de referência do projeto.

Nota

Um período de validade estendido aplica-se somente às linhas da BOM e às operações de roteiro. As datas de efetividade e de vencimento de outras entidades em um projeto PCS que podem ter efetividade de data, como relações de fornecimento e informações de fornecedor de item, não mudam.

Unidade empresarial para dep. cálc. usada a partir de
Se criar um projeto PCS em uma ordem de venda ou de serviço, o valor nesse campo indicará o departamento de cálculo padrão do projeto PCS. O departamento de cálculo é vinculado a uma unidade empresarial que determina a companhia financeira na qual as transações financeiras são lançadas.

Valores permitidos

Valores possíveis

Nota

Se nenhum departamento de cálculo for especificado para a unidade empresarial do departamento de vendas, departamento de serviço ou armazém na sessão de detalhes Unidades empresariais (tcemm0130m000), o departamento de cálculo será determinado por meio da série da ordem.

Tópico relacionados

Método POC
Com reconhecimento de receita provisional, é possível calcular o Custo de produtos vendidos (CPV) provisional e a receita provisional para um projeto PCS. O CPV e a receita provisionais são baseados na percentagem do trabalho concluído no projeto PCS. Nesse campo, é necessário determinar como o Percentual de conclusão (POC) é calculado para o projeto PCS.

A POC selecionada nesse campo é utilizada como um valor padrão nos detalhes de projeto de projetos PCS gerados a partir de uma linha de ordem de venda por meio da sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000).

Lançar resultados provisionais por componente de custo
Com reconhecimento de receita provisional, é possível calcular o Custo de produtos vendidos (CPV) provisional e a receita provisional para um projeto PCS.

A configuração dessa caixa de seleção determina como a caixa de seleção Lançar resultados provisionais por componente de custo na sessão de detalhes Detalhes do projeto (tipcs2130m000) é definida para projetos PCS gerados a partir de uma linha de ordem de venda utilizando a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000).

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o CPV provisional será especificado por componentes de custo detalhados. É possível visualizar e realizar a manutenção do CPV provisional detalhado na sessão CPV por componente de custo (tipcs3191m000).

Se esta caixa de controle estiver limpa, o CPV provisional não será especificado por componentes de custo detalhados. Em vez disso, o CPV provisional será lançado no componente de custo especificado no campo Componente custo para lançamentos provisionais.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Resultados temporários por componente de custo.

Componente custo para lançamentos provisionais
O componente de custo no qual o Custo de produtos vendidos (CPV) provisional é lançado. Você poderá inserir um componente de custo somente se a caixa de seleção Lançar resultados provisionais por componente de custo estiver desmarcada.

O componente de custo selecionado nesse campo é utilizado como componente de custo padrão nos detalhes de projetos PCS gerados a partir de uma linha de ordem de venda utilizando a sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000).

Incluir custos fixos na valor. de projeto
Se esta caixa de controle estiver selecionada, custos fixos serão incluídos na valoração do projeto.

Esse parâmetro também afeta o custo padrão de itens personalizados, conforme exibido na sessão de detalhes Itens - Custo (ticpr0107m000). Nessa sessão, o custo padrão estimado e real de itens personalizados pode ser comparado.

Se a caixa de seleção Incluir custos fixos na valor. de projeto estiver marcada, tanto os custos fixos como os custos variáveis serão incluídos nos dados de custo estimado e real na sessão Itens - Custo (ticpr0107m000).

Se a caixa de seleção Incluir custos fixos na valor. de projeto estiver desmarcada, os custos fixos não serão incluídos nos dados de custo na sessão Itens - Custo (ticpr0107m000). O motivo é que se a caixa de seleção for desmarcada, os custos fixos não poderão ser bloqueados e, portanto, não serão incluídos nos custos reais. Como uma comparação entre os dados de custo estimado e real não é razoável se custos fixos estiverem faltando nos custos reais, os custos fixos também serão excluídos dos dados de custo estimado.

Os custos de materiais são sempre variáveis. Sobretaxas sobre os custos de mão de obra podem ser fixas ou variáveis.

Incluir custos fixos preço vendas orçam.
Se esta caixa de controle estiver selecionada, os custos fixos serão incluídos no preço de venda do orçamento.

Tópico relacionados

Lançar transações do projeto na data atual
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o preço de venda, o custo padrão e a receita de vendas serão lançados para projetos não fechados.
CPV estimado limitado pelo valor do WIP
Determina como o LN calcula os custos de mercadorias vendidas.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os custos estimados das mercadorias vendidas nunca excederão o valor do trabalho em curso (por componente de custo padrão) para o projeto.

Transferência entre os Projetos PCS considerada como relação de vendas
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a transferência de itens de um projeto PCS (o projeto de origem) para outro projeto PCS (o projeto de destino) resultará em uma receita no projeto de origem.

Se esta caixa de controle estiver limpa, a transferência de itens de um projeto PCS (o projeto de origem) para outro projeto PCS (o projeto de destino) resultará em um lançamento de custo de material negativo no projeto de origem. É possível considerar tal lançamento negativo como uma correção dos custos reais no projeto de origem.

Configurações para CPV
Lançar CPV relacionado ao projeto contra
Determina como o LN calcula os valores de trabalho em curso para projetos. O parâmetro é utilizado para calcular os custos padrão de entregas de vendas e para lançar transações financeiras do projeto em Finanças no LN.
CPV e receitas restritos à companhia financeira do projeto PCS
Se esta caixa de controle estiver selecionada, CPV e receitas relacionados a PCS serão lançados na companhia financeira do departamento de cálculo do projeto PCS.

Se esta caixa de controle estiver limpa, CPV e receitas relacionados a PCS serão lançados nas companhias financeiras do departamento de serviço, departamento de vendas e/ou armazém.

Distribuição de CPV baseada em
Se a caixa de seleção CPV e receitas restritos à companhia financeira do projeto PCS estiver desmarcada, o CPV geral será distribuído entre vários departamentos em vez de permanecer somente no departamento de cálculo do projeto PCS. Você pode usar esse campo para indicar se deseja inserir a distribuição de CPV manualmente na sessão Distribuição de CPV do projeto (tipcs3110m000) ou prefere que o LN calcule a distribuição de CPV com base na receita da ordem de venda, ordem de serviço e/ou ordem de armazém.
Item
O item de custo nesse campo é utilizado para especificar os custos gerais na fatura interna em Faturamento (SLI) e Contas a pagar (ACP).

É possível definir o item de custo na sessão Itens (tcibd0501m000).