BOMs genéricas (tipcf3110m000)

Utilize esta sessão para definir a BOM genérica e todos os seus componentes para um item genérico ou um item configurável comprado. Um item é configurável quando a caixa de seleção Configurável está selecionada. É possível selecionar a caixa de seleção Configurável na sessão Itens (tcibd0501m000).

É possível utilizar um item comprado configurável em uma BOM para um item de montagem fabricado ou genérico.

Um item de montagem fabricado ou genérico pode incluir os seguintes componentes:

Nota
  • Para itens configuráveis comprados, é possível especificar quantidade superior a 1 na linha da BOM.

  • O item final configurado principal pode ser um item fabricado ou um item genérico com a Origem do fornecimento padrão definida como Montagem. O item filho pode ser um item de compra configurável.

  • O item principal não pode ser um item configurável comprado.

As seleções do cliente podem ser utilizadas para gerar BOMs. Restrições controlam as conversões das necessidades do cliente nos componentes das BOMs para variantes de produto.

É possível inserir uma percentagem de planejamento para os componentes da BOM. As percentagens de planejamento permitem que o usuário crie uma previsão da demanda para o item.

Nota

Se a caixa de seleção Estrutura da opção PCF multinível na sessão Parâmetros de configuração do produto (tipcf0100m000) estiver marcada, será possível usar níveis genéricos extras na estrutura de produto para uma estrutura de seleção multinível.

 

Item principal
O código do item configurável.
Tipo de item
Uma classificação de itens usada para identificar se o item é, por exemplo, um item comprado, um item fabricado ou um item de equipamento. Dependendo do tipo de item, certas funções irão se aplicar somente a esse item.

É possível definir valores padrão para uma combinação de tipo de item/grupo de item na sessão Itens - Padrões (tcibd0502m000).

É possível clicar em Data de efetividade de origem de fornecimento para iniciar a sessão Data de efetividade de origem de fornecimento (tcibd0510m000) e temporariamente alterar o tipo dos itens do tipo Comprado e Fabricado.

Valores permitidos

Tipo de item

Origem do fornecimento padrão
A origem que abastece um item por padrão. Um item pode ser fornecido usando ordens de compra ou programações, ordens de produção ou programações, ordens de montagem ou ordens de armazém.

A origem do fornecimento padrão determina o tipo de ordem usado para fornecer o item, mas, em geral, é possível substituir o padrão e especificar uma origem alternativa.

Se o tipo de item for Fabricado ou Genérico, a origem de fornecimento poderá ser Produção (JSC) ou Montagem.

Se o tipo de item for Módulo de engenharia, a origem do fornecimento será Montagem e não poderá ser alterada.

Se o tipo de item for Comprado, a origem do fornecimento será Compra e não poderá ser alterada.

Esse campo pode ser utilizado para determinar qual tipo de ordem de fornecimento o LN deverá criar se você inserir uma ordem de venda para esse item e o estoque disponível do item não for suficiente.

Valores permitidos

Origem

Quantidade da BOM
Define o número de itens fabricados nos quais a BOM do item é baseada. Permite especificar quantidades de itens muito pequenas como componentes da lista de material.
Posição
O número da posição do componente permite reconhecimento inequívoco da lista de material genérica. Esse número é comparável ao número da posição na lista de material de produção. Em uma BOM genérica, no entanto, diversas variantes podem ser definidas para cada número de posição.

O número de sequência indica que podem existir várias versões do componente para cada número de posição. Para variantes de produto, insira o número de sequência em um número de posição da lista de material genérica. Esse número de sequência também pode ser deixado vazio.

Item
O código de item do componente. Itens genéricos e padrão são permitidos. Um item genérico também pode ser o item principal em outra lista de material genérica. Um item padrão também pode ser um item principal em uma lista de material de produção.

Os componentes devem ser itens com o tipo de item Comprado, Fabricado ou Genérico. O componente deve ser predefinido na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000). Nesse campo, é possível registrar itens diretamente na sessão Itens (tcibd0501m000).

Operação
As operações necessárias para produzir um item fabricado genérico são definidas no roteiro genérico por meio de números de operação. Essas operações são incluídas no planejamento de ordem de produção.
Armazém
O armazém no qual o componente está armazenado e onde a alocação para uma ordem de produção é feita.
Controlado por WMS
Se essa caixa de seleção estiver marcada, foi definido na sessão Armazéns (tcmcs0503m000) que existe uma integração com um Sistema de gestão de armazém (WMS). O valor do campo Seleção de lote nessa sessão deve ser igual ao do WMS utilizado.
Seleção de lote
Esse campo é aplicável para itens controlados por lote. Os valores Qualquer, O mesmo ou Específico referem-se às condições especiais para a entrega de itens de lote em linhas de ordem. Os valores também determinam como os números de lote são atribuídos.

Valores permitidos

Seleção de lote

Montagem
Operação
A operação de montagem à qual o item configurável comprado está vinculado. Esses dados são exibidos somente para itens filhos comprados configuráveis.
Estação de linha
A estação de linha à qual o item configurável comprado está vinculado. Esses dados são exibidos somente para itens filhos comprados configuráveis.
Restrição
O código da restrição aplicável a esse componente.

No texto da restrição, é possível definir a condição sob a qual esse componente deve ser selecionado ao gerar a estrutura do projeto.

Comprimento
O comprimento do componente.

Esse campo pode ser utilizado, juntamente com o campo Largura e o número de unidades, para calcular a quantidade líquida.

A quantidade líquida é o campo Comprimento multiplicado pelo número de unidades e pelo campo Largura, se aplicável.

Largura
A largura do componente.

Esse campo pode ser utilizado, juntamente com o campo Largura e o número de unidades, para calcular a quantidade líquida.

A quantidade líquida é o campo Comprimento multiplicado pelo número de unidades e pelo campo Largura, se aplicável.

Nº de unidades
O número de unidades é o número de vezes que o componente aparece no comprimento especificado (e largura, se aplicável).
Quantidade líquida
A quantidade líquida do componente (excluindo a percentagem de perda) necessária para produzir o item fabricado.
Quantidade líquida
A unidade de estoque da quantidade líquida.
Quantidade de perda
Materiais inutilizados ou rejeições de produtos intermediários, por exemplo, por causa de componentes com defeito ou produtos perdidos em operações de corte ou recorte. As necessidades brutas de materiais e/ou a quantidade de entrada de uma operação devem ser aumentadas para levar em conta a perda antecipada.

Na BOM, é possível definir a perda como uma percentagem das necessidades líquidas de material, que é o fator de perda, e como quantidade fixa, que é a quantidade de perda. A quantidade de perda é usada principalmente para definir a quantidade de material perdida sempre que você começa a produzir, por exemplo, para testar o equipamento.

Para uma operação, é possível definir a perda somente como quantidade fixa.

A quantidade de material perdida durante a produção. A quantidade é fixa e independente da quantidade produzida. Registrar uma quantidade de perda evita escassez na produção.

Descarte é uma perda extra além da perda causada por um rendimento inferior a 100%.

Se gerar a BOM de uma E-BOM, os valores de fator de perda e de quantidade de perda também serão copiados. No entanto, esses valores serão copiados somente se o número de sequência for a única alteração, por exemplo, roda 10/1 até a roda 10/2. Se existir um novo item na linha da BOM, por exemplo, roda para roda sobressalente, os dados de perda não serão copiados. Nesse caso, a quantidade e o fator de perda será zero.

Tópico relacionados

Percentagem de perda
A definição de um fator de descarte evita escassez na produção. O fator de perda é expresso como uma perda de percentagem.

Um fator de descarte de 5% significa que o LN alocará 5% a mais de um componente para uma ordem de produção (necessidade bruta de material).

Descarte é uma perda extra além da perda causada por um rendimento inferior a 100%.

Se gerar a BOM de uma E-BOM, os valores de fator de perda e de quantidade de perda também serão copiados. No entanto, esses valores serão copiados somente se o número de sequência for a única alteração, por exemplo, roda 10/1 até a roda 10/2. Se houver um novo item na linha da BOM, por exemplo, roda para roda sobressalente, os dados de perda não serão copiados. Nesse caso, a quantidade e o fator de perda será zero.

Tópico relacionados

Quantidade de planejamento
A quantidade de planejamento de um componente em uma lista de material genérica é utilizada no cálculo do Planejamento empresarial para determinar as necessidades médias desse componente resultantes de ordens planejadas para itens genéricos em um nível mais alto na estrutura de produto genérico.

O cálculo do Planejamento empresarial incorporará essa quantidade de planejamento (multiplicada pela percentagem de planejamento) como a necessidade líquida para a produção do item fabricado genérico. As necessidades de material exatas não são conhecidas durante o cálculo do Planejamento empresarial, pois não há nenhum cliente para o item genérico nessa fase de planejamento. Assim, uma variante de produto específica ainda não foi selecionada.

Percentagem de planejamento
A percentagem de planejamento serve para realizar um cálculo do Planejamento empresarial, assim como o campo Quantidade de planejamento.
Percentagem necessária
A percentagem de matéria-prima necessária para que a operação seja iniciada.

Valor padrão

O padrão é 0% e esse campo está indisponível. É possível iniciar a operação sem matéria-prima disponível (pelo menos em teoria).

Data de efetividade
A primeira data em que o custo padrão relevante entra em vigor.
Data de vencimento
A data de vencimento indica a partir da qual data a BOM genérica será inválida.
Fantasma
Se o componente for definido como um fantasma na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000), o LN marcará essa caixa de seleção. É possível substituir o valor no campo atual.

Você pode usar itens fantasmas para registrar informações técnicas sobre a estrutura de produto ou para realizar cálculos de custo.

Tópico relacionados

Usar estoque fantasma
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN verificará se há qualquer estoque fantasma disponível.

Se o item fantasma estiver disponível no estoque e a quantidade for suficiente, esse estoque será utilizado como um componente na ordem de produção.

Se nenhum estoque fantasma estiver disponível ou se a quantidade for insuficiente, o estoque não será utilizado. LN trata o componente como um item fantasma normal; portanto, o fantasma é explodido para a quantidade total.

Nota

O estoque fantasma sempre é ignorado durante o planejamento.

Tópico relacionados

Imprimir no documento da ordem
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o componente de BOM será impresso no documento da ordem.

Usuários podem especificar se desejam ou não imprimir um material da BOM no documento da ordem. Por exemplo, um usuário pode optar por não imprimir o estoque do chão de fábrica na lista de materiais.

Txto
Se essa caixa de seleção estiver selecionada, um texto estará presente.
Especificar compens. de material
Se esta caixa de controle estiver selecionada, você poderá especificar a compensação de lead time. Se não utilizar compensação do lead time, o material deverá estar presente no início de uma operação.
Compensação do lead time
A compensação de lead time em dias. A data em que um componente deve estar disponível é calculada subtraindo a compensação do lead time da data final da operação.
Nota

A compensação de lead time poderá ser inserida somente se a caixa de seleção Especificar compens. de material estiver marcada.

Informação extra
Se informações extras existirem sobre a linha da BOM, será possível localizá-las nesse campo.
Fornec. por subcontratado
Se subcontratar uma ou mais operações, ou o processo de produção inteiro de um item, será possível escolher se deseja enviar material ou não ao subcontratante para utilizar para o item subcontratado.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o material não será enviado ao subcontratante. O material é fornecido pelo subcontratante.

Se esta caixa de controle estiver limpa, e o material estiver vinculado a uma operação subcontratada, o material será enviado ao subcontratante.

 

Verificar planejado por consistência do planejador
Verificar consist. do forn. da unid. efetiv.
Inicia a sessão Verificar consist. do forn. da unid. efetiv. (tibom1218m000).
Verificar sistema de ordem para planejamento
Verificar indicadores de rastreab. de projeto

Nota: esse comando estará visível somente se a caixa de seleção Rastreamento de projeto estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).

Usar descrição de item geral
Use a descrição do item na sessão Itens (tcibd0501m000).
Exib. multinível
Inicia o navegador GBF. É possível visualizar e realizar a manutenção da estrutura de E-BOM multinível.