Item genérico - Config. para geração de dados (tipcf3101m000)

Utilize esta sessão para manter dados que determinam como o LN gera dados de item genérico.

É possível definir genericamente os dados do item produzidos ao configurar variantes de produto. Os dados do item podem ser compilados genericamente de elementos de código fixo ou valores de opção para características de produtos. É possível definir dados para os campos de item código de item, descrição, material etc.

É possível controlar a estrutura eventual do código de item para uma variante de produto utilizando restrições. Também é possível definir os outros dados do item genericamente.

Se o LN precisar gerar um código de item de identificação, a caixa de seleção Identificar código do item na sessão Parâmetros de configuração do produto (tipcf0100m000) deverá estar selecionada. Se o LN precisar utilizar o código de item genérico suplementado com um número de sequência, a caixa de seleção deverá estar desmarcada.

Nota

Os dados de item criado são utilizados ao gerar a estrutura para um projeto ou um orçamento de uma variante de produto na sessão Gerar estrutura (projeto) para variante de produto (tipcs2220m000).

 

Item
O código do item genérico ao qual as características de produtos se aplicam. Um item genérico existe em diversas variantes de produto.
Nota

O código de item a ser selecionado deve ser predefinido na sessão Itens (tcibd0501m000).

Campo item
O campo de item para o qual você define as configurações para geração de dados. O LN gera esses dados do item ao configurar variantes de produto.

É possível identificar genericamente o código de item produzido ao configurar variantes de produto. O código de item pode ser compilado genericamente de elementos de código fixo e/ou valores de opção para características de produtos. Utilizando restrições, é possível controlar a estrutura eventual do código de item para uma variante de produto. Da mesma forma, é possível definir os outros dados do item genericamente.

Se o LN não puder reconhecer a descrição da opção, o valor da opção será adicionado automaticamente à descrição da opção. Características de produtos devem ser colocadas entre colchetes ([...]) nas linhas de texto, assim como nos blocos de texto, da mesma forma que nas expressões de restrição.

Valores permitidos

É possível definir dados para os campos a seguir na sessão Itens (tcibd0501m000):

  • Item

  • Descrição
  • Material
  • Tamanho
  • Padrão
  • O texto do item.

    O texto do item pode ser definido como um texto completamente genérico. Esse texto pode ser formado por linhas de texto individuais, valores de opção para características e blocos de texto. Nas linhas e nos blocos de texto, características de produtos podem ser inseridas como variáveis. O configurador de produto ou o gerador de produto então substitui automaticamente essas variáveis pela descrição do valor da opção escolhido.

    Insira o sinal < na primeira posição de cada linha de texto quando o texto for exclusivamente para uso interno. Insira > quando as linhas de texto precisarem ser impressas exclusivamente nos documentos externos.

  • Grupo de item
  • Peso
  • Tipo de produto
  • Classe de produto
  • Linha de produto
  • Código de seleção
  • Sinalização do item

Também é possível definir dados para o campo a seguir na sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000):

Sequência
Por padrão, o LN mostra o último número utilizado mais 10; desta maneira, na sequência de 10, 20, 30 e assim por diante. O sistema de codificação utilizado para itens genéricos é livre. No entanto, esses valores padrão devem ser adotados porque os números intermediários são importantes quando dados de item genérico são adicionados, como inserir 15 entre os valores pré-existentes 10 e 20.
Linha de texto
O código do idioma para registrar texto do item. Selecione o código do idioma aplicando zoom à sessão Idiomas (ttaad1510m000).
Linha de texto
O número da linha de texto para registrar um texto do item.
Da posição
Insira a primeira posição dos dados do item que deseja definir como um item genérico.
Até Posição
A posição final do campo de item genérico.
Descrição
A descrição que deve aparecer nas posições indicadas no campo de item genérico durante a configuração de variantes de produto. É identificada por um código alfanumérico ou por um texto. Se preencher a descrição fixa, não será mais possível preencher o campo característica e vice-versa.

Há duas maneiras para gerar dados de item genérico:

  • Com essa descrição fixa.
  • Com as opções de característica para a variante de produto.

A geração da descrição fixa para dados do item pode ser realizada dependendo da escolha das opções de característica para a variante de produto. Também é possível preencher o código de identificação de restrição, se necessário.

Característica de produto
É possível preencher uma característica de produto como um parâmetro para dados de item genérico somente se o campo Descrição tiver sido deixado em branco. A característica de produto a ser inserida deve ser predefinida na sessão Característica de produto (tipcf0150m000).

A geração da descrição variável para um campo de item pode ser realizada dependendo da escolha das opções de característica para a variante de produto. Também é possível preencher o campo ID da restr., se necessário.

Blocotexto
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um bloco de texto estará presente como parte do bloco de texto de item genérico. É possível exibir ou manter esse bloco de texto clicando no cursor no campo ou no botão do gerente de texto.

Se esta caixa de controle estiver limpa, nenhum bloco de texto estará presente como parte do texto de item genérico.

ID da restr.
O código de restrição a ser inserido deve ser predefinido na sessão Item configurável - IDs de restrição (tipcf2101m000). É necessário inserir um código de restrição somente quando esse código também for registrado na sessão Item configurável - Restrições (tipcf2110m000).

Se ativar a sessão Item configurável - Restrições (tipcf2110m000), será possível, então, definir restrições diretamente por item genérico. Ao fazer isso, o LN solicita a criação de um novo código de restrição se não tiver sido inserido anteriormente.

Com a seção Substituição de parâmetro da restrição, é possível registrar sob quais condições os dados de item genérico devem ser incluídos nos dados de item específico da variante de produto.