Item configurável - Restrições (tipcf2110m000)

Utilize esta sessão para definir restrições por item genérico. É possível utilizar essas restrições para controlar todo o processo de configuração do produto.

Com restrições, é possível definir um modelo de produto genérico de maneira flexível. Restrições consistem em um mix de dados formalizados registrados no banco de dados e diversas regras de decisão, que podem ser definidas por meio de um editor de restrição. Entre outras coisas, as restrições permitem indicar em que condições certas combinações de opções são aceitáveis, obrigatórias ou inaceitáveis para as características do produto. Também é possível indicar que componentes de lista de material ou operações devem ser incluídos ou excluídos, qual a estrutura do preço de venda ou compra de uma variante do produto e assim por diante.

Em cada seção da restrição, variáveis globais ou locais podem ser definidas, podem ser fornecidas com determinados valores, com ou sem a ajuda de uma fórmula. As variáveis globais mantêm seu valor durante todo o processo de configuração ou geração.

Restrições podem ser utilizadas com características de produtos para controlar o processo de configuração. Isso é importante para dependências horizontais entre grupos de opção, relações entre linhas da lista de preços referentes a sobretaxas ou descontos, etc.

É possível selecionar um registro e clicar no botão Editor de texto para ativar o editor de restrição.

É possível escolher Iniciar sessão de zoom no menu Opções no editor de restrição. O ERP exibe, então, um menu com as seguintes sessões:

  • Característica de produto (tipcf0150m000).
  • Opções por característica de produto (tipcf0160m000).
  • Caracteríticas de produto por item configurável (tipcf1101m000).
  • Opções por caract de produto e item configurável (tipcf1110m000).
  • Mensagens de validação da restrição (tipcf2120m000).

É possível selecionar uma das sessões anteriores e selecionar um registro para incluir esse registro na restrição. Se utilizar o editor e quiser adicionar uma opção a uma característica, terá que selecionar primeiramente a característica para poder fazer zoom até a sessão Opções por característica de produto (tipcf0160m000) ou Opções por caract de produto e item configurável (tipcf1110m000). O LN exibe as opções que pertencem à característica selecionada. É possível, então, escolher uma opção para adicionar a essa opção no editor.

Uma metalinguagem criada especialmente para essa finalidade, que é um subconjunto do LN e é utilizada para definir expressões de restrição. Para consultar a Ajuda on-line sobre o potencial dessa metalinguagem e as possibilidades da sintaxe de restrição, consulte Editor de restrição.

Nota

Se você tiver iniciado esta sessão aplicando zoom, não poderá manter o texto de restrição.

Dica

Para obter uma visão geral de todas as restrições que usam uma determinada característica ou opção, use a sessão Imprimir opção e característica do produto where-used (tipcf0450m100).

 

Item
O código do item configurável.
Origem do fornecimento padrão
A origem que abastece um item por padrão. Um item pode ser fornecido usando ordens de compra ou programações, ordens de produção ou programações, ordens de montagem ou ordens de armazém.

A origem do fornecimento padrão determina o tipo de ordem usado para fornecer o item, mas, em geral, é possível substituir o padrão e especificar uma origem alternativa.

Se o tipo de item for Fabricado ou Genérico, a origem de fornecimento poderá ser Produção (JSC) ou Montagem.

Se o tipo de item for Módulo de engenharia, a origem do fornecimento será Montagem e não poderá ser alterada.

Se o tipo de item for Comprado, a origem do fornecimento será Compra e não poderá ser alterada.

Esse campo pode ser utilizado para determinar qual tipo de ordem de fornecimento o LN deverá criar se você inserir uma ordem de venda para esse item e o estoque disponível do item não for suficiente.

Os valores possíveis são:

Se o tipo de item for Fabricado ou Genérico, esse campo poderá ser Produção (JSC) ou Montagem.

Se o tipo de item for Módulo de engenharia, esse campo será Montagem e não poderá ser alterado.

Se o tipo de item for Comprado, esse campo será Compra e não poderá ser alterado.

Tópico relacionados

ID da restr.
O código que identifica de maneira exclusiva uma restrição de um item genérico.
Seção da restrição
Escolha entre o seguinte:

Antes da inserção

A seção de opção Antes da entrada é realizada pelo configurador de produto para que seja possível inserir um valor de opção para uma característica de produto. É possível definir valores de opção padrão nessa seção de restrição e também indicar sob quais condições a entrada ou representação de uma característica de produto é permitida.

Validação

Essa seção é utilizada pelo configurador de produto e pelo gerador de produto para validar valores de opção para características de produtos. A seção também é utilizada para validar ou selecionar dados de item genérico, componentes na estrutura de produto genérico, operações no roteiro genérico e linhas de lista de preço na lista genérica de preços. Se a seção de validação for realizada pelo configurador de produto para o valor de opção Validação, o configurador de produto poderá gerar mensagens para apoiar o processo de configuração, que serão exibidas na tela.

Substituição de parâmetro

A seção Substituição de parâmetro é utilizada pelo configurador de produto e pelo gerador de produto para calcular valores de parâmetros na estrutura de produto genérico. Os valores de parâmetro podem incluir valores de opção fixa para características de produtos:

  • Comprimento
  • Largura
  • Número de unidades
  • Quantidade de material na lista de material genérica
  • Tempo de configuração
  • Taxa de produção
  • Tempo do ciclo no roteiro genérico
  • Preços de compra ou de venda e fatores de preço na lista genérica de preço
Texto da restrição
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um código de origem de restrição estará presente para a restrição.

 

Verificar restrição
O LN verifica se a restrição foi construída de acordo com a sintaxe.
Executar restrição
O LN executa a restrição. É possível verificar se os resultados estão de acordo com sua solicitação.