Criar BOMs genéricas

Quando um produto é configurado usando Configuração do produto (PCF), deve ser definida uma BOM genérica para todos os componentes do item genérico.

Uma BOM genérica é utilizada para definir a estrutura de produto genérica e de engenharia de produto. Com base nessa estrutura de dados mestres, o produto final, chamado de variante de produto, pode ser configurado. Durante a configuração, com base nas características e opções selecionadas, a estrutura da variante de produto é gerada.

São criadas BOMs genéricas na sessão BOMs genéricas (tipcf3110m000). Se as linhas de montagem são usadas para fabricar os itens, a caixa de verificação Configurador deve ser selecionada na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000).

Nota

Se a caixa de verificação Configurador na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000) está desmarcada, a BOM é criada por meio da sessão Lista genérica de material (tiapl2510m000).

As alterações na BOM genérica não são aplicadas a estruturas de variante do produto existentes.

Se a caixa de verificação Estrutura da opção PCF multinível da sessão Parâmetros de configuração do produto (tipcf0100m000) está selecionada, é possível usar níveis genéricos extras na estrutura do produto para uma estrutura de seleção multinível.

Criar lista de preço de venda para item genérico

Na sessão Listas genéricas de preços (tipcf4101m000), é definido o preço de venda baseado em configuração do item genérico. Ao definir o preço de um novo grupo de itens genéricos, a opção Lista de preços de venda no campo Tipo de lista preço deve ser selecionada.

BOMs e operações de montagem

Inicie a sessão BOM de montagem e operações (tiapl2520m000) para visualizar e realizar a manutenção das peças de montagem, operações e estações de linha necessárias para um módulo de engenharia específico.

Restrições

Se a caixa de verificação Peças e operações de montagem externa da sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0500m000) for selecionada, as peças aplainadas e operações serão entregues a partir de uma origem externa.

Não é possível alterar os dados na sessão atual, exceto ao trabalhar em Modo de teste.

Se a caixa de verificação estiver desmarcada, as peças de montagem e as operações serão aplainadas durante o cálculo dos requisitos de peças de montagem. É possível modificar os dados nessa sessão somente se sua companhia atual estiver definida como companhia mestre.

Procedimento

Depois de alterar os dados nesta sessão, é preciso executar as seguintes sessões:

  • Calcular requisitos de peça de montagem (tiapl2221m000)
  • Atualizar e congelar ordens de montagem (tiapl3203m000)
Operações independentes de peças de montagem

Para definir operações que não estão vinculadas a uma peça da montagem específica, deixe o campo Peça de montagem vazio. LN leva essas operações em conta quando cria variantes de estação de linha.

Selecione o Novo grupo na barra de ferramentas e insira seu módulo de engenharia.

Nota

É possível definir uma linha de BOM de montagem que não contém uma peça de montagem, mas somente os dados de operação e localização.

Uma linha de BOM de conjunto que contém somente uma peça de montagem e nenhum detalhe de operação e localização é considerada uma linha de BOM de montagem incompleta e não é levada em consideração pelo LN.