Como definir um modelo de produto

Execute os seguintes passos para definir um modelo de produto:

Passo 1. Parâmetros de configuração do produto

Na sessão Parâmetros de configuração do produto (tipcf0100m000), determine a versão do configurador de produto. Se o modelo do produto estiver em fase de criação, será preciso usar a versão intérprete. A vantagem dessa versão é que o modelo do produto genérico pode ser testado imediatamente se forem criadas novas restrições. Se forem feitas alterações nessas restrições, estas não precisarão ser recompiladas primeiro. Consulte o campo Versão do configurador de produto na sessão Parâmetros de configuração do produto (tipcf0100m000).

Passo 2. Itens - Geral

Na sessão Itens (tcibd0501m000), insira os itens genéricos que você necessita para o modelo de produto. Se o item for genérico, os seguintes caracteres não são permitidos no código do item:

% ' " ^ \ ! @ # $ & * ( ) | / ; ~ ` ? { } [ ] < >

O motivo é que os arquivos do objeto gerados para restrições no módulo Configuração do produto não podem conter esses caracteres.

É preciso decidir se você deseja usar um orçamento PCS e/ou um projeto PCS ao produzir variantes do produto ou se deseja usar PCF sem PCS. Um orçamento PCS é usado para calcular o preço de custo. Um projeto PCS é usado para planejar, produzir e controlar o processo de fabricação. Em consequência disso, a estrutura da variante do produto é gerada por orçamento ou projeto. A vantagem de usar PCS é que ele fornece um item com uma rolagem de custo detalhada e a possibilidade de rastreamento. Porém, em ambientes de alto volume, uma rolagem de custo detalhada costuma não ser necessária. Além disso, usar PCS requer tempo extra para calcular os custos do projeto e excluir a estrutura do projeto posteriormente.

  • Se você deseja usar o Controle de projeto (PCS) para Configuração do produto (PCF), o campo Personalizar da sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000) deve ser Sim.
  • Se você deseja usar a Configuração do produto (PCF) sem Controle de projeto (PCS), o campo Personalizar da sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000) deve ser Não.

Se você configura itens sem projetos PCS, são gerados itens padrão em vez de itens personalizados. A funcionalidade de rastreamento é garantida pelos códigos de itens exclusivos dos itens configurados que podem ser relacionados de volta com a ordem de venda.

Passo 3. Características de produtos

Na sessão Característica de produto (tipcf0150m000), insira as características de produtos necessárias. É preciso definir todas as características de produtos necessárias com possíveis opções nessa sessão.

Passo 4. Características do produto por item genérico e restrições por item genérico

Na sessão Caracteríticas de produto por item configurável (tipcf1101m000), as características do produto são vinculadas a um item genérico. As características de produtos são controladas por restrições, que podem ser definidas na sessão Item configurável - Restrições (tipcf2110m000).

Passo 5. BOMs genéricas e roteiro genérico

Nas sessões BOMs genéricas (tipcf3110m000) e Roteiro genérico (tipcf3120m000), é possível inserir respectivamente a estrutura de produto e o roteiro. As limitações no passo 4 são utilizadas para assegurar que a estrutura do produto e o roteiro estejam em conformidade com as opções selecionadas.

Passo 6. Códigos da matriz da lista de preços, matrizes da lista de preços e listas genéricas de preços

As sessões Códigos da matriz da lista de preços (tipcf4110s000), Matrizes da lista de preços (tipcf4120m000) e Listas genéricas de preços (tipcf4101m000) não são obrigatórias. Se deve ser gerado um preço de venda ou de compra de um item de compra genérico, a lista de preços pode ser usada para definir uma lista de preços. É possível usar matrizes para diferentes características que têm relações mútuas associadas ao preço. Ao definir o código e as matrizes de lista de preços, as características e os valores nas matrizes poderão ser inseridos.

Passo 7. Configurações para criação de dados do item genérico

A sessão Item genérico - Config. para geração de dados (tipcf3101m000) não é obrigatória. Os dados do item que surgem ao configurar variantes de produto podem ser definidos genericamente de acordo com seus próprios desejos e insights. É possível usar essa sessão para criar configurações genéricas sobre como gerar o código do item, descrição do item, material, tamanho, texto ou padrão para um item genérico.

Passo 8. Parâmetros de configuração do produto

Depois de definir o modelo do produto, é preciso alterar a versão do configurador de produto de Versão interpretada para Versão do objeto na sessão Parâmetros de configuração do produto (tipcf0100m000).

Passo 9. Compilar restrições por item genérico

O último passo é compilar as restrições para gerar objetos para cada item da sessão Compilar restrições por item configurável (tipcf2201m000).