Modelo de produção

A fabricação repetitiva é utilizada quando o processo de produção tem um fluxo contínuo e constante de demanda. Essa demanda deve ser atendida com o mínimo de esforço administrativo, mas com insight e controle do processo em tempo real. Em um ambiente de fabricação repetitiva, os produtos são fabricados com base em configurações predefinidas, que são especificadas em modelos de produção.

Um modelo de produção contém todos os dados mestres necessários para a produção de um item em uma célula de trabalho específica. Um item final pode ter vários modelos definidos para sua fabricação. Para diferenciar entre eles, cada modelo de produção tem uma chave exclusiva.

Um modelo de produção é controlado por revisão e deve ser ativado para que a produção possa começar. Para alterar um modelo, é feita uma cópia do modelo existente com o status Inativo, que se torna uma nova revisão na ativação.

Um modelo de produção contém os seguintes dados:

  • Código de modelo de produção

    Um modelo de produção pode ser usado para fins de planejamento e determinação de custo. Quando vários modelos são utilizados para a produção de um item repetitivo, é necessário designar quais deles destinam-se a essa finalidade. Nota: somente modelos de produção ativos podem ser utilizados para planejamento e produção. O modelo de produção contém um calendário que é obtido por padrão da célula de trabalho utilizada pelo mecanismo de programação para gerenciar a produção. Um modelo de produção pode ter um calendário vinculado.

  • Item aplicável e célula de trabalho dedicada

    Juntamente com os dados do item, o armazém onde os itens fabricados concluídos são armazenados.

    • Selecione o item na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000).
    • Na sessão Work Cells (tirpt0110m000), selecione a célula de trabalho onde a fabricação ocorrerá. Para cada célula de trabalho, é definido um processo de produção com base no layout da célula de trabalho. Esse processo pode ser gerenciado na sessão Processo de produção (tirpt2110m000).
    • Selecione o tipo de modelo de produção. Nota: no caso de um modelo de produção de vários produtos, diversas restrições se aplicam.
  • Revisão atual

    Um número de revisão é obrigatório para um modelo de produção e é usado para acompanhar as alterações no modelo. O número de revisão é gerado automaticamente.

  • Taxa de produção

    O tempo gasto no ciclo de produção de um item ou no armazenamento da taxa de produção no modelo de produção

  • Quantidade de execução
    As quantidades de ordem utilizadas para planejamento de materiais fora do horizonte de programação e os lead times de ordem utilizados para planejamento de materiais fora do horizonte de programação são mantidos no modelo de produção, juntamente com as quantidades ideal, máxima e mínima de execução, que são usadas para fins de planejamento e durante a criação da programação de execução de produção.
  • Capacidade de mão de obra
    Expressa em número de turnos e alocação de mão de obra para eles e mantida com o modelo de produção
  • Lista de materiais

    A lista de materiais de um modelo de produção pode ser definida na sessão Materiais (tirpt2120m000).

    A lista contém os materiais necessários para a produção do item específico. Ela é usada para planejamento de materiais, fornecimento à célula de trabalho e backflushing de materiais. A lista de materiais tem efetividade de data e, quando é atualizada, uma nova revisão do modelo de produção é definida.

    Uma lista de materiais de modelo de produção define as quantidades necessárias de cada material, a percentagem de descarte esperada, as unidades de medição e os armazéns de fornecimento responsáveis pelos materiais. É possível definir várias linhas de fornecimento para o mesmo material, de modo que cada linha tenha um número de posição.

    Os materiais são fornecidos ao armazém de ponto de uso designado para a demanda de material consolidada das linhas de programação ativas em um período específico, levando em conta o estoque de segurança no ponto de uso.

    Cada linha de material é vinculada a um ponto de uso que precisa desse material específico para a produção. Os materiais são fornecidos de um armazém para o ponto de uso, independentemente da demanda de material. O reabastecimento é baseado em um cartão Kanban.

Modelo de produção de vários produtos

Para usar modelos de produção de vários produtos:

É possível definir um modelo de produção com vários produtos finais produzidos em quantidades diferentes. Uma lista de produtos é adicionada ao modelo de item único, contendo informações sobre os diferentes itens para os quais o modelo está configurado e suas quantidades.

Nesse tipo de modelo de produção, a principal ferramenta utilizada na produção é a transportadora de informação que identifica o modelo para planejamento e determinação de custo. Na sessão Lista de trabalhos (tirpt4602m000), é relatado o número de ciclos da ferramenta realizados em vez da quantidade de itens concluídos, como ocorre em um modelo de item único.

Nota
  • O planejamento, a programação e a determinação de custo são feitos no produto final, não na ferramenta.
  • Relatórios baseados na estação de trabalho e dados de quantidade de transferência não estão disponíveis no ambiente repetitivo multiproduto.
  • Não é possível rejeitar itens produzidos no ambiente repetitivo multiproduto.
  • Não é possível realizar inspeções de processo em um ambiente repetitivo multiproduto.