Retirar para quarentena em Fabricação

Durante o processo de produção, alguns produtos finais talvez não estejam em conformidade com as especificações desejadas.

Quando um defeito é estabelecido, os itens não conformes devem ser geridos. Quando é detectado um defeito no item fabricado durante um passo da operação no processo de produção, há a opção de descartar o item na operação aplicável da ordem de produção ou enviar o item com defeito para um local de quarentena para ser retrabalhado posteriormente.

Configurar a retirada para quarentena

Selecione seu método preferencial de gestão de estoque em quarentena para o Planejamento empresarial selecionando uma das opções do parâmetro Disponível para planejamento na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000).

Se a quantidade é rejeitada para quarentena durante a produção, a transferência para o armazém de quarentena deve ser suportada por uma ordem de armazém de produção (PWO). As PWOs usadas para acionar a ordem de armazém para o registro dos itens defeituosos são diferentes das PWOs regulares.

Se o módulo Gestão da qualidade é implementado, é preciso inserir os motivos de bloqueio na sessão Motivos de bloqueio (tisfc2100m000). Quando você usa um código de motivo com a caixa de seleção Bloquear quantidade rejeitada marcada, não é possível rejeitar itens na sessão Relatar operações concluídas (tisfc0130m000).

Para os parâmetros de armazenamento necessários para usar a funcionalidade de quarentena, consulte Configuração do estoque em quarentena.

Exceções

  • Rastreamento de projeto

    Se o rastreamento de projeto é usado no processo de produção, uma ou mais distribuições de rastreamento estão presentes. A distribuição de rastreamento deve ser atualizada se um item rastreado é rejeitado para quarentena. Quando a quantidade rejeitada é selecionada, as rastreabilidades que vão junto com ela são automaticamente transferidas para o estoque em quarentena.

    Os parâmetros selecionados no Planejamento empresarial influenciam a prioridade com que os itens de quarentena rastreados são geridos: no caso de itens de "retrabalho" ou "usar como está” com rastreabilidades que têm a mais alta prioridade serem geridos primeiro, se você escolher descartar os itens em quarentena, os itens com a menor prioridade de rastreabilidade serão selecionados primeiro.

    Se as mercadorias em quarentena têm o status “indisponível para planejamento”, não é possível determinar a prioridade das rastreabilidades no Planejamento empresarial e estas são geridas em ordem alfabética.

  • Unidades de efetividade

    Se o item final tiver uma unidade de efetividade, deverá ser relatado para o local de quarentena.

  • Números de série

    Se o item final rejeitado é serializado, e os números de série são registrados no estoque, o número de série deve ser relatado para o local de estoque em quarentena.

    Quando o item fabricado é serializado, o status dos números de série aplicáveis é registrado como “as-built”. Nota: não é possível criar uma ordem de retrabalho para um número de série com o status rejeitado. Para retrabalhar itens serializados, os itens com defeito devem ser colocados em quarentena.

  • De propriedade do cliente

    Se um ou mais materiais utilizados na ordem de produção são fornecidos pelo cliente, a ordem é designada como de propriedade do cliente no estoque em quarentena. Essa designação é aplicada mesmo que os materiais fornecidos pelo cliente ainda não tenham sido baixados.