Relatar operações concluídas ou rejeitadasComo relatar operações concluídas ou rejeitadas É possível relatar uma operação específica como concluída ou rejeitada de uma só vez, mas também se pode concluir uma operação em partes. Os principais procedimentos são descritos abaixo. Relatar uma operação concluída de uma só vez A sessão de visão geral Completar operações (tisfc0130m000) relaciona todas as operações de uma ordem de produção. É possível inserir os números de produtos que são concluídos ou rejeitados em uma operação específica diretamente na sessão de visão geral Completar operações (tisfc0130m000), nos campos Completada ou Rejeitado, respectivamente. Depois de inserir um número, este também será exibido, respectivamente, nos campos Com. Concl. ou Cum. Rej.. Se você usar backflushing, o LN perguntará se é para executá-lo:
Se você digitar um número de produtos para a última operação e salvar a operação, o LN fará uma série de perguntas, por exemplo:
Quando você insere informações para cada operação, o LN acompanha o trabalho feito nas operações e o material usado. Se quiser alterar o status da operação para Completada, você precisará inserir o número de produtos que deseja relatar como concluídos ou rejeitados e clicar em Completar operação. Relatar uma operação concluída em partes Além de relatar uma operação como concluída de uma só vez, também é possível fazer isso em partes. No último caso, insira uma quantidade inicial nos campos Completada ou Rejeitado. Se você salvar a operação, a quantidade será exibida, respectivamente, nos campos Com. Concl. ou Cum. Rej.. Quando desejar, você poderá inserir uma quantidade adicional nos campos Completada ou Rejeitado. Se você salvar a operação novamente, a quantidade adicional será somada no campo Com. Concl. ou Cum. Rej.. Se estiver trabalhando na última operação da ordem de produção e inserir somente uma parte dos produtos nos campos Completada ou Rejeitado, você poderá salvar a operação, após o que essa parte dos produtos já poderá ser transferida para o estoque. Funções extras ao relatar operações como concluídas Se quiser executar ações mais específicas nas operações de roteiro, inicie a sessão de detalhes Completar operações (tisfc0130m000) clicando duas vezes em uma operação. É possível usar a sessão de detalhes para relatar as operações como concluídas ou rejeitadas, mas ela se destina especialmente a ações mais específicas, como:
Relatar quantidades de item principal ou de item semiacabado como concluídas Se o item principal que você produz em uma ordem de produção tem um componente que é um item fantasma, as operações de roteiro para produzir o item fantasma são adicionadas às operações de roteiro para produzir o item principal. Por isso, a sessão Completar operações (tisfc0130m000) relaciona as operações do item principal, bem como as do item fantasma. Se você relatar uma operação como concluída para uma operação fantasma, poderá usar a sessão Completar operações (tisfc0130m000). Nessa sessão de detalhes, é possível escolher inserir quantidades a serem concluídas como quantidades de item principal, ou seja, para o número de itens finais, ou como quantidades de item semiacabado, ou seja, para o número de itens fantasma. É possível alternar entre essas duas formas de inserir quantidades clicando em Alternar qtd de item principal/qtd semi-acabado, na sessão Completar operações (tisfc0130m000). Na caixa de grupo Quantidades relatadas, o cabeçalho da coluna esquerda indica se é possível inserir quantidades semiacabadas ou de item principal. Exemplo Um tipo específico de armário tem três gavetas. Na lista de material do armário, essas gavetas são definidas como itens fantasma. Visto que 10 armários contêm 30 gavetas, as seguintes afirmações são equivalentes:
Em outras palavras, é possível escolher concluir uma operação para 10 itens (quantidades de item principal) ou para 30 itens (quantidades de itens semiacabados). Itens controlados por lote, de unidade efetiva ou serializados Se um item final for controlado por lote, de unidade efetiva e/ou serializado, não será possível simplesmente inserir uma quantidade a relatar na última operação como concluída. Os itens da última operação deverão ser especificados, respectivamente, em termos do lote a que pertencem, da unidade de efetividade vinculada e/ou do número de série que possuem. Assim, o procedimento de conclusão da última operação como concluída para itens controlados por lote, de unidade efetiva e/ou serializados exige alguns passos específicos, explicados abaixo. Controle de lote Se o item final da ordem de produção for controlado por lote, você notará que, para a última operação, o ícone Gerar lote na barra de ferramentas fica ativo. É preciso atribuir um código de lote aos itens. Para isso, execute os seguintes passos:
Unidade de efetividade Se o item final da ordem de produção for de unidade efetiva, será preciso inserir as unidades de efetividade para os itens que relatar como concluídos. Você notará que não é possível inserir um valor para relatar itens como concluídos na última operação, mas o ícone Distribuição de ordem de produção na barra de ferramentas estará ativo quando você selecionar a última operação. Execute os seguintes passos:
Números de série Se os itens finais da ordem de produção são serializados, cada item final individual recebe um número de série. Se os itens finais da ordem de produção são serializados e o campo Gestão de status as-built da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) está definido como Manual, é preciso relatar os itens como concluídos um a um na sessão Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000). Se o campo Gestão de status as-built for Manual, para relatar itens como concluídos, execute os seguintes passos:
Se o campo Gestão de status as-built for Manual, para relatar itens como rejeitados, execute os seguintes passos:
Se o campo Gestão de status as-built for Automático, para relatar itens como concluídos, execute os seguintes passos:
Se o campo Gestão de status as-built for Automático, para relatar itens como concluídos, execute os seguintes passos:
Para obter mais informações, consulte Trabalhar com itens serializados em Fabricação. Parâmetro A quantidade concluída de uma operação é a quantidade de entrada para a operação seguinte. Assim, a saída de uma operação não pode ser superior à entrada. Isso resulta na regra para quantidades relatadas de que a soma das quantidades concluída, rejeitada e extra de uma operação não pode ser superior à quantidade concluída da operação anterior. O Método de apontamento das operações anteriores da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) determina o que acontece se você relatar uma quantidade como concluída para uma operação e a operação anterior ainda não estiver relatada como concluída:
| |||