Adquirir itens configurados no Controle de montagem - configuração da BOM

Este tópico explica o modelo de estrutura do produto que deve ser usado ao adquirir itens configurados no módulo Controle de montagem.

BOM genérica - PCF

No módulo PCF, a BOM genérica pode ser definida por qualquer item configurável usando a sessão Item configurável - Estrutura (tipcf3100m100) ou a sessão BOMs genéricas (tipcf3110m000). Um item é configurável quando a caixa de seleção Configurável está selecionada. É possível selecionar a caixa de seleção Configurável na sessão Itens (tcibd0501m000).

Um item de montagem fabricado ou genérico pode conter os seguintes componentes:

Nota

Para itens configuráveis comprados, é possível especificar uma quantidade superior a 1 na linha de BOM.

O link entre a linha de BOM para um item configurável comprado e o Controle de montagem é mantido por meio dos seguintes campos na sessão BOMs genéricas (tipcf3110m000):

Nota

É possível usar o item configurável comprado somente no módulo Controle de montagem.

É possível usar um item configurável para criar uma estrutura de item que possa conter uma submontagem comprada configurável. Damos baixa na submontagem comprada na linha de montagem como outras peças de montagem.

Estrutura do produto para a aquisição de itens configurados no módulo Controle de montagem:
[...]
cabcabine

Para modelar as peças compradas:

  • Modele os itens padrão comprados como parte de um módulo de engenharia, utilizando a sessão Lista genérica de material (tiapl2510m000).

  • Modele os itens configuráveis comprados, usando as sessões Item configurável - Estrutura (tipcf3100m100) ou BOMs genéricas (tipcf3110m000).

Os itens comprados devem ser definidos no nível mais baixo da estrutura da BOM genérica, porque não é possível definir uma BOM para os itens comprados no LN.

Para vincular características a itens configuráveis, é possível usar a sessão Caracteríticas de produto por item configurável (tipcf1101m000). É possível vincular as restrições às características ou à linha da BOM.

Nota
  • O principal item final configurado pode ser fabricado ou genérico com a Origem do fornecimento padrão sendo Montagem. O item filho pode ser um item de compra configurável.

  • O item principal não pode ser um item configurável comprado.

Estrutura da variante de produto

Em uma estrutura de variantes de produto, um item final de montagem fabricado pode conter um item configurável comprado.

Para usar os componentes configurados comprados, é preciso selecionar a caixa de seleção Vender múltiplos da mesma config. na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000). Assim, o número de variante do produto é preenchido nas especificações do item. Esse número nas especificações é utilizado para identificar a variante do produto nas transações.

O link entre a estrutura de variantes de produto e o Controle de montagem é mantido por meio dos seguintes campos na sessão Estrutura da variante de produto (tiapl3110s000):