Rejeições das ordens de produção

Se um item produzido em uma ordem de produção está com defeito ou abaixo da qualidade necessária, é preciso relatá-lo como rejeitado.

Para relatar um item como rejeitado, insira a quantidade rejeitada no campo Rejected da sessão de detalhes Completar operações (tisfc0130m000). É possível relatar os itens rejeitados em cada operação da ordem de produção. Se uma ordem de produção não possui operações, é possível relatar itens rejeitados na sessão Completar ordens (tisfc0520m000).

Se os produtos forem inspecionados utilizando um teste destrutivo, a quantidade rejeitada deverá ser, pelo menos, a quantidade testada.

Perda e rendimento

Em processos de fabricação muitas vezes é necessário planejar a produção de mais produtos do que são realmente necessários, porque uma parte dos produtos pode estar fora das especificações. Alguns dos componentes também podem se quebrar ou ser inadequados para a produção. Esse efeito pode ser modelado por meio de perda e rendimento. Para obter mais informações, consulte Perda e rendimento.

Motivo para rejeição

Se o campo Usar códigos de motivo para itens rejeitados na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0500m000) for Opcional ou Obrigatório e você relatar uma operação como concluída com uma quantidade rejeitada maior ou menor do que a quantidade rejeitada planejada, será possível especificar um motivo para a rejeição. Use um motivo do tipo Rejeição de resultado de produção.

Para definir os motivos da rejeição, use a sessão Motivos (tcmcs0105m000).

Quantidade rejeitada planejada

A quantidade rejeitada planejada é baseada na perda e no rendimento planejados.

Se o tipo de rendimento é Contínuo, a quantidade rejeitada planejada é zero (0). É possível definir o tipo de rendimento na sessão Operações de roteiro (tirou1102m000).

Se o tipo de rendimento é Discreto, a quantidade rejeitada planejada é calculada como se segue:

Quantidade rejeitada planejada = ((Entrada planejada - Perda) * (1- Percentagem de rendimento/100)) + Perda

É possível usar os motivos registrados em um processo de melhoria da qualidade.

Retrabalho

Se o produto de uma ordem de produção não tem uma qualidade aceitável, mas pode ser reparado, é possível relatá-lo como concluído e criar uma ordem de retrabalho. Para obter mais informações, consulte Ordens de retrabalho.

Análise de itens rejeitados

Para imprimir as quantidades de itens rejeitados, use a sessão Imprimir rejeições (tisfc0403m000). O relatório mostra as quantidades rejeitadas e os motivos das rejeições. O relatório mostra em que operação, tarefa e centro de trabalho as rejeições ocorreram. É possível, por exemplo, imprimir todas as rejeições em uma máquina específica.

Para revisar o histórico de rejeições, use a sessão Imprimir histórico de rejeição (ticst3403m000).

Armazém para rejeições

Uma abordagem alternativa para os itens rejeitados é relatá-los como concluídos, mas transferi-los para um armazém separado. Para evitar que o processo de planejamento no LN conte itens rejeitados como disponíveis, é possível armazená-los em um armazém que é ignorado pelo Planejamento empresarial. Para definir um armazém ignorado pelo Planejamento empresarial, defina-o na sessão Armazéns (tcmcs0503m000) e desmarque a caixa de seleção Incluir no planejamento empresarial.