Subcontratação da operação com suporte a fluxo de materialExecute os seguintes passos para subcontratar uma ou mais operações. Juntamente com os subconjuntos, o material é enviado ao subcontratante. A configuração de dados para a subcontratação com fornecimento de material é descrita em Configurar subcontratação de operação. Passo 1. Crie ordem de produção Para um item com uma ou mais operações subcontratadas, é preciso uma ordem de produção. Crie manualmente uma ordem de produção no Controle de produção por encomenda ou crie uma ordem de produção planejada no Planejamento empresarial e transfira-a para o Controle de produção por encomenda. Para ordens de produção planejadas no Planejamento empresarial, é possível visualizar as operações da ordem de produção na sessão Uso de capacidade por ordem planejada (cprrp2100m000). Se aplicável, as informações sobre subconjuntos são indicadas na linha da operação. Use a sessão Imprimir previsão de subcontratação (cprrp2402m000) para imprimir uma lista de todos os subconjuntos planejados para serem recebidos pelo subcontratante. Passo 2. Liberar ordens de produção Libere a ordem de produção no Controle de produção por encomenda. Na sessão Ordem de produção (tisfc0101m100), na guia Materiais estimados (ticst0101m000), clique em Exibir submontagem para visualizar os subconjuntos incluídos nos materiais estimados:
Passo 3. Gerar ordens de compra de subcontratação A ordem de compra de subcontratação é necessária para administrar o processo de subcontratação. Na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000), inicie a sessão Gerar documentos de compra de subcontratação (tisfc2250m000) para gerar uma ordem de compra. Se a caixa de seleção Operações anteriores devem ser completadas nessa sessão for selecionada, primeiro será preciso concluir as operações que antecedem a operação subcontratada para poder gerar uma ordem de compra. Na sessão Gerar documentos de compra de subcontratação (tisfc2250m000), insira um tipo de ordem de compra. As atividades vinculadas ao tipo de ordem de compra determinam a gestão da ordem de compra de subcontratação. Por exemplo, é possível optar por inserir a sessão Gerar ordens de fornecimento para subcontratação (tdpur4216m000) e selecionar a caixa de seleção Automático, de modo que as ordens de fornecimento sejam geradas automaticamente. Visualize a ordem de compra gerada na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900). A linha de ordem exibe o subconjunto que você receberá do subcontratante após a subcontratação. Passo 4. Linhas e ordens de fornecimento Depois que uma ordem de compra de subcontratação é gerada, é possível visualizar as linhas de fornecimento, nas sessões Ordem de compra (tdpur4100m900) ou Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000). As linhas de fornecimento representam os materiais e a submontagem que devem ser enviados ao subcontratante. As ordens de fornecimento são utilizadas para enviar o material e o subconjunto de seus armazéns no local do fabricante para o armazém administrativo. Se as ordens de fornecimento não são criadas automaticamente (consulte o passo 3), execute a sessão Gerar ordens de fornecimento para subcontratação (tdpur4216m000). Note que o sistema de fornecimento do subconjunto, definido na sessão Dados item armaz. (whwmd2510m000), deve ser Ordem controlada/Única. Passo 5. Aprovar ordem de compra de subcontratação Na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900), clique em Aprovar para aprovar a ordem de compra de subcontratação. Para obter mais informações, consulte Aprovação da ordem de compra. Passo 6. Relatar operações anteriores como concluídas Na sessão Completar operações (tisfc0130m000), conclua as operações anteriores às operações subcontratadas. Se você definiu um armazém de chão de fábrica, o subconjunto será recebido automaticamente nesse armazém. Sem armazém de chão de fábrica, o subconjunto é recebido no armazém definido na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000). Na sessão Materiais a dar baixa p/ordens produção (ticst0101m100), é possível verificar se o subconjunto é baixado. Na sessão Estoque por especificação (whwmd2519m000), é possível verificar em qual armazém o subconjunto é recebido. Passo 7. Transferir subconjuntos Para expedir a submontagem da produção por encomenda ou do armazém de chão de fábrica para o armazém de submontagem, execute a ordem de transferência.
Passo 8. Enviar subconjuntos e materiais para o subcontratante O fabricante deve enviar subconjuntos e materiais para o subcontratante. No LN, os subconjuntos e materiais são enviados ao armazém administrativo usando um procedimento de saída. Para isso, é preciso gerir as ordens de fornecimento do subconjunto e do material.
Em alguns casos, o material para as atividades de subcontratação é enviado diretamente pelo fornecedor ao subcontratante. Nesse caso, execute os seguintes passos:
Passo 9. Receber ordem de compra no armazém de subconjunto Depois de subcontratação, o subcontratante envia os subconjuntos de volta. Para receber os subconjuntos no armazém do subconjunto, é preciso gerir a ordem de compra. Note que o nome do subconjunto enviado de volta pelo subcontratante é diferente do nome do subconjunto que você enviou ao subcontratante. Execute os seguintes passos:
Note que, quando a ordem de compra é recebida, o LN relata automaticamente as operações subcontratadas como concluídas. Se aplicável, o subconjunto e o material enviado com ele são submetidos a backflushing. Passo 10. Transferir do armazém de submontagem para o armazém de chão de fábrica ou para a produção por encomenda É possível continuar a trabalhar nos subconjuntos recebidos do subcontratante. Portanto, é necessário baixar as submontagens para a produção por encomenda. Na sessão Materiais a dar baixa p/ordens produção (ticst0101m100), selecione o subconjunto enviado a você pelo subcontratante, que é o subconjunto com quantidade positiva. Baixe a submontagem para a produção por encomenda. Se você usar um armazém de chão de fábrica, será preciso concluir a ordem de transferência para enviar os subconjuntos do armazém de subconjunto para o armazém de chão de fábrica.
É possível realizar check in na sessão Estoque por especificação (whwmd2519m000) se o subconjunto é estoque alocado no armazém de chão de fábrica. Passo 11. Relate as operações concluídas Na sessão Completar operações (tisfc0130m000), processe as operações restantes e relate-as como concluídas. É possível lançar os itens finais imediatamente no estoque. Passo 12. Relate a ordem de produção concluída Relate a ordem de produção como concluída na sessão de detalhes Completar ordens (tisfc0520m000). Passo 13. Fechar ordem de produção Feche a ordem de produção na sessão Fechar ordens de produção (ticst0201m000).
| |||