Subcontratação de item - configuração

É possível usar a subcontratação de item para subcontratar o processo de produção inteiro de um item. Se você aplicar subcontratação de item, nenhuma ordem de produção será criada.

Para subcontratação de item, configure os seguintes dados:

Passo 1. Componentes de software implementados

Se quiser realizar subcontratação total, precisará selecionar a caixa de seleção Subcontratação com fluxo de material na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).

Passo 2. Armazém no local do subcontratante

Defina um armazém administrativo na sessão Armazéns (whwmd2500m000). O armazém administrativo reflete o armazém externo no local do subcontratante.

Para mais informações, consulte o Estoque gerenciado do fornecedor e Configurações do armazém VMI

Passo 3. Dados relacionados ao item

Defina os seguintes dados relacionados ao item:

  • Dados básicos do item
    Defina o item final que pretende subcontratar na sessão Itens (tcibd0501m000).
  • Dados produção do item
    Para enviar material para o subcontratante, selecione a caixa de seleção Subcontratação com fluxo de materiais na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000).
  • Dados do item de compra
    Na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000), insira o preço apropriado no campo Preço de compra de subcontratação.
  • Dados de venda do item
    Na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000), insira o armazém administrativo definido no passo anterior no campo Armazém receptor.
Passo 4. Dados de fornecimento para componentes

É possível regular o fornecimento de componentes para o subcontratante das seguintes maneiras:

  • Fornecimento específico da ordem

    Fornecimento específico da ordem significa que o fornecimento está ligado à ordem de compra de subcontratação. A quantidade fornecida é a quantidade necessária para a ordem de compra. Para usar fornecimento específico da ordem, o sistema de fornecimento do componente na sessão Dados item armaz. (whwmd2510m000) deve ser Ordem controlada/Única, para a combinação correta de componente e armazém administrativo.

    Fornecimento específico da ordem pode existir entre o fabricante e o subcontratante, ou diretamente entre o fornecedor e o subcontratante:

    • Fabricante - subcontratante

      Selecione a caixa de seleção Armazém de fornecimento da sessão de detalhes Dados item armaz. (whwmd2510m000), para a combinação relevante de componente e armazém administrativo.

      O fornecimento acontece via transferências de armazém.

    • Fornecedor - subcontratante

      Desmarque a caixa de seleção Armazém de fornecimento da sessão de detalhes Dados item armaz. (whwmd2510m000), para a combinação relacionada de componente e armazém administrativo. O Sistema de ordem deve ser Manual no Itens - Ordem (tcibd2100m000) para desmarcar essa caixa de seleção.

      Insira o fornecedor no campo Parceiro de negócios expedidor e no campo PN fornecedor.

      O fornecimento acontece por ordem de compra.

  • Fornecimento a granel

    Fornecimento a granel significa que os componentes são enviados ao subcontratante anonimamente, de forma independente da ordem de compra de subcontratação. É preciso escolher um dos seguintes métodos para o armazém de subcontratação (administrativo).

    • Sistema de fornecimento
      Na sessão de detalhes Dados item armaz. (whwmd2510m000), para a combinação correta de componente e armazém administrativo, é possível escolher Ponto de estoque distribuído no tempo, KANBAN ou Ordem controlada/lote para gerar o fornecimento a granel. Nota: Se os armazéns administrativo e de fornecimento forem atribuídos a um agrupamento, este deve ser o mesmo, caso contrário, não devem ser agrupados.
    • Planejamento empresarial
      Para gerar fornecimento a granel usando o Planejamento empresarial, o armazém administrativo deve estar em um agrupamento diferente do armazém principal. Além disso, as relações de distribuição devem ser definidas entre os dois armazéns. O sistema de fornecimento definido na sessão de detalhes Dados item armaz. (whwmd2510m000) deve ser Ordem controlada/Única. Para obter mais informações sobre agrupamentos, consulte Agrupamentos no Planejamento empresarial.
Passo 5. Termos e condições

Defina os termos e condições nos seguintes casos:

  • Se os componentes forem remetidos por ordens de venda.
  • Se o subcontratante for responsável pelo planejamento dos componentes.

Conclua os passos a seguir:

  1. Na sessão Termos e condições (tctrm1100m000), inicie a sessão Termos e condições (tctrm1600m000) para definir um contrato de termos e condições. O campo Tipo de termos e condições deve ser Vendas.

  2. Defina um nível de pesquisa de termos e condições para o qual o campo Pesquisar atributo 1 seja Grupo de item e o campo Pesquisar atributo 2 seja Armazém. Selecione a caixa de seleção Ordem e a caixa de seleção Planejamento.

  3. Dê um clique duplo no nível de pesquisa definido para iniciar a sessão Nível de pesquisa de termos e condições (tctrm1610m000). Nessa sessão, defina os itens aos quais o contrato se aplica.

  4. Dê um clique duplo nos itens definidos para iniciar a sessão Linha de termos e condições (tctrm1620m000). Na guia Planejamento ou na sessão Termos e condições de planejamento (tctrm1135m000), selecione a caixa de seleção Responsável p/ planej do fornec. Na guia Ordem ou na sessão Termos e condições de ordem (tctrm1130m000), selecione Transferência de ordem de vendas no campo Tipo de transferência.

Para obter mais informações sobre contratos, consulte Configurar termos e condições.

Passo 6. Contrato de venda

Se os componentes forem planejados pelo subcontratante ou enviados por ordem de venda, defina um contrato na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000). O campo Parceiro de negócios cliente deve conter o código do subcontratante. Use o campo ID de termos e condições para vincular o contrato de termos e condições aplicável.

Defina o restante do contrato na sessão Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000).

Passo 7. BOM

Na sessão Lista de material (tibom1110m000), crie a BOM do item subcontratado.

Se a caixa de seleção Fornec. por subcontratado estiver desmarcada, os componentes serão enviados para o subcontratante para serem utilizados no item subcontratado. Se esta caixa de controle estiver selecionada, os componentes serão fornecidos diretamente pelo subcontratante.