Procedimento de ordem de retrabalho para itens serializados

Uma ordem de retrabalho é uma ordem de produção para corrigir ou atualizar um item fabricado ou item comprado.

Se você criar uma ordem de retrabalho para um item, nenhuma operação será vinculada à ordem, porque você não sabe com antecedência que operações serão necessárias para corrigir o item. Com relação a material, somente um item é inserido como material estimado para a ordem de retrabalho: o próprio item final. As operações e o material para reparar ou atualizar o item final devem ser inseridos manualmente.

Para retrabalhar um item com um número de série específico, execute os seguintes passos:

  1. Para criar uma ordem de retrabalho, defina uma ordem de produção na sessão Ord. de produção (tisfc0101s000). Selecione a caixa de seleção Ordem de retrabalho. No campo Item, insira o item serializado e salve a ordem.
  2. É possível registrar os números de série dos itens de retrabalho de duas maneiras:

  3. Se os números de série forem registrados na sessão Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000), o LN executará automaticamente os seguintes passos:

    • O número da ordem de retrabalho é exibido no cabeçalho as-built da ordem de produção original na sessão Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000).
    • O LN copia automaticamente os componentes as-built do número de série original no cabeçalho as-built da ordem de retrabalho. Para visualizar e manter componentes as-built da ordem de retrabalho na sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000), no menu Visualizações, Referências o Ações, clique em Componentes as-built.

    Você pode verificar as linhas de materiais estimados da ordem de retrabalho na sessão Ordem de produção (tisfc0101m100) ou na sessão Materiais estimados (ticst0101m000). O item serializado que deve ser retrabalhado está em uma linha de materiais estimados. Note que o valor do campo Quantidade líquida pode ser menor do que o esperado; por exemplo, se você estiver retrabalhando quatro números de série, o valor do campo Quantidade líquida pode ser dois em vez de quatro. O motivo é que alguns dos itens com status de número de série Rejeitado, na sessão Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000), não foram enviados de volta para o armazém e ainda estão na produção por encomenda. Estes itens não são incluídos no valor do campo Quantidade líquida.

  4. Processar a ordem de retrabalho da mesma maneira que uma ordem de produção.