Materiais alternativos em BOMs

Alguns itens são intercambiáveis, mesmo quando são comprados de vários fornecedores. É possível usar qualquer desses itens como material em uma lista de material (BOM). Se for esperado que a escassez de um material padrão atrase uma ordem de produção, o LN poderá selecionar automaticamente um dos materiais alternativos. É possível definir até nove materiais alternativos para qualquer material em uma BOM.

A utilização de materiais alternativos tem as seguintes vantagens:

  • O LN pode gerir a escassez de materiais para alguns itens sem a intervenção do usuário.
  • O uso de itens alternativos pode reduzir o nível médio de estoque.
Nota
Restrições
  • Materiais esgotados e alternativos têm a mesma quantidade líquida do material padrão.
  • Materiais esgotados e alternativos têm exatamente os mesmos valores de características, como perda e rendimento, do material padrão.
  • Materiais esgotados e alternativos têm as mesmas relações material-roteiro do item padrão.
  • Se um componente de uma linha de BOM for um item padrão, ou seja, um item com um segmento de projeto vazio, os materiais esgotados e alternativos associados também deverão ser componentes padrão.
  • Se um componente de uma linha de BOM for um item de projeto, isto é, um item com segmento de projeto cheio, os segmentos de projeto de materiais esgotados e alternativos associados deverão estar:

    • Preenchidos com o mesmo projeto do segmento de projeto do item principal.
    • Vazios (a alternativa é um item padrão)
  • Se um componente de uma linha de BOM for um fantasma, não será possível definir um material esgotado e alternativo para esse componente.
Prioridade de um material alternativo

É possível especificar a prioridade de cada material alternativo. Se não houver o material padrão no estoque, o LN primeiro tenta a alternativa de maior prioridade. Se esse material também estiver indisponível, o LN tenta a alternativa com a próxima prioridade.

Para distribuir uma necessidade de material por vários itens

Se, em uma linha de BOM na sessão Lista de material (tibom1110m000), a caixa de seleção Permitir múltiplos itens estiver marcada, o LN poderá dividir uma necessidade de material por vários materiais alternativos ou parcialmente atendidos pelos materiais.

Exemplo

Se forem necessárias dez peças e somente seis peças do material solicitado estiverem disponíveis, primeiro as seis peças do original serão usadas e depois quatro peças do alternativo para preencher a cota completa.

Verificações de materiais alternativos

Em um ou mais dos seguintes pontos no ciclo de vida de uma ordem de produção, dependendo das configurações de parâmetro, o LN pode verificar se um material alternativo deve ser utilizado:

Para obter mais detalhes, consulte o tópico Pesquisar materiais alternativos e esgotados..